Blog Bem Panvel

Precauções para manter a saúde do organismo no outono

Por 
 | 
20/03/2023
3 min. de leitura

A chegada oficial do outono ao calendário convida a adotar novos hábitos: com os dias mais curtos e frios, é preciso tomar precauções para preservar a imunidade do organismo. Nesta época, começamos a passar mais horas dentro de casa, uma mudança que pode impactar tanto na saúde quanto no ânimo. 

A permanência em ambientes fechados aumenta o contato com alérgenos como fungos e ácaros, ao mesmo tempo em que a diminuição da exposição ao sol torna o organismo mais suscetível às gripes e resfriados característicos dos dias mais frios. 

Por isso, preparamos algumas medidas protetivas para manter o corpo fortalecido em meio à mudança climática que deve se acentuar nas próximas semanas. 

Agasalhe-se corretamente 

Ainda que os dias frios predominem, alguns períodos podem registrar temperaturas mais elevadas mesmo no outono e no inverno. Abrigar-se bem, durante estas estações, significa estar atento para usar a roupa adequada ao clima de cada dia. Vestimentas em excesso favorecem a transpiração, o que pode ser tão nocivo à imunidade do organismo quanto vestir roupas curtas em um dia frio: ao evaporar-se, o suor pode provocar um declínio nas defesas, permitindo que o vírus da gripe se manifeste. 

Vacine-se contra a gripe 

A vacinação contra a gripe é recomendada a partir dos seis meses de idade. Para facilitar a rotina dos clientes, a Panvel já começou a imunizar contra o vírus influenza. A vacinação ocorre nas salas especiais do Panvel Clinic por farmacêuticos devidamente capacitados. Nesta temporada, a rede é uma das primeiras no Brasil a disponibilizar a vacina tetravalente, que está atualizada em relação às cepas mais recentes da gripe. 

Tenha antigripais e antialérgicos à mão 

A queda de temperaturas e a baixa umidade do ar favorecem as gripes e a aparição de doenças respiratórias como a rinite alérgica, uma inflamação da mucosa nasal provocada por alérgenos como mofo, ácaro, poeira e pólen. É recomendado ter um antigripal e antialérgico à mão para momentos de crise. Procure consultar seu médico para receber orientação sobre os medicamentos mais indicados. 

Use cremes hidratantes 

O outono e o inverno provocam ressecamento da pele e aumento das alergias. Além de manter a ingestão adequada de água, é recomendado aplicar cremes hidratantes em todo o corpo diariamente como medida preventiva para manter a pele saudável. 

Coloque chás, caldos e sopas no cardápio 

Você também começa a mudar os hábitos alimentares nesta época do ano? Ingerir líquidos quentes é indicado não apenas para aquecer o corpo. O vapor alcança as mucosas e as umedece com eficiência, mantendo-as em bom funcionamento. O resultado são mucosas melhor protegidas, uma defesa contra as gripes e resfriados. 

Mantenha a prática de exercícios físicos 

Com dias mais curtos, a produção de serotonina tende a ficar mais baixa, diminuindo também o ânimo e a vontade de nos movimentar. Realizar atividades físicas estimula a produção de diferentes hormônios relacionados ao prazer e aumenta a circulação sanguínea. Isso se traduz na melhoria da distribuição de componentes das células e na ação defensiva do organismo contra doenças. 

Tome banho de sol 

Mesmo na cidade, tomar 20 minutos de sol por dia ajuda o corpo a fabricar a quantidade suficiente de vitamina D, que atua na regulação da absorção de cálcio e fósforo, mantém o cérebro funcionando e fortifica ossos, dentes e músculos e fortalecendo a imunidade no outono. O banho de sol deve ser associado a uma dieta equilibrada, para que o organismo seja capaz de produzir a vitamina D. 

Tenha uma boa rotina de sono 

Os dias mais frios também pedem mais rigor com as oito horas diárias de sono. No verão, o aumento da luz solar ajuda na recuperação de quem não dormiu o suficiente. Já nas estações de baixa luminosidade, é preciso dormir mais e estar bem descansado para evitar o cansaço. O ideal é manter uma rotina de horário para dormir e acordar, evitando alterar este ciclo pelo menos até a primavera. 

Anotou as nossas dicas? Acompanhe o Blog Bem Panvel para ficar por dentro de conteúdos sobre bem-estar em todas as estações! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu