Blog Bem Panvel

Gripe não é só no inverno! Cuidados que você deve tomar durante o verão

Por 
 | 
04/01/2024
2 min. de leitura

É muito comum associarmos a gripe aos períodos mais frios do ano, principalmente ao inverno. Mas quando a temperatura sobe, os riscos não desaparecem! Sabe por que isso acontece? Vem com a gente: Por que o inverno é a "estação da gripe"? Porque o vírus tende a sobreviver melhor e a se espalhar mais facilmente em áreas com baixa umidade e baixas temperaturas. Além disso, no frio, é comum as pessoas se manterem em ambientes fechados e pouco ventilados, o que favorece a transmissão do agente.

Contudo, no verão, pode haver eventualmente circulação do vírus “fora de época”. Nessas situações, a permanência em ambientes fechados, com ar-condicionado, também facilita a transmissão. As aglomerações trazem, ainda, um risco adicional, o que acontece em viagens longas, festas e bloquinhos de carnaval em áreas internas.

Vale ainda lembrar que outros vírus associados a infecções das vias aéreas podem também circular no verão e levar a sintomas semelhantes aos da gripe. O mais importante é manter os cuidados adequados, como vacinação, higiene das mãos, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, e as precauções em ambientes fechados.

Dessa forma, podemos reduzir significativamente a propagação do vírus da gripe e proteger nossa saúde. Esteja sempre atento e adote medidas preventivas durante todo o ano, independentemente da estação! Se houver sintomas, converse sempre com seu médico!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu