Blog Bem Panvel

Copa do Mundo 2022: tudo que você precisa saber para acompanhar

Por 
 | 
24/10/2022
5 min. de leitura

Um dos eventos mais aguardados pelos amantes do futebol já está chegando. A Copa do Mundo 2022 reúne diversos brasileiros, seja em casa ou em outros lugares. E nesta edição, ocorreram algumas mudanças no torneio, como o período da competição. Com isso, é provável que algumas dúvidas possam surgir.

Mesmo quem não é apaixonado por futebol, sempre reserva um tempinho para acompanhar as partidas. Por isso, para deixar você atualizado sobre todas as novidades da copa, nós, da Panvel, preparamos esse conteúdo exclusivo.

E para acompanhar a 22ª edição da Copa do Mundo, fique com a gente  até o final e descubra quando começa, quais são as seleções participantes e outras curiosidades. Vamos lá?

Onde é a sede da Copa do Mundo 2022?

Em dezembro de 2010, o Comitê Executivo da FIFA já tinha escolhido o país para sediar a 22ª edição da Copa do Mundo, através de uma votação em Zurique. Para este ano, o Catar é a sede do evento, realizado em Doha, capital do país.

Com isso, as seleções começam a se adaptar a um dos principais fatores, que é a questão do clima. Além disso, é importante destacar que essa característica influenciou a mudança da data do torneio.

Você pode ler também:

- Hábitos diários para o cuidado da pele

Quando começa a Copa do Mundo?

É importante lembrar que a copa já tem uma data padrão para a realização da competição, sendo sempre em junho e julho. No entanto, esse ano, ela começará no dia 20 de novembro, terminando em 18 de dezembro.

Isso porque, durante os meses de junho e julho, o Catar possui altas temperaturas por conta do verão. Já no fim do ano, elas chegam até 25º, melhorando as condições para os jogadores e visitantes.

Uma curiosidade sobre isso, é que propuseram a ideia de projetar os estádios com ar-condicionado para evitar as alterações. Contudo, ela foi rejeitada, permitindo a mudança da data pela primeira vez.

Qual partida irá abrir a competição?

A abertura do jogo é um dos pontos mais importantes do evento, e como é tradição, o time que abre a copa é sempre o dono da casa. Por isso, a primeira partida de futebol acontece entre o Catar e o Equador.

É importante ressaltar que esse jogo acontece no dia 22/11, domingo, às 7h, pelo horário de Brasília. Contudo, o próximo jogo será realizado só no dia seguinte.

Quantas seleções participam?

Apenas 32 seleções são classificadas para participar da Copa do Mundo, que vão disputar entre essa quantidade de times. No entanto, de início, seriam 48, mas o planejamento foi mudado para a copa de 2026.

Vale ressaltar que a classificação é feita através de jogos eliminatórios, disputados entre os continentes. Cada um, leva determinada quantidade de times, que venceram durante as competições.

Mas é possível um continente não ser representado por nenhuma seleção? Sim, isso pode acontecer. Abaixo, você confere a distribuição de cada um. 

  • País anfitrião;
  • Oceania (Nenhuma seleção).
  • Ásia (5 seleções);
  • África (5 seleções);
  • América Central e do Norte (4 seleções);
  • América do Sul (4 seleções);
  • Europa (13 seleções);

A América do Sul será representada pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Equador. Esses foram os times que se classificaram durante as eliminatórias.

Quando o Brasil estreia na Copa do Mundo 2022?

Agora, é hora de falar do Brasil na Copa do Catar. O time vai fazer sua grande estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.

A torcida é bastante grande e a expectativa é maior ainda para as partidas do Brasil. Caso o Brasil ganhe essa edição, ele conquistará o hexacampeonato na Copa do Mundo.

Além dessa, o Brasil possui mais duas partidas à frente para competir, que são nos dias:

  • 28/11 Brasil x Suíça, às 13h;
  • 02/12 Brasil x Camarões, às 16h.

Outra informação importante é sobre o fuso horário, que é seis horas a mais que o horário de Brasília

O Brasil ficou em qual grupo?

Ao todo, as 32 seleções são divididas em 8 grupos, definidos através de um sorteio feio pela FIFA. O Brasil acabou ficando no Grupo G, junto de mais três seleções, sendo: Sérvia, Suíça e Camarões.

E para assistir o Brasil, você pode reunir os amigos e família para acompanhar a competição. Mas afinal, por onde é possível ver todas as partidas? A seguir, é possível conferir algumas dicas.

Onde dá para assistir a copa?

Para acompanhar de perto a Copa do Mundo 2022, você pode assistir por vários canais da TV. O evento será transmitido na televisão aberta, fechada e também nas plataformas de streaming. Você pode acompanhar pelo:

  • TV Globo (aberto);
  • SporTV; (fechado);
  • Globoplay + canais ao vivo.

Quais serão os estádios para as partidas?

Oito estádios do Catar vão receber os jogos da copa, lembrando que eles estão localizados em cidades diferentes. Além disso, as arenas foram adaptadas com tecnologia de ponta, a fim de lidar com as temperaturas climáticas do país.

Confira aqui os nomes de cada estádio e a região em que eles estão localizados.

  1. Al Thumama (Doha);
  2. Al-Janoub (Al-Wakrah);
  3. Al-Bayt (Al-Khor);
  4. Ahmed Bin Ali (Al-Rayyan);
  5. Estádio da Cidade da Educação (Al-Rayyan);
  6. Estádio Nacional de Lusail (Lusail);
  7. Estádio Internacional Khalifa (Doha);
  8. Ras Abu Aboud (Doha).

Leia também:

- Dermocosméticos: o que são, quais os tipos e os benefícios

Final da Copa do Catar

No dia 18 de dezembro, acontece o encerramento da copa, com a última partida para decidir o grande campeão. E podemos considerar o Brasil um possível candidato a ser favorito, por conta do seu bom desempenho nas eliminatórias.

Isso porque, durante os 17 torneios, a seleção ganhou 14 e empatou três partidas, sem perder nenhuma. No entanto, outros times também seguem como favoritos. Vamos torcer bastante, para o Brasil sair campeão.

E se você pretende sair de casa para assistir a Copa do Mundo de 2022 ou mesmo viajar ao Catar, é importante ter bastante atenção aos cuidados com a sua pele. Isso porque, as altas temperaturas do clima podem prejudicá-la. Por isso, a dica da Panvel é levar na bolsa produtos da Linha Dermocosméticos, assim, você pode aproveitar cada gol sem se preocupar com a saúde da pele.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu