Blog Bem Panvel

Dia Mundial da Atividade Física: dicas para uma vida mais ativa!

Por 
 | 
06/04/2023
4 min. de leitura

Comemorado no dia 6 de abril de todos os anos, o Dia Mundial da Atividade Física tem como objetivo promover a importância da atividade física para toda a população. Apesar dos seus diversos benefícios para a saúde física e mental, nem sempre é fácil introduzir um exercício no dia a dia.

Por isso, para celebrar esse dia tão importante, separamos algumas dicas que vão ajudar você a sair do sedentarismo. Continue lendo para saber mais!

Qual o benefício da atividade física para a saúde?

Você sabia que atividade física e a qualidade de vida estão diretamente relacionadas? Isso acontece porque, ao investir esse tempo para a nossa saúde física, nós refletimos essa mudança em diversos outros âmbitos da nossa vida.

Além da melhora na saúde mental, você tem mais disposição e até mesmo previne doenças crônicas. Entre os principais benefícios de praticar atividade física regularmente, podemos citar:

Melhora a saúde mental

Praticar atividade física de forma regular é uma ótima forma de cuidar da saúde mental. No momento em que você se exercita, seu corpo libera um hormônio chamado endorfina, que promove a sensação de bem-estar, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor e a autoestima.

A atividade física também pode ajudar quem tem dificuldade para dormir. Grande parte da população brasileira sofre com distúrbios do sono, como a insônia. No entanto, praticar exercícios físicos regularmente ajuda a relaxar o corpo e a mente, melhorando assim a qualidade do sono.

Combate o sobrepeso

A atividade física tem um papel fundamental na luta contra o excesso de peso. Além de melhorar a autoestima com a queima de calorias, o exercício físico previne problemas causados pela obesidade, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

Para garantir ainda mais benefícios, é essencial conciliar a atividade física com uma alimentação saudável.

Controla a pressão arterial e a glicemia

A prática regular de atividade física é fundamental para saúde do corpo físico, especialmente para pessoas com diabetes e hipertensão arterial. Ela é eficaz no controle dos níveis glicêmicos, na redução do colesterol alto e no controle da pressão arterial.

Aumenta a disposição

A liberação de diversos hormônios quando exercitamos o nosso corpo, faz com que tenhamos um pico maior de energia e disposição. Além disso, por melhorar a qualidade do sono, você se sente muito mais disposto no dia seguinte.

Fortalece a musculatura e melhora a saúde dos ossos

A atividade física ajuda a fortalecer os músculos e os ossos, prevenindo doenças como osteoporose (perda de massa óssea) e sarcopenia (perda de massa muscular). Com esse fortalecimento, ocorre também uma melhora na coordenação motora e no equilíbrio, prevenindo possíveis quedas.

Como incluir a atividade física na sua rotina?

Com a rotina acelerada, muitas pessoas encontram dificuldades na hora de adicionar atividade física no dia a dia. No entanto, é essencial encontrar uma forma de sair do sedentarismo. Com pequenas mudanças em nosso cotidiano, já é possível notar uma grande diferença em nossa saúde. Veja algumas dicas!

Faça caminhadas

Caminhar ao menos 30 minutos por dia é uma excelente forma de se exercitar. Para tornar a atividade ainda mais prazerosa, busque por lugares bonitos e arborizados. Assim, você tem um maior contato com a natureza e espairece ainda mais a sua mente.

Use as escadas ao invés do elevador

Usar as escadas ao invés do elevador é uma forma fácil de movimentar o corpo, especialmente para aqueles que têm pouco tempo para se exercitar. Essa é uma prática que fortalece os músculos da perna, ajuda a queimar calorias e é sustentável.

Encontre um esporte que você gosta

Experimente diferentes tipos de esportes para encontrar aquele que você mais gosta. Além de ser divertido, você pode encontrar grupos que praticam o mesmo esporte para se motivar ainda mais. São diversos os tipos, como futebol, ciclismo, basquete, vôlei, tênis, beach tennis, entre outros.

Fazer atividade física em casa

Se você não tem tempo de ir à academia ou de caminhar, faça os exercícios em sua casa. Na internet, existem diversos vídeos e canais de atividade física que vão ajudar você a criar a sua rotina.

Não espere a motivação aparecer

Infelizmente, o nosso corpo se acostuma com o repouso e sedentarismo. Então, se você está aguardando a motivação aparecer, saiba que isso não acontecerá de forma espontânea. É necessário incluir a atividade física na rotina até se tornar um hábito.

Com algumas mudanças simples na rotina, você verá que a sua saúde física e mental pode melhorar significativamente. Lembre-se de que pequenas mudanças já são um passo importante para uma vida mais ativa e saudável.

Principais cuidados para quem está iniciando

Se você está iniciando uma atividade física, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar lesões e outros problemas de saúde. Confira abaixo algumas dicas!

  • Consulte um médico: principalmente se você já tem algum problema de saúde, como hipertensão e diabetes, é essencial buscar orientação de um médico antes de iniciar a atividade. Assim, ele irá passar o treino ideal, como o tempo e intensidade;
  • Roupas e calçados: para evitar lesões, escolha roupas e calçados confortáveis e adequados para o tipo de atividade que você está fazendo;
  • Beba bastante água: é fundamental se manter hidratado antes, durante e depois do exercício;
  • Comece devagar: o importante é iniciar. Por isso, tenha calma e respeite as suas limitações!

Seguindo nossas dicas, você verá que são diversas as vantagens que a prática de atividade física pode proporcionar à sua saúde física e mental. Aproveite o Dia Mundial da Atividade Física e tenha uma vida mais ativa e saudável!

Esse conteúdo foi útil para você? Continue lendo mais sobre saúde e bem-estar no Blog Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu