Blog Bem Panvel

Quais são os mitos e verdades sobre o uso de anticoncepcionais

Por 
 | 
24/05/2023
2 min. de leitura

Existem inúmeros métodos contraceptivos disponíveis no mercado, mas o mais comum, não apenas aqui no Brasil, são os anticoncepcionais orais (pílula). Mesmo sendo um medicamento tão tradicional, ainda há dúvidas sobre seus efeitos no corpo das mulheres. Hoje trazemos alguns mitos e verdades sobre seu uso.

Os anticoncepcionais são 100% eficazes?

Começamos com uma das perguntas mais frequentes. A verdade, porém, é que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, mas a maioria dos métodos é altamente eficaz quando usados corretamente. O uso consistente e correto de anticoncepcionais, juntamente com a utilização de métodos complementares, como o uso de preservativos, por exemplo, reduz significativamente o risco de uma gravidez indesejada. Vale a pena lembrar que o uso de preservativos, ajuda também na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.

O uso prolongado de anticoncepcionais pode afetar a fertilidade?

Não há evidências de que o uso prolongado de anticoncepcionais afete a fertilidade. Quando uma mulher decide interromper o uso de anticoncepcionais, sua fertilidade geralmente retorna ao normal rapidamente. Os estudos mostram que, independentemente do tipo e da duração do uso do contraceptivo, não há efeito negativo sobre a capacidade de conceber após a interrupção do método.

Alguns tipos de anticoncepcionais causam ganho de peso?

Embora o ganho de peso seja mencionado como um possível efeito de alguns tipos de anticoncepcionais, especialmente aqueles que contêm hormônios, estudos mostram que os contraceptivos hormonais muito provavelmente não afetam o peso de modo significativo. O ganho de peso pode ser decorrente de retenção de líquidos, aumento da massa muscular e aumento da gordura corporal, e é citado que alguns contraceptivos hormonais podem ter algum efeito na retenção de líquidos, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que cada corpo é único e pode reagir de maneira diferente aos anticoncepcionais.

É importante lembrar que o uso de anticoncepcionais é uma escolha pessoal e deve ser discutida com seu médico para determinar qual método é o mais adequado para cada pessoa. É importante entender os mitos e verdades sobre os anticoncepcionais para tomar uma decisão que mais lhe agradar e cuidar da sua saúde sexual e reprodutiva.

Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu