Blog Bem Panvel

Doenças respiratórias e os cuidados com a troca de estação

Por 
 | 
24/04/2023
4 min. de leitura

Um dos principais vilões durante a troca de estações são as doenças respiratórias, que precisam de atenção e bastante cuidado. Isso porque, de acordo com Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, elas aumentam 40% durante o outono e inverno.

Por isso, com a chegada de novas estações, como a do inverno, cresce o registro de doenças inflamatórias, alérgicas, entre outras transmitidas pelo ar. Devido a isso, é importante tomar os cuidados necessários.

E para ajudar nessa prevenção, nós, da Panvel, selecionamos os principais cuidados que você precisa ter com a troca de estação. Acompanhe o conteúdo até o final e se cuide!

Você também pode ler: Importância da vacinação com a chegada do inverno

Principais cuidados para evitar as doenças respiratórias

Saiba que é possível se prevenir contra doenças respiratórias durante as estações mais frias do ano. O importante é se atentar a todos os cuidados recomendados por profissionais especializados em saúde. Confira a seguir!

Mantenha o cartão de vacina atualizado

Um dos principais cuidados que você precisa ter na hora de se prevenir é sempre estar vacinado contra vírus, além de outras bactérias. A vacina é um dos aliados mais importantes para evitar gripes, resfriados e muito mais.

Por isso, é importante verificar como anda o seu cartão de vacina, além de todos os membros da sua família. Entre os grupos, se atente às crianças e aos idosos, que estão mais frágeis nesta época.

Evite locais com grande aglomerações

Locais com grandes públicos estão mais propícios à contaminação e transmissão de doenças respiratórias. Isso porque, você não sabe quem está doente ou com o vírus.

Essa é uma das principais recomendações que foram feitas durante a pandemia da Covid-19, no qual é indicada até hoje por profissionais. Agora, se você está doente, evite sair de casa após procurar um médico especialista.

Lembre-se sempre de beber água

Tomar bastante líquido é fundamental para se manter hidratado, assim, você consegue evitar o ressecamento das vias aéreas. Saiba que elas auxiliam na produção do muco protetor.

O indicado é beber 2 litros de água por dia para se manter hidratado. Além desse líquido, invista também em chás, sopas, entre outras formas de se manter saudável.

Evite contato com pessoas doentes

No topo da lista, está o contato com as pessoas doentes. É fundamental ficar longe de indivíduos que estão com alguma condição de saúde transmissível. Dessa forma, é possível evitar doenças respiratórias.

Alimente-se bem

Se manter saudável é fundamental para garantir um sistema imunológico fortalecido. Por isso, é indicado montar um cardápio rico em nutrientes, assim, você consegue ficar protegido durante essa mudança de estações.

Além disso, é importante ressaltar que a Vitamina C deve ser inserida diretamente no seu dia a dia. Saiba que ela é uma das grandes aliadas na hora de prevenir contra doenças respiratórias.

Lave sempre as mãos

A higiene é um dos hábitos que devem ser adotados independente da época do ano, seja nas estações mais frias ou quentes. Isso porque, as mãos são as fontes de contágio de doenças, como a gripe.

Por isso, mantenha suas mãos sempre limpas com água e sabão, caso não tenha, você pode usar álcool em gel. O importante é manter essa região higienizada, para evitar a transmissão de doenças.

Respire pelo nariz

Por que respirar pelo nariz previne doenças? O nariz possui a função de filtrar o ar que respiramos, além de aquecê-lo antes que chegue aos pulmões.

A boca não executa essa mesma função do nariz. Além disso, muitas vezes sem mesmo perceber, respiramos volumes maiores de ar através dela. Dessa forma, o ar gelado pode causar alguma condição, como resfriados e gripes.

Se você sente algum desconforto respiratório, a dica é lavar o nariz com frequência, utilizando soro fisiológico.

Quais as doenças respiratórias mais comuns durante a troca de estação?

Com o aumento da poluição e as baixas temperaturas, é fundamental tomar os cuidados necessários. Isso porque, existem diversas doenças respiratórias que surgem durante essas épocas do ano. Entre as mais comuns, estão:

  • Sinusite;
  • Bronquite;
  • Asma;
  • Pneumonia;
  • Alergias;
  • Otite;
  • Gripe.

Apesar de surgirem infinitas condições de saúde durante a troca do outono e inverno, existem diversas formas de prevenir contra as doenças respiratórias. Então, com essa chegada, evite ficar perto de pessoas doentes, aglomerações, beba bastante água, entre outros cuidados.

Com essas dicas, você consegue se manter saudável e preparado para a chegada das temperaturas mais frias. Que tal aprender um pouco mais sobre os cuidados com a imunidade no inverno? Clique aqui e confira!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu