Blog Bem Panvel

Lanches e comidas ideais para levar para a beira da praia

Por 
 | 
08/01/2024
4 min. de leitura

Estar de folga ou férias e passar um tempo na areia da praia é sinônimo de busca por descanso e lazer. Nesses dias, o desafio é conciliar a quebra da rotina com uma alimentação equilibrada.  Pois saiba que é possível preparar lanches leves e práticos para levar para a areia da praia e aproveitar o tempo livre com saúde.

Como no calor suamos mais, devemos considerar alimentos que também ajudem o corpo a se hidratar e ficar longe da retenção de líquidos. A nutricionista especialista em nutrição clínica e doenças crônicas, Caroline Villa, destaca que, além de beber bastante água, é importante comer alimentos saudáveis como frutas e verduras. “Recomendo frutas ricas em água, como melancia, mamão, melão, abacaxi e laranja. Assim como carnes vermelhas magras, peixes e aves, são mais fáceis de digerir ”, explica.

A melancia possui até 95% de água em sua composição. Outras frutas como laranja, abacaxi, melão e mamão contam com mais de 85% de água.

Para facilitar a alimentação nos dias mais quentes do ano, sem deixar de aproveitar ao máximo o bem-estar que a praia proporciona, trouxemos algumas dicas de alimentos que você pode preparar em casa e levar para curtir pertinho do mar. Ah, e também separamos dicas de produtos que você pode levar na bolsa ou mochila, para saciar a fome, sem deixar de te alimentar de forma nutritiva, na beira da praia.

Receita de sanduíche natural

Sugestão da nutricionista:

  • 2 fatias de pão de sanduíche;
  • 1 fatia de queijo;
  • 1 fatia de presunto;
  • Rodelas de tomate a gosto;
  • 1 folha de alface;
  • Cenoura ralada a gosto;
  • Pasta de atum ou frango.

Dica: evite maionese e ovos, pois podem estragar em altas temperaturas. E pepinos e azeitonas, entre outros alimentos em conserva, por causa da alta adição de sódio, que deve ser evitada.

Frutas e frios

Outra opção saudável e fácil de ser preparada é levar frutas geladas, armazenadas em sacolas ou bolsas térmicas, como por exemplo, maçã, pêssego, morango, ameixa, ou outra fruta de sua preferência. Se você come com casca, pode levar inteira. No caso de ser melancia, melão ou mamão, por exemplo, a sugestão é já cortar as frutas em pedaços ou cubos e levar armazenadas em pote plástico, na mochila térmica.

“Espetinhos de frios, com queijo, presunto e tomatinho cereja, também são ótimas opções para serem consumidas na praia”, Caroline indica.

Neste caso, tanto o queijo como o presunto devem ser comprados em pedaços e depois cortados em pequenos cubos para serem colocados no espetinho de palito. Podem ser intercalados: presunto, queijo e tomate cereja.

É importante lembrar de manter os alimentos armazenados em sacolas térmicas, que sejam mantidas na sombra, para não correr o risco de estragar.

Produtos prontos para levar na bolsa

Uma alternativa para quem não teve tempo de preparar algum lanche ou fruta antes de sair e quer se alimentar de forma nutritiva é buscar por produtos como snacks, barras de cereal e biscoitos que, além de ocuparem pouco espaço, são super práticos, como os alimentos Nutrabem da marca Panvel.

Ainda de acordo com a nutricionista Caroline, existe uma grande variedade de alimentos industrializados que podem ser saudáveis. “Com as redes sociais, o conhecimento está mais próximo de todos e com isso a indústria teve que se adaptar também. As barrinhas de cereais com grãos, mix de oleaginosas e frutas secas, barras de proteínas, biscoitos integrais são exemplos disso”, indica.

E na beira-mar, temos opções?

Na praia, é super comum vermos quiosques e carrocinhas vendendo várias comidas e bebidas. E aí mora mais uma dúvida “será que temos opções saudáveis na beira da praia?”

Para quem esqueceu ou não teve tempo de preparar seu lanche ou de comprar seu snack, pode ficar tranquilo porque tem, sim, alternativa.

Carol destaca que consumir milho verde com pouco sal e pouca margarina, pode ser uma boa pedida. Outra opção para quem quer se refrescar é comprar picolé de fruta.

E mais uma vez… não esqueça de beber água!

Carregue sempre uma garrafinha na bolsa ou na mochila! Se você têm dificuldade em beber água, saiba que água de coco, sucos naturais, água saborizada e chás gelados são ótimas opções para se hidratar!

“Além de uma alimentação saudável e leve, é imprescindível a ingestão de líquidos, sejam eles, água, água de coco, sucos naturais e chás gelados, pois além de hidratar repõe sais minerais. O ideal é ingerir ao menos dois litros ou mais, pois perdemos líquido por meio do suor”, destaca Caroline.

É, são muitas as opções de alimentos e bebidas saudáveis para ingerir no calor. E o mais importante: é possível curtir uma praia, tomar banho de sol e de mar e se alimentar de forma nutritiva. Gostou das dicas? Nos conta nos comentários o que você leva na bolsa para comer na praia.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu