Blog Bem Panvel

O que são as doenças reumáticas e como aliviar as suas dores?

Por 
 | 
26/10/2023
3 min. de leitura

Segundo o Ministério da Saúde, existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral. Para entender mais sobre o tema, suas causas, sintomas e possíveis tratamentos, conversamos com o Dr. Fernando Neubarth, chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.

As doenças reumáticas podem acometer o aparelho locomotor?

Dr. Fernando Neubarth - Doenças reumáticas ou popularmente chamadas de “reumatismos” consistem em muitos tipos de enfermidades e síndromes que afetam o sistema locomotor. Podem acometer várias estruturas do corpo, como: articulações, ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Algumas dessas alterações também atingem outros órgãos e sistemas, como a pele, os olhos, os pulmões, o coração e os rins, provocando sintomas que às vezes confundem por parecerem “distantes” de um problema nas articulações.

O que pode provocá-las?

Dr. Fernando Neubarth - Algumas dessas doenças reumáticas não têm causas bem esclarecidas. Elas podem ser degenerativas, isto é, decorrentes do desgaste de estruturas por ação do tempo e pelo uso inadequado, sobrecargas e acidentes.

Muitas vezes elas são autoimunes, quando o sistema imunológico (geralmente provocado por um agente externo, como uma infecção) “se confunde” e, na tentativa de se defender, acaba por atacar as próprias células. Também há fatores genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais que podem desencadear essas doenças. O uso do cigarro e o excesso de estresse também podem contribuir.

Indivíduos de todas as idades podem manifestá-las? Quais são os sinais iniciais?

Dr. Fernando Neubarth - Sim, as doenças reumáticas não acometem apenas adultos e idosos, embora muitas delas sejam mais comuns à medida que envelhecemos. Crianças e adolescentes também podem ter “reumatismo”.

Os sintomas mais comuns são:

  • dor prolongada em uma ou mais articulações;
  • rigidez articular;
  • inchaço;
  • inflamação;
  • cansaço;
  • febre;
  • perda de peso;
  • fraqueza muscular;
  • alterações na pele, nódulos, ulcerações;
  • inflamações, lacrimejamento e dor nos olhos.

Em que momento o indivíduo deve procurar a ajuda de um especialista e a que médico recorrer?

Dr. Fernando Neubarth - Normalmente, sempre que uma dor articular, sem outra causa conhecida, se prolongar e quando houver outros sintomas sistêmicos é melhor procurar por um especialista. O médico mais indicado nesses casos é o reumatologista.

Vale lembrar que também são exemplos de doenças reumáticas: a artrite psoriásica, espondilite anquilosante, lupus eritematoso sistêmico, doença de Sjögren, doença de Behçet, polimialgia reumática e mais de uma centena de outras.

Quais são os tratamentos mais indicados para reverter os casos e diminuir as dores dos pacientes?

Dr. Fernando Neubarth - Depende do tipo de condição reumática, mas, em geral, o tratamento é feito com medicações analgésicas e anti-inflamatórios, que aliviam a dor e a inflamação, evitando maiores riscos e efeitos adversos. Em casos específicos, podem ser usadas as chamadas “medicações modificadoras da evolução das doenças”. Repouso, exercícios e fisioterapia são recursos que podem ajudar muito também.

O Ministério da Saúde lembra, de forma bem didática, o que podem ser sinais de doenças reumáticas:

  • dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar;
  • diminuição da flexibilidade da coluna ao calçar os sapatos;
  • limitação para pentear os cabelos;
  • dificuldade para escovar os dentes;
  • dor, inchaço e calor nas articulações.

Fonte: Dr. Fernando Neubarth (CRM 13231) é chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

6 comments on “O que são as doenças reumáticas e como aliviar as suas dores?”

  1. TDS essas informações pode me ajudar muito,pois desconfio que minha neta de 11anos sofra por dores a algum tempo que não conseguimos saber ao certo o que seja,mais como ela já passou por ortopedista ,fez exames e não deu nada,o próximo passo agora é um reumatologista,muito obrigada pelas informações
    nformacoes

    1. Olá, Alessandra! Ficamos muito felizes em saber que gostou de nosso conteúdo.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! Desejamos muita saúde, e #FiqueBem 💙

    1. Olá, Hilda! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo informativo.

      Continue acompanhando nosso blog para mais informações e novidade, e #FiqueBem 💙🤗

    1. Olá, Rose Meri! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu