Blog Bem Panvel

Cuidados na gestação: quais produtos adequados para a pele?

Por 
 | 
16/06/2023
4 min. de leitura

A gravidez é uma das etapas mais lindas e gratificantes da vida de muitas mulheres, principalmente por estar gerando outra vida. Porém, existem alguns cuidados na gestação que você precisa ter com a sua pele.

Cuidar da pele durante esse período, sem prejudicar o bebê, é uma das principais dúvidas das gestantes, isso porque, toda a região do corpo está mais sensível do que o normal, por conta de todas as mudanças ocasionadas pelo processo.

Então, para auxiliar você a cuidar da sua pele com segurança, nós, da Panvel, separamos algumas dicas indispensáveis. Acompanhe o conteúdo e confira!

Você também pode ler: Saúde da gestante: cuidados para uma gravidez tranquila e saudável

Cuidados na gestação: dicas seguras para manter sua pele saudável

O cuidado com a pele do rosto e corpo é essencial, principalmente durante a gravidez. Isso porque, a gestação causa diversas mudanças no organismo da mulher, como o aumento de hormônios e muito mais.

Um dos maiores exemplos dessas condições são os surgimentos de melasma, ou seja, as tão famosas estrias, além de manchas. Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados, confira abaixo algumas dicas:

Hidrate sua pele

A hidratação da pele é um dos cuidados principais que você precisa ter durante o seu dia a dia. Isso porque, acontece o processo de esticamento da barriga, pois o bebê precisa se acomodar da melhor maneira no útero da mamãe.

Essa ação acaba afetando a disposição das fibras, onde se rompem e causam as estrias. Contudo, a hidratação da pele acaba prevenindo essa condição em muitas mulheres.

A principal função dos cremes hidratantes é garantir maior elasticidade dessas fibras, já que os produtos as suavizam. Assim, é possível evitar o rompimento e, consequentemente, as estrias. Por isso, você precisa se atentar a esse cuidado.

Atente-se aos raios solares

Como a pele da mulher fica mais sensível devido às mudanças hormonais, é comum surgirem manchas quando ela é exposta ao sol. Mas é possível evitar essa condição?

A dica principal é que as grávidas evitem exposição aos raios solares durante os 9 meses de gestação. Além disso, também existem roupas projetadas para atender essas necessidades e manter o cuidado necessário.

Porém, um dos produtos essenciais que não podem faltar é o uso do protetor solar, ele auxilia na prevenção e protege sua pele do sol. Contudo, é importante consultar seu médico para saber qual é o mais indicado.

Previna-se de varizes

Outro assunto bastante preocupante para as grávidas são as varizes. Isso porque, a barriga e também os hormônios acabam afetando o retorno do sangue das pernas até o coração.

Dessa forma, muitas mulheres desenvolvem rapidamente essas marcas, já que o processo causa inchaço e dilatação das veias. Vale ressaltar que essa condição não some tão facilmente após o parto.

Quem possui predisposição genética tem mais chances de desenvolver as varizes grossas. Para prevenir, a dica é colocar os pés acima do volume da sua barriga durante a parte da noite.

Atenção! É importante ficar parada nessa posição por um determinado tempo. Outra dica de cuidados na gestação é utilizar meias elásticas, com elas, é possível também evitar a condição.

Mantenha o controle do peso

O ganho de peso é algo inevitável durante a gestação, já que a mulher está gerando outra vida, contudo, o aumento de apetite pode ser um problema na hora de controlar o seu peso.

Além disso, é importante ressaltar que isso pode aumentar ainda mais as chances de desenvolver estrias e manchas.

Então, é fundamental manter uma alimentação saudável durante o processo. O recomendado também é praticar exercícios físicos de baixo impacto.

Lembre-se de ter sempre o acompanhamento do seu médico, assim, é possível ter uma gravidez segura e também saudável.

Quais os produtos podem ser utilizados durante a gravidez?

Durante a gestação é fundamental ter cuidado na hora de aplicar qualquer produto na sua pele, isso porque, a sua corrente sanguínea pode absorver as substâncias contidas no cosmético, afetando o bebê

Portanto, a grávida pode utilizar os seguintes produtos e substâncias:

  • Vitamina C;
  • Loções hidratantes;
  • Ácido azeláico;
  • Ácido ascórbico;
  • Ácido kójico;
  • Protetor solar.

Quais produtos proibidos?

Existem diversos produtos comercializados no mercado, porém, alguns são extremamente proibidos para as mulheres grávidas.

Antes de adquirir os produtos, é fundamental conferir os ingredientes, além de suas funções.

Mas afinal, quais são os produtos proibidos para uso durante a gravidez? Descubra abaixo!

  • Cremes clareadores como hidroquinona;
  • Produtos com ácido retinóico;
  • Cremes antirrugas com retinol;
  • Tinta para cabelos;
  • Ácido salicílico;
  • Branqueadores dentários com peróxido;
  • Botox;
  • Cânfora;
  • Chumbo;
  • Entre outros.

Embora existam produtos proibidos para mulheres, há outros que são indicados para usar durante a gravidez.

Os cuidados na gestação exigem um pouco mais de atenção, principalmente na hora de garantir a segurança da mulher e do bebê durante essa fase.

Seguindo as dicas citadas ao longo do texto, é possível manter a sua pele saudável, sem prejudicar o seu filho.

Encontre na Panvel Farmácias os melhores produtos para você aproveitar e garantir todos os cuidados necessários. Confira as ofertas e compre o seu!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Cuidados na gestação: quais produtos adequados para a pele?”

  1. Prezadow, Boa tarde.
    Meu nome é Celio e sou responsável da área comercial da cinemed. Trabalhamos com um software de gravação de ultrassom em diversas regiões do Brasil. No site tem uma média de 40 acesso por mês de gestantes e estamos em busca de uma empresa parceira para ceder um espaço no nosso site para divulgação/propaganda de produtos para gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu