Blog Bem Panvel

10 dicas para cuidar da pele neste verão

Por 
 | 
25/11/2022
3 min. de leitura

O verão está chegando e nada melhor do que lembrarmos de cuidados básicos para aproveitar essa estação da forma mais saudável possível, mantendo a vivacidade da pele e a saúde do organismo, em geral. Por isso, a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini, elencou 10 dicas bem práticas, que você deve ter sempre em mente, especialmente nesta época de altas temperaturas e sol forte. Portanto, anote aí:

1. Use filtro solar

O filtro solar pode ser:

- em "sérum" (bem sequinho e fininho, bom para quem tem pele oleosa ou barba);

- em creme (mais hidratante, para pele mais seca ou com toque seco para peles mais oleosas);

- em bastão (para facilitar a reaplicação);

- com cor (parecendo uma base, ótimo para quem tem manchas ou deseja a praticidade de um filtro que já dê um aspecto de maquiagem);

- fluido oil free (sem óleo, muito utilizado para quem gosta de toque seco e pratica esportes);

- ou bifásicos corporais (que dão aquele “glow” ou brilho no corpo).

Escolha os filtros que protejam contra os raios UVA/UVB e que tenham, no mínimo, o fator (FPS) 30 de proteção. Não esqueça de proteger os lábios, as orelhas, o dorso dos seus pés e mãos!

2. Proteja-se do sol

Adote medidas de proteção físicas, como chapéu, guarda-sol, camisetas com proteção solar e até luvinhas para dirigir, no dia a dia, com proteção UV (ultravioleta). Caso opte por se proteger do sol embaixo de barracas ou tendas, escolha as feitas em algodão ou lona.

3. Hidrate-se

Beber água é fundamental. A hidratação é um conceito de dentro para fora!

4. Conte com produtos dermatológicos

O uso de antioxidantes, como a vitamina C, pode auxiliar a prevenir os danos na pele. Procure o seu dermatologista, que poderá avaliar o produto ideal para o seu tipo de pele e idade.

5. Utilize óculos de sol

Os olhos também devem ser protegidos no verão. Portanto, não se esqueça do uso de óculos com lentes escuras e que protejam os olhos dos raios solares. Opte por óculos de boa qualidade e procedência e que bloqueiem os raios UV.

6. Abuse de hidratantes

Use loção hidratante no corpo inteiro e hidrate o rosto com produtos apropriados para manter o manto lipídico (uma camada que recobre a superfície da pele). Assim, você evita uma aparência craquelada e ressecada.

7. Evite banhos quentes

Aproveite o calor para tomar banhos com temperaturas mais amenas. Sua pele vai lhe agradecer.

8. Fale com o dermatologista

O seu dermatologista pode lhe orientar quais os produtos mais apropriados para usar e manter durante o verão. É importante interromper o uso de cremes com ácidos que possam manchar a sua pele com a exposição ao sol.

9. Saiba como usar os produtos

Quando for necessário usar filtro solar e repelente, aplique primeiro um e depois o outro, nesta ordem mesmo. Sendo que é preciso reaplicar o filtro, de duas em duas horas, quando estiver se expondo ao sol. Uma outra boa dica para quem usa maquiagem é usar o filtro solar em pó, para retocar durante o dia.

10. Fique atento ao relógio

Cuide os horários adequados, evitando a exposição solar entre às 10h da manhã até às 16h da tarde. E curta o verão com saúde!

Fonte: Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini (CRM 31551), dermatologista do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu