Blog Bem Panvel

Calor x pressão baixa: conheça mais sobre essa relação

Por 
 | 
18/01/2023
2 min. de leitura

O calor intenso e frequente é uma das principais características do verão. Essas altas temperaturas são perfeitas para aproveitar as praias e piscinas, mas também podem afetar a nossa saúde e um dos efeitos mais comuns desse abafamento é a queda de pressão. Para explicar esse fenômeno, como se prevenir e o que fazer caso ele ocorra, preparamos um material especial com o cardiologista do Hospital Mãe de Deus Dr. Cícero Baldin.

Qual a ligação entre as temperaturas elevadas e a queda da pressão?

A exposição ao calor, mesmo que rápida, entre 30 e 50 minutos, pode causar uma vasodilatação, o alargamento dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue tem mais dificuldade de circular normalmente, levando a queda da pressão exercida por ele nas nossas veias e artérias. A desidratação também pode colaborar com essa redução, além de concentrar o sangue, fato que aumenta as chances de problemas cardíacos.

Os sintomas mais comuns dessa diminuição são tontura, vista embaçada, instabilidade e, eventualmente, desmaios. Caso comece  a senti-los, busque ambientes refrigerados, tente se refrescar, se deite e levante as pernas. O uso do sal, apesar de popularmente citado, não é eficiente para a melhora do caso.

“Quando uma pessoa está passando mal, ela já está em uma situação em que até o sal fazer efeito e ajudar a expandir o volume circulatório ainda vai levar um tempo. Não vai resolver. Em caso de pressão baixa, se não estamos em um ambiente com atendimento médico, o ideal é deitar e levantar as pernas. É uma solução temporária. Se estiver desidratado e em um ambiente hospitalar, receberá soro”, explica o Dr. Cícero.

Como fugir desses efeitos durante a temporada de calor

Para evitar essa situação, o indicado é se manter hidratado. Durante o verão, é recomendado um aumento de 50% no consumo de água em relação ao inverno. Além disso, utilize roupas leves e evite a exposição excessiva ao calor.

Com os idosos, a atenção deve ser redobrada. Esse público fica mais suscetível às altas temperaturas e à desidratação extrema. Em alguns casos, essa combinação pode levar inclusive à insuficiência renal e à morte. Por isso, o cuidado com o consumo de líquidos para os mais velhos é ainda mais importante, já que, muitas vezes eles não conseguem solicitar ou até mesmo identificar a sua própria sede.

Mesmo sendo importante seguir essas orientações e garantir toda a saúde e bem-estar durante a estação mais quente do ano, é importante salientar que, na maior parte das vezes, a pressão baixa não traz consequências mais graves, sendo, inclusive, um sinal positivo. “Em termos gerais, ela é sempre muito boa. Só que, caso ela seja um sinal de algum problema, como alguma infecção, hemorragia ou distúrbio na tireoide, é claro que você precisa de cuidados. No entanto, se você não possui nenhuma dessas questões, terá uma longevidade maior do que quem tem pressão alta”, complementa o Dr. Cícero.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

6 comments on “Calor x pressão baixa: conheça mais sobre essa relação”

    1. Olá, Francisco! É muito bom saber que nosso conteúdo tem sido uma boa orientação para nossos leitores. Se gostou desse post, continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades por aqui! #FiqueBem 💙

    1. Olá, Marlene! Ficamos felizes em ajudar com nosso conteúdo informativo. Continue nos acompanhando para mais novidades, e #FiqueBem 💙

  1. Muito obrigada por informações tão relevantes, de uma maneira tão acessível e didática, que nos ajudam a entender sintomas da hipotensão sem ficarmos apavoradas com a situação. Gratidão 🙏

    1. Olá, Tânia. Ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo sobre Calor x Pressão baixa; Elaboramos com muito cuidado para passar a informação com clareza e responsabilidade para nossos leitores e clientes. Continue nos acompanhando que teremos bastante conteúdos informativos e dos mais variados assuntos 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu