Blog Bem Panvel

Comidas da primavera: alimentos para a troca de estação

Por 
 | 
28/09/2023
5 min. de leitura

Aproveitar as comidas da primavera é essencial para manter a saúde, melhorar a imunidade e evitar alergias e doenças comuns nessa época do ano.

Mais frescos, leves e muito saborosos, os alimentos da primavera vão te ajudar a aproveitar a estação com saúde e disposição.

Quer descobrir quais são as melhores comidas da primavera e como elas beneficiam a saúde, além de ver sugestões de pratos e receitas e dicas para manter um estilo de vida saudável durante a estação? Então, é só continuar lendo!

Quais comidas da primavera consumir?

A primavera é época de diversas frutas, legumes e verduras frescos, que podem ser aproveitados por um preço melhor, com mais sabor e menos agrotóxicos. Confira alguns dos melhores alimentos para consumir nessa época e seus benefícios:

  • Aspargos: são versáteis e podem ser grelhados, assados, cozidos no vapor ou adicionados às saladas. Têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, melhora a saúde dos sistemas cardíaco e digestivo e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Ervilhas: podem ser cozidas no vapor, adicionadas às sopas, saladas ou pratos de massa. É rica nas vitaminas A, do complexo B e C, além de minerais como potássio, cálcio, fósforo, ferro, cobre e enxofre.
  • Morangos: são muito saborosos por si só, e também podem ser usados em sobremesas e saladas. Essa fruta é rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6. Também é uma fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.
  • Rabanetes: São muito usados em saladas e consumidos como aperitivos. Têm efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, ação desintoxicante, eliminando toxinas, e ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares.
  • Espinafre: pode ser usado em saladas, pratos de massa, omeletes e muitas outras receitas. Conhecido por ser rico em ferro, ajuda a prevenir doenças como a anemia. Também é fonte de vitaminas C, E e K, betacaroteno e folato, que ajudam na saúde cardiovascular.
  • Framboesas: podem ser consumidas frescas ou usadas em diversos tipos de sobremesas. É uma ótima fonte de vitamina C e de compostos que têm ação antioxidante e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
  • Agrião: é ótimo para saladas e outras receitas, como sanduíches, sopas e tortas. Rico em flavonoides e nas vitaminas A, C e K, ele fortalece a imunidade e a estrutura óssea, previne doenças cardiovasculares e protege os tecidos oculares.

Além disso, invista nos grãos, como aveia, cevada, milho e quinoa, e prefira consumir carnes magras, como peixes de água doce, camarão e cordeiro. A primavera também traz outros vegetais e frutas frescas muito saborosos, dependendo da sua região. Aproveite a estação para experimentar novos alimentos e se surpreender!

Alimentos para impulsionar a imunidade

Manter o sistema imunológico forte e saudável é muito importante para que o nosso corpo consiga se adaptar às mudanças climáticas trazidas pela nova estação. Alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes fortalecem a imunidade e previnem doenças e infecções.

Invista nas frutas cítricas, como laranjas, limões, grapefruits e tangerinas, que são ricas em vitamina C. Elas são muito usadas para fazer sucos, molhos, caldas e bolos. Outra dica são os vegetais verdes, como brócolis e espinafre, que ficam ótimos em saladas, refogados, sopas, pratos de massa, omeletes e tortas.

O alho e o gengibre, muito usados para temperar diferentes receitas, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a apoiar a saúde imunológica.

Aposte também em alimentos como salmão, abacate, cenoura, amêndoas, nozes, chá-verde e açafrão. Outra dica é investir em suplementos de vitamina C, multivitamínicos e florais para baixa imunidade.

Alimentos que aliviam alergias

Durante a primavera, as constantes mudanças de temperatura e o alto índice de pólen podem causar alergias respiratórias como rinite, sinusite, bronquite e asma. É bem comum surgirem espirros, tosse, coriza e congestão nasal, coceira nos olhos e no nariz, além da dificuldade para respirar.

Alimentos como peixes, pimentões, cebolas, ovos, sementes e vegetais verde escuros são ótimos para incluir nas refeições diárias, em diferentes receitas, como ensopados, risotos e massas. Eles fortalecem a imunidade e preparam o corpo para combater alergias e infecções.

Frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã e kiwi têm ação antioxidante e também são grandes aliadas no tratamento dos sintomas alérgicos.

Aposte também nos iogurtes com lactobacilos, no mel e no gengibre, que podem ser adicionados em sobremesas e pequenas refeições. Vários chás e infusões também têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a aliviar os sintomas de alergias. Camomila, hortelã, açafrão, canela e gengibre são ótimas opções.

Dicas de prevenção de doenças e alergias na primavera

Além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, é importante adotar alguns hábitos que ajudam a prevenir e amenizar as alergias comuns na primavera. Evite o contato com substâncias como poeira, pelos de animais, fumaça, produtos de limpeza e perfumes fortes, que podem agravar os sintomas.

Mantenha os ambientes da casa sempre limpos e arejados, usando panos úmidos e aspirador de pó, e troque a roupa de cama regularmente. Deixar colchões e travesseiros ao sol também ajuda a combater ácaros e fungos. Outra dica é fazer sempre a lavagem das narinas para promover a limpeza e usar um spray nasal em caso de congestão.

Ao sair de casa, mantenha as janelas do carro fechadas e procure usar óculos de sol, para proteger os olhos do impacto do pólen e do sol. Evite passear em clubes de campo e fazer atividades de jardinagem, como cortar grama.

Tome a medicação e os suplementos prescritos pelo seu médico e faça o acompanhamento adequado. Caso os sintomas não desapareçam ou piorem, procure atendimento médico.

Além das alergias, gripes e resfriados são comuns na primavera e pedem outro tipo de tratamento. Também é importante fazer o autoteste e descartar a possibilidade de Covid-19.

Estilo de vida saudável na primavera

Tenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, evitando consumir alimentos processados e açúcar em excesso. Beba bastante água para manter as células do corpo hidratadas e durma de 7 a 9 horas por noite para fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, siga uma rotina regular de exercícios, fundamental para manter a saúde e o equilíbrio do organismo. As atividades ao ar livre, como: corrida, ciclismo, vôlei de praia, yoga e funcional, são ótimas para se manter ativo e aproveitar a estação.

Também é importante evitar a exposição excessiva ao sol e sempre lembrar de aplicar e reaplicar o filtro solar. Lave as mãos regularmente, mantenha a vacinação em dia e evite o contato com pessoas doentes para reduzir o risco de contrair doenças e infecções.

Agora que você já sabe quais são as principais comidas da primavera e quais são os cuidados necessários para essa época do ano, já pode curtir a estação com equilíbrio e responsabilidade, com atenção para fortalecer a imunidade e prevenir doenças e alergias. Essas dicas foram úteis para você? Confira outros conteúdos sobre saúde e bem-estar no Blog Bem Panvel e encontre as melhores opções de antialérgicos no site!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu