Blog Bem Panvel

Como administrar o consumo de chocolates após a Páscoa

Por 
 | 
17/04/2023
2 min. de leitura

O mês preferido dos chocólatras é a desculpa para receber e presentear com deliciosos ovos de chocolate. A iguaria combina o cacau, que tem antioxidantes e anti-inflamatórios benéficos para a saúde, com açúcar e gordura, considerados vilões da dieta saudável. Agora que a Páscoa recém passou, você também ficou com um pequeno estoque de chocolates para consumir nos próximos dias ou semanas?

A nutricionista Jéssica Ferreira explica que é possível fazer um consumo equilibrado de chocolates mesmo nos dias após a Páscoa. Para isso, é preciso evitar comer o chocolate quando estiver com fome. Nessa hora, é importante fazer uma refeição completa e que vá gerar saciedade. “O chocolate vem como uma sobremesa e se você estiver saciado, conseguirá controlar mais a quantidade que for consumir”, explica a nutricionista.

Outra dica é evitar mastigar o chocolate. Ele possui uma textura macia, fácil de derreter na boca. Quando deixamos que ele derreta, demoramos mais para consumir, sentimos mais o sabor, já que aguça as papilas gustativas e isso também ajuda a controlar a quantidade.

Para não abrir mão desse gostinho doce, o ideal é consumir apenas uma pequena porção diária. A dica é dividir por pedaços ou quadradinhos e guardar o chocolate separadamente, para consumir aos poucos, após as refeições. A porção ideal de chocolate é individual e varia conforme as características de cada pessoa, mas muitos nutricionistas consideram até 40g por pessoa uma quantidade diária adequada.

Não faça um estoque

Quando o chocolate da Páscoa acabar, procure não fazer um novo estoque. “Quanto mais chocolate temos, maior costuma ser a vontade de comer até acabar”, explica Jéssica.

A nutri também chama a atenção para o fato de que a ingestão de açúcar não é recomendada para crianças menores de dois anos.  “Para as crianças maiorzinhas, vale começar a ensinar cedo a melhor maneira de consumir o chocolate, colocando horário, limitando quantidade, ensinando a deixar derreter na boca... E o mais importante: as crianças são movidas pelo exemplo. Portanto, os pais devem praticar os hábitos que querem que seus filhos pratiquem também”, diz Jéssica.

Consumo em excesso

Exagerou no consumo de chocolate? Evite a culpa e volte à alimentação saudável e equilibrada. “Uma exceção alimentar não vai tornar você mais ou menos saudável ou fazer você emagrecer ou engordar. O que dita isso é o seu conjunto de refeições e como é a sua rotina alimentar”, explica a nutricionista.

Chocolates mais saudáveis

Você não escolheu o chocolate que ganhou de Páscoa, mas pode ficar atento para optar por alternativas mais saudáveis quando for consumir a iguaria. Os chocolates produzidos com maior quantidade de cacau (acima de 60%) e menor quantidade de açúcar podem ser consumidos de forma mais saudável.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu