Blog Bem Panvel

Principais tipos de exercícios físicos e seus benefícios para a saúde

Por 
 | 
03/07/2022
3 min. de leitura

Não é mais segredo para ninguém que praticar exercícios físicos regularmente traz diversos benefícios para a saúde, não só física quanto mental também. Aqui mesmo no blog já tratamos desse assunto. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao realizar esses exercícios, seja na intensidade ou até na forma que faz.

Existem alguns acessórios que auxiliam no processo de realizar exercícios, ou até mesmo ajudam na recuperação e prevenção de lesões que possam vir acontecer durante a prática de exercícios. E é sobre esses acessórios que falamos no post de hoje. Confira!

Quanto tempo dura a bolsa térmica?

A bolsa térmica é uma ótima aliada na hora de combater dores musculares, cólicas e enxaquecas. E apesar de parecer um item tão simples, ela também precisa de alguns cuidados especiais, além de que existem diferentes tipos e modelos, indo desde as bolsas de borracha, mais comuns, até as bolsas elétricas.

As compressas de água fria são mais indicadas para tratar traumas recentes, no período de 48 horas. Isso porque o frio reduz a circulação sanguínea, ajudando a conter o processo inflamatório. Já as de água quente são recomendadas para tratar processos inflamatórios crônicos. Além disso, elas podem ser utilizadas para relaxamento muscular e alívio de cólicas menstruais.

Quanto à sua duração, as mais comuns feitas de borracha podem durar até cinco anos. Já as bolsas térmicas que possuem gel em seu interior, o recomendado é realizar a troca por uma nova a cada três anos, no máximo.

Para que serve o protetor plantar?

Diversos são os motivos que podem levar a problemas e dores nos pés, como por exemplo, o impacto de pisadas erradas ou causados por praticar esportes, obesidade, sapatos apertados ou longos períodos em pé.

Claro que para um tratamento eficiente é necessário procurar um profissional da saúde, como um ortopedista. No entanto, o protetor plantar ajuda a aliviar as dores e sensação de queimação nos pés.

Além disso, previne lesões nas articulações, tendões, joelhos e tornozelos, assim como ajuda a corrigir problemas de postura.

Onde encontrar cotoveleira ortopédica?

Cotoveleiras são muito usadas por praticantes de esportes como vôlei, basquete e skate. Isso porque esses esportes exigem bastante movimentação e esforço dessa parte do corpo, deixando-o também bastante suscetível a lesões. Essas lesões acontecem de forma mais significante por conta da grande quantidade de calor produzida nessa região.

Assim sendo, a cotoveleira ortopédica pode ser utilizada para reduzir o calor produzido no cotovelo, melhorando significativamente a circulação e prevenindo dores e incômodos musculares.

Quando usar meias de compressão?

As meias de compressão, como o próprio nome já indica, são meias que realizam pressão na perna e melhoram a circulação sanguínea. Normalmente são indicadas para quem sofre de varizes e outras doenças ligadas à má circulação sanguínea.

Seu uso deve ser indicado por um médico, visto que existem diversos modelos que atendem diferentes causas. Os modelos apresentam diferentes gradientes de pressão e altura, existindo algumas que cobrem só o pé, outras que chegam até a coxa e outras que cobrem toda a perna e o abdômen.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu