Blog Bem Panvel

Mitos e verdades da área da saúde

Por 
 | 
08/08/2023
3 min. de leitura

Com cada vez mais informações disponíveis em diferentes fontes e espaços, pode ser difícil identificar o que é ou não confiável nesse universo de dados. Por isso, quando o assunto é a nossa saúde, é importante ter fontes confiáveis para conseguirmos esclarecer as nossas principais dúvidas e cuidar melhor desse que é o nosso bem mais precioso. Nesse Dia Nacional da Saúde, celebrado em 07 de agosto, confira alguns mitos e verdades comuns relacionados à área.

Estresse e perda de memória estão relacionados!

VERDADE: O Dr. Henrique Mohr, médico Neurologista do Hospital Mãe de Deus, explica que o estresse pode causar a perda de memória. Em uma forma aguda, ele prejudica a atenção plena, importante para a formação das memórias. Além disso, o estresse crônico pode provocar quadros psiquiátricos como depressão e ansiedade, e essas doenças, a longo prazo, especialmente quando não são tratadas adequadamente, podem levar secundariamente à perda de memória.

Estalar os dedos causa artrite!

MITO: Dr. Rafael Praetzel,  traumatologista e ortopedista do Hospital Mãe de Deus, conta que

o estalo ocorre graças ao deslocamento do líquido sinovial dentro das articulações. Já artrite é o processo inflamatório das articulações, que pode ser causado pelo desgaste natural, por trauma, ou por doenças como reumáticas ou metabólicas.

Mulheres têm menos chances de infarto que o homem!

VERDADE: O Dr. Cícero Baldin, médico Cardiologista e Responsável pela Emergência Cardioneurológica do Hospital Mãe de Deus, explica que existem estudos na Inglaterra que mostram que o homem tem cerca de três à quatro vezes mais chances de ter infarto. As hipóteses apontam que isso ocorre por razões hormonais e do desenvolvimento da anatomia.

Câncer pode ser contagioso!

MITO: Conforme Dr. Alan Azambuja, Coordenador Médico do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus, o câncer não é contagioso. Ele ocorre por desenvolvimento celular próprio, por questões hereditárias ou genéticas.

Leite ajuda a curar gastrite!

MITO: Ao contrário do que diz a sabedoria popular, o leite não possui nenhuma propriedade protetora ou curativa da gastrite. Além disso, de acordo com o  Dr. Marcelo Appel, gastroenterologista do Serviço de Gastroenterologia do Hospital, em alguns casos, ele pode piorar a queixa de azia e refluxo.

Alimentação saudável é essencial para a saúde.

VERDADE: Conforme o Guia Alimentar para a População Brasileira, o consumo de frutas, verduras e legumes tem papel fundamental para uma alimentação saudável. Além disso, a nutricionista do Hospital Mãe de Deus Bruna Souza lembra ainda a importância de reduzir o consumo de processados e ultraprocessados, comidas à base de gordura, açúcar e sal.

Atividade física só ajuda em grande quantidade.

MITO: De acordo com o traumatologista e ortopedista do Hospital Mãe de Deus, Dr. Eduardo Ávila, o exercício físico é a melhor estratégia para prolongar a nossa vida. Por isso, sair do zero é essencial. Mesmo realizando 30 minutos de caminhada, 3 vezes por semana, com mais dois dias de exercício de peso com o próprio corpo, já temos grandes benefícios para a sua saúde.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu