Blog Bem Panvel

Pneumonia e os cuidados com a saúde

Por 
 | 
29/09/2023
5 min. de leitura

A pneumonia é uma infecção respiratória grave e pode trazer várias complicações, já que atinge os pulmões. Mas afinal, como prevenir a doença e quais os cuidados necessários, principalmente durante o período mais frio?

Neste conteúdo, você descobre tudo o que precisa saber sobre pneumonia e como prevenir essa doença, por meio de uma entrevista exclusiva com o Dr. Marcelo Gazzana, CRM 21082 RS, especialista em pneumonia e doenças de inverno. Acompanhe!

Este conteúdo pode ajudar você: Por que ter um umidificador de ar no inverno?

O que é a pneumonia?

A pneumonia é uma doença respiratória, considerada uma inflamação aguda que afeta os pulmões. Tal condição ocorre devido à inflamação dos alvéolos pulmonares, responsáveis por fazer a troca gasosa do pulmão. Assim, no caso da doença, há o impedimento que as bolsas de ar se expandam.

Causadores da doença

Existem diferentes causadores da pneumonia, como vírus, bactérias e fungos, mais comuns durante o inverno. Um dos principais agentes infecciosos causadores da condição é a bactéria Streptococcus pneumoniae. Conhecida como pneumococo, pode ocasionar infecções graves invasivas, entre elas a meningite.

Geralmente, as condições são bastante graves, podendo levar à internação de pacientes e até mesmo à morte. Isso porque o sistema de defesa é comprometido, facilitando a ação do agente infeccioso.

Sintomas da pneumonia pneumocócica

Segundo o Dr. Marcelo Gazzana, quando o paciente sofre da doença, a sua oxigenação acaba diminuindo porque os alvéolos pulmonares são afetados pela bactéria, prejudicando a capacidade da troca de gás carbônico e oxigênio. Dessa forma, os pacientes acabam sendo hospitalizados, necessitando de equipamentos para auxiliar na respiração.

Entre os principais sintomas estão:

  • dificuldade para respirar;
  • febre alta ou calafrios;
  • cansaço excessivo;
  • tosse persistente;
  • dor ao respirar;
  • chiado no peito.

O Dr. Marcelo Gazzana ainda destaca que é importante ter atenção a todos os sintomas e consultar um médico, pois existem casos em que o paciente começa com um quadro de resfriado, que evolui para uma sinusite e depois evolui para uma pneumonia.

Condições relacionadas à pneumonia pneumocócica

Além da pneumonia pneumocócica, vale ressaltar que existem outras condições relacionadas à doença, causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae — como a meningite pneumocócica e a otite média.

Segundo o CDC (centre for disease control and prevention), a meningite pneumocócica é causada pela inflamação das meninges, membranas relacionadas à medula espinhal e cérebro. Seus principais sintomas são baixa ingestão de líquidos, falta de apetite, baixo nível de alerta e vômitos. Já a otite média pode ocorrer devido a quadros de gripes e resfriados, ocasionando infecção do ouvido médio. Entre os sintomas estão:

  • dor muito forte;
  • diminuição da audição;
  • febre;
  • perda de apetite;
  • secreção local;

Nos casos mais graves, pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

Fatores de risco e complicações da pneumonia

Em seu artigo, Rates of pneumococcal disease in adults with chronic medical conditions, Shea KM. et al. diz que um dos principais fatores de risco do agravamento da pneumonia são as doenças crônicas, que aumentam as chances do paciente desenvolver pneumonia, além de doenças pneumocócicas invasivas. Entre esses fatores estão:

  • pacientes com diagnóstico de bronquite ou asma;
  • pacientes com doença cardíaca crônica;
  • pacientes com Diabetes Mellitus.

Quanto às complicações associadas à pneumonia, Dr. Gazzana ressalta como as principais:

  • insuficiência respiratória;
  • infecção generalizada (sepse);
  • derrame pleural;
  • abcesso pulmonar.

Quais as principais formas de prevenir a pneumonia?

Prevenir a pneumonia é essencial, já que essa infecção é bastante perigosa, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com a imunidade baixa.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção tanto da pneumonia pneumocócica quanto da gripe. Dessa forma, é possível evitar que o sistema esteja indefeso contra as bactérias infecciosas.

Principais imunizantes

Existem vacinas importantes para prevenir doenças como a gripe e a pneumonia pneumocócica. A imunização contra a bactéria Streptococcus pneumoniae é essencial devido à sua relevância como agente causador da pneumonia pneumocócica.

Essas vacinas estão amplamente disponíveis em clínicas de vacinação, postos de saúde e hospitais, seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). Certifique-se de verificar com seu médico ou profissional de saúde qual delas é a mais adequada para você ou para seus entes queridos, como parte de uma estratégia eficaz de prevenção de doenças pneumocócicas.

Recomendações para imunização

A SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização) recomenda a imunização de todas as pessoas a partir de 2 meses de vida, principalmente aquelas com maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e desencadear a forma grave da doença — crianças, idosos ou doentes crônicos.

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos, e em idosos a partir de 60 anos, a vacina pneumocócica é recomendada como rotina. Consulte seu médico para mais informações.

É importante destacar que a vacina não protege apenas quem a recebe, mas toda a comunidade, já que a circulação do vírus vai diminuindo conforme a população é imunizada. Além disso, é uma forma de proteger as pessoas que, por algum motivo, não podem ser vacinadas.

A importância dos cuidados com a saúde no inverno

Assim como em todas as estações do ano, durante o inverno é essencial dar atenção à sua saúde, para evitar as doenças comuns dessa época.

Além das práticas de higiene adequadas, como lavar as mãos regularmente e usar máscara em locais com grande movimento, o Dr. Marcelo ressalta que a adoção de hábitos saudáveis é um dos principais cuidados para evitar doenças respiratórias no inverno e fortalecer o sistema imunológico. Entre eles estão:

  • alimentação adequada;
  • prática de exercícios físicos;
  • dormir bem;
  • revisão periódica com o médico antes do inverno.

A pneumonia é uma doença séria que deve ser prevenida. Como mencionamos anteriormente, a imunização desempenha um papel fundamental na prevenção. Portanto, é importante verificar as opções de imunização disponíveis em locais adequados e garantir a proteção de você e de sua família contra essa e outras enfermidades.

Referências:

  1. Pfizer.Doenças Pneumocócicas. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/vacinacao/doencas-pneumococicas Acessado em: 19/Set/2023.
  2. Fiocruz. Infectologista alerta para os riscos da meningite. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/infectologista-alerta-para-os-riscos-da-meningite. Acessado em: 19/Set/2023.
  3. CDC. Vaccine (Shot) for Pneumococcal Disease. Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/parents/diseases/pneumo.html. Acessado em: 19/Set/2023.
  4. Dr. Drauzio Varella. Otite Média. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/otite-media/ Acessado em: 19/Set/2023.
  5. SHEA, K. M. et al. Rates of Pneumococcal Disease in Adults With Chronic Medical Conditions. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25734097/. Acessado em: 19/Set/2023.
  6. Lucy Gomes. Fatores de risco e medidas profiláticas nas pneumonias adquiridas na comunidade. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-35862001000200008. Acessado em: 19/Set/2023.
  7. SBIM. Vacinas pneumocócicas conjugadas. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas. Acessado em: 19/Set/2023
  8. Fiocruz. Pneumonia: especialista esclarece sintomas e formas de prevenção. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pneumonia-especialista-esclarece-sintomas-e-formas-de-prevencao. Acessado em: 19/Set/2023.

PP-PRV-BRA-0184

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Pneumonia e os cuidados com a saúde”

  1. Posso receber a vacina pneumocócica diretamente na PANVEL? É necessário levar uma ordem médica?

    1. Olá, Marcos! Para a receber a vacina, é necessária a apresentação da prescrição médica em nosso espaço Clinic para a aplicação.

      Esperamos ter esclarecido sua dúvida! #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu