Blog Bem Panvel

Saiba a importância do raspador de língua e como usá-lo

Por 
 | 
31/07/2023
2 min. de leitura

Quando falamos em higiene bucal, não são apenas os dentes que precisam de atenção. A língua é uma das zonas da boca que mais acumula bactérias. Quando não é higienizada corretamente, pode contribuir para a aparição de doenças bucais como cáries, gengivite e periodontite.

O limpador lingual, também conhecido como raspador de língua, é o objeto criado para fazer a limpeza da superfície da língua, trazendo múltiplos benefícios para a saúde bucal, como explica a dentista Mônica Savariz.

“O raspador de língua é mais eficaz do que a escova para remover a placa bacteriana da língua, pois é projetado para se adaptar à superfície da língua, removendo as bactérias sem causar dano”, explica Mônica.

Além da remoção do acúmulo de sujeiras, Mônica enfatiza outros benefícios do uso regular do raspador de língua:

  • Melhorar o paladar
  • Melhorar a aparência da língua
  • Reduzir o mau hálito
  • Melhorar a saúde geral


O raspador de língua também é recomendado pelo Ayurveda, a medicina milenar indiana. A terapeuta Jaque Lessa diz que pelas manhãs, quando acordamos, a língua costuma ter uma camada branca e espessa, a saburra, onde ficam depositadas toxinas que o corpo coloca para fora durante a noite.

“É importante raspar a língua pois quando fazemos isso logo cedinho, melhoramos o hálito, o sistema digestivo e conseguimos mais saúde”, diz Jaque.

Aprenda como fazer a raspagem correta da língua.

Como fazer a raspagem de língua

1. Coloque a língua para fora

2. Segure o limpador pelo cabo e coloque na parte mais posterior possível

3. Realize a limpeza com movimentos de dentro para fora

4. Lave o limpador com água corrente após algumas limpezas

4. Volte a repetir o movimento sobre toda a superfície da língua

5. Limpe o raspador de língua com água corrente antes de guardá-lo

6. Repita diariamente, todas as manhãs

“Não se deve colocar muita força no raspador de língua, para não prejudicar as papilas gustativas ou romper a pele. Em caso de dúvida, comece devagar com a limpeza ou consulte o seu dentista”, orienta a dentista Mônica.

Agora que você já conhece os benefícios da raspagem de língua, que tal incluir esse cuidado na sua rotina diária de higiene bucal?

Este conteúdo é uma extensão da Revista Panvel de agosto. Retire seu exemplar gratuitamente na loja mais próxima para ler conteúdos sobre sobre bem-estar, saúde e beleza, além de acessar cupons de descontos exclusivos. Se preferir, folheie online nos nossos canais digitais. Boa leitura!

https://issuu.com/panvelfarmacias
Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu