Blog Bem Panvel

Dia Nacional do Futebol: o esporte que une as pessoas

Por 
 | 
19/07/2022
3 min. de leitura

O Dia Nacional do Futebol, data comemorada anualmente no dia 19 de julho, foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, com o intuito de homenagear o time Sport Clube Rio Grande,  do Rio Grande do Sul. Fundado em 19 de julho de 1900, o time foi o primeiro registrado como clube de futebol no Brasil.

O esporte democrático

Quando falamos em esporte, qual é o primeiro que vem na sua mente? Certamente é futebol. Isso porque o esporte se consolidou como o mais popular no Brasil e no mundo. O futebol teve seus primórdios na Inglaterra em 1863, mas no Brasil ele surgiu como esporte oficial somente em 1894. E, desde então, devido a admiração dos brasileiros pelo esporte, o Brasil ficou cada vez mais conhecido como o país do futebol.

Para o professor Osvaldo Siqueira, coordenador de performance das Categorias de Base do Grêmio, o futebol é um dos esportes mais democráticos e integradores que existe no mundo.

“No ponto de vista social, o futebol é um esporte que permite você conhecer pessoas diferentes e de participar de uma maneira coletiva. É uma modalidade que permite esse aspecto coletivo de times mistos, com participação só de homens, só de mulheres, de pais com crianças, ou seja, de acordo com quem estiver organizando a atividade”.

Além disso, Siqueira aponta que, para além do lazer, o futebol é capaz de melhorar a saúde das pessoas.  Assim como qualquer outro esporte, quando realizado de forma regular e adequada, o futebol contribui para o fortalecimento da musculatura, melhora a capacidade respiratória, garante maior equilíbrio, coordenação e agilidade, além de prevenir o sedentarismo e doenças crônicas.

Quer começar a jogar futebol?

Para aqueles que ainda não praticam o esporte – e até mesmo para aqueles que já praticam – o coordenador das Categorias de Base do Grêmio deixou algumas dicas. Antes de qualquer coisa, ele ressalta que qualquer pessoa deve realizar regularmente exercícios físicos, desde que orientado e acompanhado por profissionais, e o mais importante: é preciso escolher um esporte que você gosta. Agora, tratando-se do  futebol, Siqueira diz que é preciso seguir as seguintes regras:

  • Ver como está sua saúde, ou seja, se você é uma pessoa saudável ou se tem alguma limitação para praticar o esporte.
  • Definir a intensidade dos exercícios. Especificamente no futebol, é preciso tomar alguns cuidados, como estar atento a determinadas posturas para evitar lesões.
  • Separar vestuários e calçados adequados.
  • Hidratar-se bastante antes, durante e após a atividade, para evitar a desidratação.
  • Cuidar para não ter uma alimentação pesada antes e após a prática – sempre optar por alimentos leves.
  • Fazer um bom aquecimento para evitar lesões.
  • Usar protetor solar sempre que necessário.
  • Usar hidratante labial em dias frios para evitar ressecamentos.

Futebol é sinônimo de paixão

Para Osvaldo Siqueira, a palavra que resume o esporte é a paixão. Assim como Siqueira, milhares de pessoas ao redor do mundo carregam no peito o amor pelo esporte e por seus respectivos times desde pequenos. O professor conta que desde  muito cedo o futebol é presente na sua vida, isso porque passou a infância acompanhando o pai que era jogador de futebol.

“Convivi durante quase uma década assistindo a jogos. O futebol pra mim é uma coisa apaixonante. Ele tem essa característica de democratização e cria oportunidades de relacionamento, de convivência, de regras para a vida, de respeito e de limites. E também é um esporte de amplas possibilidades”.

Fonte: hygia saúde

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu