Blog Bem Panvel

Saúde da gestante: cuidados para uma gravidez tranquila e saudável

Por 
 | 
02/07/2022
3 min. de leitura

A gravidez é um momento de muita mudança para a mulher, não só fisicamente, mas também mentalmente, por isso, cuidar da saúde nesse momento é de extrema importância para ter uma gravidez tranquila e saudável.

Para que seja possível passar por esse momento com tranquilidade, é importante tomar alguns cuidados e praticar algumas ações, como por exemplo, iniciar o pré natal o mais rápido possível, já que é através dele que será possível saber como está a saúde da mãe e do bebê.

Tenha uma alimentação saudável, evite produtos industrializados e ultraprocessados, dê mais prioridade para frutas, legumes, vegetais e verduras, afinal, é através da sua alimentação que o bebê irá conseguir os nutrientes que precisa.

Pratique exercícios físicos leves, é importante continuar se movimentando, claro que com a permissão do médico. Evite bebidas alcoólicas e cigarro. E lembre-se de descansar também, é importante tirar alguns momentos do dia para relaxar.

Quando usar absorvente para seios?

Quando uma mulher está grávida ou acabou de ter um bebê, é comum que o leite vaze um pouco dos seios. Ficar com o mamilo e o sutiã molhados, por conta do leite, pode ser bem incômodo, por isso existem os absorventes para seios.

Os absorventes para seios podem ser descartáveis e reutilizáveis ??ou laváveis, numa vasta gama de tecidos, para que não haja o perigo de alergia e irritação da pele. São pequenos círculos de tecido, normalmente entre 8 e 12 cm de diâmetro, usados na parte interna do sutiã para absorver qualquer vazamento de leite.

Como usar óleo de amêndoas para pele?

O óleo de amêndoas é uma ótima forma de manter a pele do corpo nutrida e hidratada, principalmente para as pessoas que sofrem com pele ressecada. Também pode ser usado na pele de bebês. Serve também para melhorar a elasticidade da pele, podendo ser utilizado pela gestante, para evitar as estrias na gravidez.

A aplicação do óleo pode ser feita no banho, como um óleo de banho mesmo, passando com a pele úmida e realizando o enxágue em seguida. Ou, ainda, diluído no creme hidratante para amaciar, hidratar e tonificar a pele.

Já para as gestantes que querem evitar as estrias, o recomendado é diluir o óleo de amêndoas no creme para estrias e aplicar na pele do corpo após o banho. Para usufruir dos efeitos do óleo, ele deve ser aplicado todos os dias nas regiões mais propícias ao aparecimento das estrias.

Qual pomada é boa para rachadura nos seios?

Quando a mulher começa a amamentar, por vezes é comum aparecer algumas rachaduras nos seios. Isso acontece quando o bebê não consegue ter a pega correta do mamilo na hora de se alimentar. Quando isso ocorre, além da dor e sensação de fisgada, fica muito incômodo continuar amamentando, por isso é preciso tratar das fissuras.

Deve-se ter muito cuidado com a escolha da pomada, afinal, é dali que seu bebê vai se alimentar e tirar todos os nutrientes que ele precisa nos primeiros meses de vida. Alguns médicos recomendam tomar sol nos mamilos e passar um pouco do próprio leite na região.

Mas, para aquelas mães que querem usar uma pomada, na esperança de uma recuperação mais rápida, a recomendação é usar pomadas de lanolina pura.

Como se livrar das estrias na gravidez?

Para fazer um tratamento 100% efetivo contra as estrias é necessário procurar ajuda de um profissional da saúde, como um dermatologista, por exemplo. No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados a fim de prevenir o surgimento das estrias.

Uma alimentação balanceada, saudável e adequada também impacta no surgimento ou não dessas marcas na pele. Fazer uso de cremes para prevenção da estria, óleos e cremes ricos em vitamina E ajudam a combater o aparecimento de mais estrias.

Passe os cremes e óleos fazendo massagem na barriga, assim a circulação de sangue será mais ativa.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu