Blog Bem Panvel

Garganta inflamada: sintomas e cuidados que você precisa tomar

Por 
 | 
05/10/2022
4 min. de leitura

É provável que você já tenha sentido um pequeno desconforto ao tossir ou mesmo na hora de se alimentar. Em muitas situações, a garganta inflamada pode ser considerada sintomas de alguma condição de saúde. 

Todo mundo que já teve uma garganta inflamada, sabe o quão chato isso por de ser. A causa dessa inflamação são diversas e, apesar de parecer inofensivo, é importante dar atenção ao problema. Isso porque, ela pode evoluir para uma complicação mais séria de saúde.

Mas afinal, como identificar uma garganta inflamada e quais os cuidados? Neste artigo, nós, da Panvel, vamos falar sobre as causas, tratamento e outras dicas essenciais. Vamos lá! 

Antes de começar, é preciso ressaltar que este conteúdo é informativo, não substituindo uma consulta com o médico especialista. 

Você pode ler também: Top 10 alimentos que aumentam a imunidade

O que pode causar uma garganta inflamada?

Existem vários fatores que podem causar essa condição, que vão desde uma simples desidratação da garganta até infecções por vírus. Geralmente, essa inflamação pode atingir a faringe, laringe ou as amídalas. No entanto, irá depender bastante do agente causador.

Para que você possa compreender melhor as causas, a Panvel listou os principais fatores que podem ocasionar uma garganta inflamada. 

  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Reações alérgicas;
  • Secura na garganta;
  • Uso excessivo da voz;
  • Mudanças climáticas;
  • Lesões na garganta.

Vale ressaltar que gripe ou resfriados, são as causas mais frequentes entre os pacientes. Além disso, os tumores também podem atingir essa região e ocasionar a inflamação, contudo, eles são os tipos menos comuns. 

Mas, como é possível identificar uma garganta inflamada? Abaixo, você confere a lista com os principais sintomas. 

Principais sintomas da garganta inflamada

A garganta inflamada não é uma condição silenciosa, ela pode ser identificada, principalmente pelo desconforto e as dores na região. Isso porque, a intensidade dos sintomas pode variar conforme a gravidade e o nível do problema de saúde

  • Dor ao engolir;
  • Dor de garganta frequente;
  • Sensação de garganta arranhada;
  • Dificuldade para engolir;
  • Roquidão;
  • Inchaço na região;
  • Pus nas amídalas.

No entanto, existem outros sintomas que ajudam na identificação da inflamação, onde são causados por alguma infecção viral, sendo febre, tosse, entre outros. 

Como tratar garganta inflamada? 

Na hora de iniciar o tratamento da garganta inflamada, é necessário saber qual a causa do problema. Isso porque, esse fator irá influenciar na escolha dos medicamentos. Nas inflamações mais simples, analgésicos, anti-inflamatórios e pastilhas podem ser utilizados. 

Eles ajudam a aliviar as dores e os desconfortos. No entanto, quando a inflamação for mais grave ou atingir as crianças, é fundamental buscar por um médico especialista. Isso porque, o profissional fará uma investigação mais detalhada dos sintomas.

Outra dica importante são os remédios caseiros, como xarope ou chás, eles são grandes aliados no tratamento de garganta inflamada. Porém, é necessário sempre analisar a causa e o nível de gravidade da inflamação. 

Cuidados para quem está com a garganta inflamada

Os cuidados básicos também podem ajudar no tratamento da garganta inflamada, aliviando os sintomas e proporcionando mais conforto aos pacientes. Dessa forma, é possível prevenir contra o problema. 

Evite usar o ar condicionado

O frio é um grande inimigo para garganta inflamada, por isso, é necessário evitar o uso do ar condicionado. Isso porque, ele pode piorar a inflamação, desenvolvendo complicações. 

Porém, caso você não consiga resistir ao ar condicionado, principalmente durante o verão, evite ligá-lo em temperaturas muito baixas. Esse é um dos principais cuidados que todos precisam se atentar. 

Caso seja necessário, cubra a região da garganta ou do nariz, para evitar inalar o ar congelado do item doméstico. 

Cuidado com a alimentação

O cuidado com alimentação também precisa ser considerado. Isso porque, a inflamação pode causar um grande desconforto na hora de engolir as comidas e os líquidos. Evite comer alimentos quentes ou tomar muito gelado, para evitar complicações. 

Os alimentos mais indicados para quem sofre com garganta inflamada, são: mingau, purê de frutas ou legumes, suco de frutas não ácida, entre outros.

Como evitar ficar com a garganta inflamada?  

Já que as causas podem variar, os cuidados também vão. É importante evitar alguns hábitos do dia a dia, como: frequentar lugares frios demais ou beber líquido gelado. Além disso, é sempre necessário manter o sistema imunológico fortalecido e se hidratar ao longo do dia

Antes de tudo, é importante sempre consultar um médico especialista para começar a tratar de uma garganta inflamada, principalmente em crianças. Lembre-se que a sua saúde deve vir em primeiro lugar, por isso, mantenha os cuidados necessários. É possível evitar uma inflamação adotando hábitos mais saudáveis. 

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Nós, da Panvel Farmácias, buscamos trazer as melhores dicas para cuidar da sua saúde. Em nosso site, você encontra ótimos produtos, que vão ajudar a garantir o bem-estar de toda família. Clique aqui e confira

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu