Blog Bem Panvel

Chegada do outono: veja as dicas para cuidar da saúde na mudança de estação

Por 
 | 
21/03/2022
5 min. de leitura

Ainda estamos em março, mas provavelmente você já tirou algum casaquinho do armário, não é mesmo? O Outono chegou oficialmente no último domingo (20/3), mas a transição de estação começou antes, com dias de temperaturas mais amenas, sobretudo no sul do Brasil. E as mudanças nos termômetros afetam a saúde do organismo e da pele, pedindo para que estejamos em alerta para mantê-los cuidados e saudáveis.

Para uma mudança saudável do Verão para o Outono, é preciso reforçar os cuidados com a hidratação, tanto externa quanto interna, tomando bastante água e usando cremes hidratantes que ajudam a proteger a pele das agressões externas e do aspecto seco que caracteriza a estação e o inverno. Vamos às dicas para os cuidados com a pele e o organismo?

Cuidados com a pele

"Após as altas temperaturas do verão, começamos um clima mais seco pela diminuição da umidade relativa do ar e também do vento, o que torna a pele mais sensível. Essas alterações, somadas aos banhos mais quentes, acabam retirando a camada natural de proteção da pele (uma espécie de película de gordura que protege nossa pele)", explica o dermatologista André Adriano. O resultado disso? Aumento do ressecamento, que gera descamação e até mesmo prurido (coceira).

Por isso, o doutor Adriano recomenda o uso de produtos "syndets", que limpam sem retirar a camada de proteção natural da pele, ou seja, não ressecam. Além disso, é possível aumentar o uso de hidratantes ou de loções, que são menos gordurosas, espalham melhor e são as preferidas por grande parte da população. "Mas para as áreas mais ressecadas ou que sofrem mais atritos, como joelhos e cotovelos, o ideal é usar cremes, que permanecem mais tempo na pele", afirma o dermato.

Outra dica é passar o hidratante logo após o banho, pois é quando a pele ainda está úmida e os poros, abertos, o que facilita a potencialização da retenção de água e a aplicação. Os produtos hidratantes geralmente têm uréia, ácido hialurônico, óleos e até mesmo antioxidantes, cuja absorção será facilitada neste momento.

"Não custa reforçar a dica de evitar banhos muito quentes e demorados e também o excesso de banho, para não retirar a oleosidade e hidratação natural da pele, e evitar banhos à noite, onde a temperatura é ainda mais baixa e tendemos a aumentar a temperatura da água", pontua o doutor André.

Cuidados com o rosto

Apesar da redução da intensidade do sol, ele pode seguir prejudicando a pele mesmo após a passagem do verão. Por isso, o uso do filtro solar diariamente continua fundamental mesmo nesta estação para prevenir câncer, envelhecimento, manchas e rugas.

Além disso, o momento é de caprichar na hidratação da face. "A pele ressecada tem menos viço e aparenta estar mais envelhecida. Ao escolher o produto para essa região, lembre-se que a pele do rosto é mais sensível que a do corpo, e, por isso, os cosméticos de face e corpo geralmente são distintos, com concentrações e ativos diferenciados", diferencia André. Na hora de comprar o seu hidratante facial, escolha de acordo com o seu tipo de pele, como oleosa/acneica, sensível ou ressecada.

A época do Outono também é uma das melhores para realizar tratamentos dermatológicos para clareamento de manchas, rejuvenescimento e também utilizar alguns produtos de skincare com concentrações maiores de ácidos e outros ativos - desde que recomendados pelo seu médico dermatologista.

Cuidados com os lábios

Os lábios são a parte da face que mais sofre com o clima frio. "Use e abuse de hidratantes labiais, de preferência que já tenham filtro solar e evite ficar passando a língua/saliva nos lábios, pois isso irrita ainda mais a pele devido à presença de enzimas digestivas na saliva", recomenda o dermato.

Cuidados com os cabelos

Ainda que muitos passem por uma fase de eflúvio (queda dos fios aumentada nessa estação) além de ficarem com os fios mais secos, fracos e quebradiços, a higiene deve ser mantida. De acordo com o doutor André, é permitido lavar o couro cabeludo diariamente. "O que pedimos para evitar é dormir com ele molhado e usar água de fria a morna. Eu recomendo, se possível, lavar pela manhã."

Aliado a isso, é possível reforçar o uso de condicionador ou máscaras capilares e do leave in para proteger principalmente do calor do secador. Pelo ressecamento característico da estação, é comum o aumento do frizz. Por isso, evite o uso prolongado de objetos com toucas e gorros, para diminuir tanto o frizz quanto o atrito nos fios. "O uso de água quente também pode piorar a dermatite seborreica, que é a descamação muito comum no couro cabeludo e que piora nessa época do ano. Use produtos específicos para esse problema. Se ele for muito intenso, consulte o dermatologista", orienta André.

Para além da hidratação

Mas nem só de hidratação vive uma pele saudável. Além da proteção, o uso de máscaras, produtinhos de limpeza e o cuidado com a alimentação - com alimentos de baixo índice glicêmico, ricos em antioxidantes e vitaminas - e hábitos de vida saudáveis são determinantes para manter sua pele e o organismo saudáveis na chegada do Outono.

Por falar em organismo, como anda a sua imunidade para o início do Outono? Afinal, a mudança de estação também pode provocar sintomas como cansaço, sonolência e irritabilidade. Fatores que pedem dieta equilibrada e uma boa higiene do sono.

Alimentação para fortalecer o organismo

A imunidade é fundamental para que o corpo reaja bem a queda de temperatura do Outono. A nutricionista Bárbara Munari explica que, quando se fala de imunidade, é preciso pensar que a alimentação tem de estar balanceada: tanto carboidrato quanto proteína, fibras, salada e frutas. "No Outono e no Inverno fica mais difícil consumir a salada. isso pode prejudicar o equilíbrio e logo, a imunidade", diz a nutri.

Por isso, ela recomenda estratégias para continuar a ingestão desses alimentos que são fundamentais para a saúde do corpo. "O formato de sopa, ou de creme - como os de moranga ou ervilhas, por exemplo -, um suflê… Apostar nos legumes que podemos fazer cozidos e salteados, como brócolis, couve refogada, até mesmo cenoura e beterraba ou abobrinha nos dias frios é extremamente importante para manter a ingestão de alimentos que ajudam na imunidade", recomenda Bárbara.

Outros alimentos que não podem ser deixados de lado, sobretudo nestes meses, são as frutas. "As frutas da época tem vitamina C: laranja, abacaxi, limão, a bergamota, que está para vir. Se você não quiser comer a fruta, porque está gelada, a dica é ferver a casca dela, colocar até mesmo pedaços de abacaxi, para fazer um chá. Se quiser colocar uma folha de hortelã, já temos um chá de abacaxi com hortelã. A casca da maçã, assim como as outras frutas que tem casca, podem ser fervidas e ser tomadas como chá", propõe a nutri, acrescentando que o gengibre também é um importante aliado da imunidade alta que pode ser consumido em forma de chá quente.

E aí, que tal colocar as dicas em prática? Para manter o organismo e a pele saudáveis neste Outono, preste atenção também na sua higiene do sono. Assim, vai ser mais fácil aproveitar as delícias que a nova estação oferece!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Chegada do outono: veja as dicas para cuidar da saúde na mudança de estação”

    1. Oi, Dione! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo foi útil pra você.

      Fica de olho nas próximas publicações do nosso blog.
      Um abraço, equipe Panvel. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu