Blog Bem Panvel

Doenças cardíacas: fatores para ficar em alerta

Por 
 | 
01/09/2023
2 min. de leitura

O ritmo acelerado do dia a dia pode resultar em estresse, tornando-se um fator de atenção para a saúde do coração.  

As doenças cardiovasculares são perigosamente silenciosas e podem evoluir assintomáticas durante muito tempo. 

Conheça alguns dos principais fatores de risco:  

Hipertensão arterial: 

A Hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças como acidente vascular cerebral (AVC), coronariopatias e insuficiência cardíaca. 

Monitorar a pressão arterial regularmente e adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada e atividade física, são importantes para reduzir esse risco. 

Colesterol alto: 

O colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do corpo, mas níveis elevados de colesterol LDL (colesterol "ruim") podem levar à formação de placas nas artérias, restringindo o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de infarto e AVC 

A alimentação desempenha um papel importante na regulação dos níveis de colesterol, e a escolha de alimentos ricos em fibras, gorduras saudáveis e a limitação de gorduras saturadas e trans pode ajudar a manter os níveis de colesterol sob controle. 

Diabetes: 

Especialmente a diabetes do tipo 2, está intimamente ligada ao risco de doenças cardiovasculares. Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos aos vasos sanguíneos e ao coração ao longo do tempo. 

Controlar os níveis de glicose por meio de uma dieta saudável, exercícios regulares e, quando necessário, medicação, é essencial para reduzir esse risco. 

Sedentarismo: 

A falta de atividade física está associada a um maior risco de doenças cardíacas. Um estilo de vida sedentário contribui para o ganho de peso, hipertensão, níveis elevados de colesterol e resistência à insulina. 

Incorporar atividade física regular, como caminhadas, corridas, natação ou outras formas de exercício, pode ajudar a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, além de melhorar a saúde geral. 

Tabagismo e excesso de peso: 

O tabaco prejudica os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial, enquanto o excesso de peso está ligado a uma série de problemas de saúde, incluindo diabetes e colesterol alto. 

Abandonar o tabagismo e manter um peso saudável são medidas importantes para proteger a saúde do coração. 

Cultivar um estilo de vida saudável, assim como a conscientização sobre esses fatores de risco, é a chave para uma população mais saudável. Consultar o médico regularmente também é importante para monitorar a saúde como um todo. 

Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034) 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Doenças cardíacas: fatores para ficar em alerta”

    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo, Marcos!
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

    1. Olá, Waldston! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu