Blog Bem Panvel

Medicamentos genéricos: mesma eficácia com preço mais baixo

Por 
 | 
16/06/2023
3 min. de leitura

A eficácia do tratamento é a mesma, mas o custo pode ser mais acessível quando você opta pelos medicamentos genéricos. Eles são mais baratos do que os medicamentos de referência porque usam a fórmula dos medicamentos originais, sem o esforço da pesquisa e desenvolvimento. A indústria que investiu inicialmente no medicamento teve exclusividade de comercialização por 15 a 20 anos. Depois deste período, há quebra de patente e outros fabricantes podem produzir também.

De acordo com o Ministério da Saúde, os medicamentos genéricos têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca. A diferença é que os genéricos não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo, ou seja, a substância que produz os efeitos terapêuticos. É o caso do paracetamol, genérico do Tylenol.

E pode ficar tranquilo: os medicamentos genéricos passam por testes rigorosos para assegurar sua qualidade. Eles só chegam às farmácias depois de obter um registro de comercialização para atestar a mesma qualidade que o medicamento de referência. Dá para economizar sem receio!

Entenda o preço mais baixo dos genéricos

Desenvolver um novo medicamento tem um custo alto: as empresas farmacêuticas precisam investir em estudos clínicos que demonstrem a eficácia do produto. Por isso, cada laboratório que lança um novo medicamento tem direito a uma exclusividade de entre 15 e 20 anos, de acordo com a Lei de Propriedade Industrial. Somente após este período ou após a quebra da patente do medicamento é que outros laboratórios podem usar a fórmula para produzir o medicamento genérico. Isso proporciona uma grande economia: não é preciso desenvolver uma fórmula inovadora, ela já estará pronta. É assim que os genéricos chegam às farmácias com preços menores do que os dos medicamentos convencionais.

Benefícios dos genéricos além do preço

Além de serem mais econômicos, os medicamentos genéricos também são importantes para tornar os avanços da ciência acessíveis a mais consumidores. Ao serem fabricados em larga escala, permitem amplo acesso a tratamentos de ponta.

Conheça outras vantagens dos genéricos:

  • Estimulam a concorrência, reduzindo os preços de medicamentos de referência
  • Promovem atualização contínua nos testes de bioequivalência
  • Desenvolvem a indústria e o aperfeiçoamento de medicamentos
  • Incentivam o crescimento do mercado farmacêutico e estimulam a economia

Entenda os medicamentos similares

Além dos medicamentos de referência e dos genéricos, as farmácias oferecem a opção de medicamentos similares. A fórmula do similar tem o mesmo princípio ativo que o seu medicamento de referência, mas com prazo de validade, embalagem, rotulagem, tamanho ou forma diferentes. O medicamento similar pode substituir o de referência, sempre que sua equivalência for comprovada por testes laboratoriais.

Dúvidas? Consulte o farmacêutico da Panvel

A Panvel mantém em local de fácil leitura para o consumidor a lista atualizada dos medicamentos genéricos, que também pode ser acessada neste site. Se tiver dúvidas, converse com um farmacêutico da Panvel. Este profissional tem autonomia e conhecimento para indicar um medicamento genérico, se o cliente assim desejar.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu