Blog Bem Panvel

Cinco passos para evitar que o frio maltrate sua pele

Por 
 | 
30/05/2023
3 min. de leitura

A queda da temperatura, que deve se acentuar com a chegada do inverno nas próximas semanas, traz mudanças que passam a ser percebidas pela pele. Não estamos falando apenas da sensação térmica, mas do ressecamento, estiramento (quando parece que a pele está espichando) e, em alguns casos, vermelhidão.

Isso ocorre porque características como o frio, o vento, aquecedores e mudanças bruscas de temperatura, podem ser perigosas para a saúde da pele no inverno.  Ainda que o cobertor, o sofá e uma xícara de bebida quente estejam entre os itens mais convidativos da estação, é importante abrir espaço na rotina para o cuidado da pele no frio, garantindo a saúde e hidratação pelos próximos meses.

Mesmo se você já mantém uma rotina de cuidados com a pele, convém adaptá-la ao inverno. Isso significa, por exemplo, priorizar as zonas mais sensíveis às baixas temperaturas, como bochechas, lábios, pescoço e mãos.

As temperaturas frias diminuem a ocorrência de queimaduras solares, mas tornam a pele suscetível ao aspecto seco. Nesse estado, a pele está propensa à desidratação e a sentir mais os danos das baixas temperaturas. Confira os passos para manter a pele saudável e hidratada.

Hidrate o corpo e o rosto todos os dias

A rotina de hidratação da pele no inverno deve ser diária. Especialmente durante o dia, procure utilizar hidratantes faciais que tenham fator de proteção solar. A hidratação do corpo é fundamental: intensifique a aplicação do seu produto preferido nas pernas e nos pés, com atenção aos calcanhares, que têm tendência a ficarem ressecados.

Dê atenção especial às mãos e aos lábios

Algumas zonas são especialmente sensíveis ao frio, por estarem mais expostas aos fatores externos. É o caso das mãos e dos lábios. A aplicação do creme hidratante é recomendada toda vez que lavar as mãos. Os lábios podem ser hidratados com bálsamo ou hidratante labial pelo menos uma vez por turno. Evite tentar acabar com o ressecamento umedecendo-os com saliva, pois isso piora o problema.

Evite usar sabonetes com alto poder detergente

Produtos de higiene com alta concentração de detergentes são agressivos para o rosto e para o corpo. Procure usar produtos suaves e testados dermatologicamente. O rosto pede produtos específicos para a região e para o seu tipo de pele, evite lavá-lo com o sabonete do restante do corpo.

Alimentação equilibrada beneficia a pele

Sabemos que a alimentação é importante em todas as épocas do ano. No inverno, é recomendável aumentar o consumo de vitamina C e de antioxidantes. Manter o consumo de água também é necessário no frio para fornecer hidratação natural para o organismo e para a pele.

Evite os banhos muito quentes

Antes de colocar o chuveiro no modo inverno, considere que a água morna é ideal para o banho diário. A temperatura alta da água resseca a pele e favorece a desidratação, ressecamento e descamação da pele. Lembre-se de concluir o ritual de higiene diária com a aplicação de um creme hidratante em todo o corpo. Quer saber mais sobre os cuidados com a pele no inverno? Leia a edição de junho da Revista Panvel, que está disponível em todas as filiais e nos nossos canais digitais. Além de conteúdos sobre bem-estar e saúde, a edição tem ofertas e cupons exclusivos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Cinco passos para evitar que o frio maltrate sua pele”

    1. Oi, Solange! Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo. Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu