Blog Bem Panvel

Confira as 4 frutas para consumir na estação mais fria do ano

Por 
 | 
13/08/2023
4 min. de leitura

Na época mais fria do ano torna-se comum que as pessoas diminuam o consumo de frutas nas suas rotinas alimentares, porém, garantir a ingestão das vitaminas certas e a quantidade adequada de nutrientes é muito importante.

Afinal, são esses elementos que garantem uma dieta mais saudável e um organismo fortalecido.

Por isso, listamos algumas das frutas típicas dessa época do ano e que merecem fazer parte da sua rotina alimentar mesmo nos dias mais frios.

Conheça um pouco mais sobre essas elas e quais os benefícios que elas trazem para o seu corpo.

As frutas de cada estação

Já sabemos que manter uma dieta equilibrada, com uma boa variedade de alimentos que proporcione ao corpo a quantidade adequada de vitaminas, minerais e nutrientes é essencial o ano todo.

Mas porque adicionar ao nosso cardápio, mesmo no inverno, uma variedade de frutas específicas dessa estação pode fazer pela saúde do nosso organismo?

Quando você passa a consumir as frutas que são específicas de cada estação do ano, você também aproveita da reposição de vitaminas e outros nutrientes que ela tem a oferecer

No que se diz a respeito das árvores frutíferas, por exemplo, somente algumas espécies são realmente ideais para serem consumidas no inverno, garantindo assim, maior suculência, sabor intenso, coloração viva, tamanho adequado e todas as vitaminas.

Isso sem contar que plantando e colhendo na estação certa, não será preciso utilizar agrotóxico ou outros artifícios químicos e/ou tóxicos para estimular o crescimento de alguma espécie específica.

Frutas típicas do inverno

Conheça 4 frutas que são mais facilmente encontradas durante esse período de baixas temperaturas, que acontece desde o dia 21 de junho até 23 de setembro, além de quais são os principais benefícios de cada uma delas.

1.   Morango

Uma das frutas mais conhecidas e que é a cara do inverno.

O morango acaba sendo uma fruta muito popular nessa época, muito presente em festivais, feiras e mercados.

Além disso, é uma fruta muito versátil, possibilitando o preparo de vários pratos doces, sucos, vitaminas, entre outras receitas.

Benefícios

Ideal para quem sofre com colesterol ruim (LDL) no sangue, também é um super aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, sendo algumas delas: derrame, pressão alta e arritmia cardíaca.

O morango ainda possui uma certa quantidade de vitamina C, e isso é excelente para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Pensando na saúde e beleza da pele, o morango também tem a sua participação, já que ajuda na produção de colágeno, impedindo o envelhecimento precoce.

2.   Maçã

Outra fruta muito popular nas casas brasileiras é a maçã. Ela pode ser achada em praticamente todas as estações, mas tem seu ciclo natural de plantio e colheita durante o inverno.

Benefícios

A maçã é uma fruta rica em fibras, especialmente a parte da casca, então se você sofre com prisão de ventre, adicione na sua dieta: com o consumo progressivo da fruta sua flora intestinal estará equilibrada.

Outro ponto a favor da maçã, é que ela também traz aquela sensação de saciedade, uma excelente aliada em qualquer dieta, .

Ademais, é ótima para estabilizar a diabete, ajudar no tratamento da gastrite, combater o envelhecimento da pele e evitar até cáries nos dentes! Praticamente a fruta perfeita.

3.   Caju

Você sabia que o caju é uma fruta invernal? A sua produção cresce muito durante esse período e é o momento perfeito para consumi-la, já que durante a estação ela fica ainda mais saborosa.

Benefícios

Um dos principais benefícios do caju é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico contra gripes e resfriados. Tudo o que você busca em uma fruta em pleno inverno.

Em relação a outras doenças, o caju por ser uma fruta com um baixo teor de gordura consegue contribuir para o bom funcionamento do coração, prestando auxílio para tratamentos cardiovasculares.

4.   Mexerica

Cheia de atributos e muito saborosa, a mexerica é outra fruta que sempre marca presença no inverno e precisa fazer parte da sua rotina alimentar da estação.

Benefícios

Muito suculenta, a mexerica (*ou bergamota, dependendo da sua região), é uma fruta rica em vitamina C e do complexo B, duas características que a tornam a indicação ideal para turbinar o sistema imunológico e evitar as doenças mais comuns do inverno, como gripe e resfriados.

Se você está passando por um processo de reeducação alimentar, a mexerica também pode ser a sua aliada, já que possui poucas calorias.

Ela também ajuda a diminuir a concentração de açúcar no sangue, reduz o colesterol ruim e a gordura no corpo.

Fruta é saúde

Separamos as melhores frutas que você pode escolher comer durante a estação mais fria do ano, porém, existem outras opções interessantes como a Carambola, que muitas pessoas só se lembram no verão, mesmo sendo uma espécie invernal.

Ela é cheia de fibras e rica em antioxidantes naturais.

O Kiwi também é outra excelente escolha, já que é uma das frutas mais resistentes ao frio, com muitas vitaminas, potássio e fibras.

O importante é lembrar-se, que durante o inverno é necessário manter o sistema imunológico mais forte e preparado para as mudanças de temperatura.

Inserir frutas que sejam as grandes estrelas dessa estação na sua alimentação, ajuda a manter e repor todos os nutrientes e vitaminas que são perdidos durante esse período.

Então, aproveite essas dicas e informações para diversificar o seu cardápio com novas opções de sabores e receitas. Afinal, fruta também é saúde.

Para ler outros conteúdos como esse, continue navegando no Blog Bem Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Confira as 4 frutas para consumir na estação mais fria do ano”

    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo, Nereida!
      Estamos sempre nos esforçando para trazer novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu