Blog Bem Panvel

Lentes de contato: dicas de cuidado

Por 
 | 
07/10/2022
4 min. de leitura

A lente de contato é uma forma de correção para miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras diversas condições que alteram a refração ocular ou aspecto da córnea. Elas também podem ser utilizadas apenas para alterar a cor dos olhos, como é o caso da lente de contato colorida.

É uma ótima alternativa para quem usa óculos de grau e deseja maior conforto e liberdade. Entretanto, para aproveitar os benefícios, é preciso ter bons hábitos de higiene e cuidados, assim como usar uma solução para lentes de contato. Ao longo do texto, separamos algumas informações e dicas importantes para você. Confira!

Tipos de lentes de contato

Se você nunca usou uma lente de contato com grau e está pensando em usar, deve ter se deparado com diversos tipos disponíveis no mercado. Para saber a mais indicada para o seu caso, o ideal é consultar um oftalmologista de sua confiança. Para entender melhor, conheça alguns dos principais tipos de lente de contato:

Lentes gelatinosas

A lente de contato gelatinosa é encontrada em diferentes tipos, podendo ser usada para corrigir miopia, astigmatismo, hipertrofia e para fins estéticos. Existem lentes de contato com descarte diário, quinzenal, mensal e anual.

As que corrigem o astigmatismo são chamadas de lentes gelatinosas tóricas. Já as que corrigem o grau tanto para longe quanto para perto, são as lentes multifocais. Para quem deseja uma lente de contato colorida, existem as cosméticas com grau ou sem grau. Para corrigir deformidades, as lentes estéticas são as mais indicadas.

Lentes rígidas

As lentes de contato rígidas são produzidas a partir de um material mais firme e são indicadas para casos mais específicos, como correção de graus mais altos e irregularidades na córnea. Como por exemplo o ceratocone, que é uma condição ocular que altera o formato da córnea, deixando com uma aparência parecida com a de um cone.

Como cuidar das lentes de contato?

O uso inadequado de lentes de contato pode causar graves problemas à sua visão, como infecções, alergias e até mesmo cegueira. Por isso, é essencial manter a limpeza, armazenamento e manutenção indicados para o produto. Separamos algumas dicas que vão ajudar nesses cuidados. Continue lendo!

Armazenamento

As suas lentes de contato devem ser armazenadas em um estojo próprio, sempre que você não estiver usando. É ideal que ele seja substituído de 3 em 3 meses, para evitar o acúmulo de sujeira e a contaminação de micro-organismos na sua lente de contato.

Manutenção

Dentro do estojo, é necessário adicionar uma solução para lentes de contato multiuso, que faz a limpeza, desinfecção e conservação das lentes de contato. A solução do estojo deve ser descartada sempre que usar a lente, preenchendo novamente. Para garantir a saúde dos seus olhos, é importante respeitar o tempo de uso do fabricante.

Limpeza

A limpeza da sua lente de contato com grau ou sem deve ser feita com muito cuidado, sendo fundamental para garantir a saúde dos seus olhos e bom estado do produto. Entre os principais cuidados na limpeza da sua lentes estão:

  • Lave bem as mãos;
  • Seque as mãos com toalha limpa e que não solte fiapos;
  • Na hora de usar, retire as lentes de contato do estojo;
  • Adicione a solução para lentes de contato multiuso por cima da lente;
  • Friccione cuidadosamente ambos os lados da lente, para retirar qualquer resíduo;
  • Enxágue com a solução multiuso, seguindo as instruções presentes no rótulo;
  • Coloque a lente no seu olho e repita o processo com o outro lado.

Para a higienização do estojo, siga as instruções abaixo:

  • Abra o estojo e descarte toda solução para lentes de contato antiga;
  • Faça a limpeza do estojo com a solução e fricção dos dedos;
  • Segue o estojo com uma toalha de papel limpa;
  • Preencha novamente com a solução multiuso;
  • Retire as lentes dos olhos e adicione no estojo.

Pontos de atenção!

  • Sempre lavar bem as mãos com água corrente e sabão ao manusear a sua lente;
  • Jamais higienizar as lentes com água da torneira, soro fisiológico ou qualquer outra solução que não seja a própria para isso;
  • Não dormir com as lentes;
  • Respeitar o prazo de validade das suas lentes e produtos usados nela;
  • Colocar as lentes antes de passar maquiagem;
  • Usar com moderação;
  • Qualquer alteração ou irritação nos seus olhos, parar de usar imediatamente e procurar um oftalmologista.

Como colocar lente de contato?

Para aprender como colocar lente de contato, é preciso ter calma e paciência. Antes de mais nada, lave bem as suas mãos. Retire cuidadosamente a lente de contato do estojo e comece pelo olho que você achar mais fácil. Uma dica é sempre começar pelo mesmo olho para se acostumar.

Verifique se a lente está na posição correta. A sua borda deve estar bem arredondada, caso esteja apontando para fora, ela está invertida. Coloque a lente em seu dedo indicador da mão que você tem maior coordenação e use a outra mão para segurar a pálpebra superior. 

Com os outros dedos da mão que está com a lente, puxe a pálpebra inferior. Olhe para cima e, com bastante cuidado, coloque a lente no seu olho. Solte a pálpebra e pisque os olhos algumas vezes, até que a lente esteja centralizada. Repita o processo no outro lado.

Esses são alguns cuidados básicos que você deve ter com as suas lentes de contato. É importante sempre se consultar com o seu oftalmologista e tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do produto.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e confira todos os produtos para lentes de contato que você encontra na Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu