Blog Bem Panvel

Cinco atitudes para ajudar a prevenir as doenças respiratórias no inverno

Por 
 | 
01/07/2023
3 min. de leitura

Com a chegada do frio, algumas doenças tendem a se tornar mais comuns. É o caso de gripes, resfriados, bronquites e sinusites, que começam a ser relatados por amigos e familiares.

A médica infectologista Camila Lopes Ahrens explica que essas doenças podem ocorrer em qualquer época do ano, mas a incidência tende a aumentar durante os meses mais frios, quando a combinação de fatores como a menor circulação de ar e a maior proximidade entre as pessoas em ambientes fechados facilita a circulação dos vírus.

“É impossível garantir que você não terá nenhuma ocorrência de gripe ou outras doenças relacionadas durante um inverno inteiro. O sistema imunológico de cada pessoa é único e pode responder de maneira diferente aos patógenos. No entanto, tomar precauções pode ajudar a reduzir o risco de infecção e minimizar os sintomas, caso ocorram”, explica a médica.

Conheça as medidas indicadas pela infectologista para ajudar a diminuir as chances de contrair doenças durante o inverno:

Tome a vacina da gripe

A vacinação contra a gripe é uma das melhores maneiras de prevenir a infecção pelo vírus da gripe. No entanto, a vacina não é 100% eficaz, pois o vírus da gripe pode sofrer mutações. Além disso, existem outros vírus respiratórios que podem causar doenças semelhantes à gripe.

Cuide da higiene pessoal

Lavar as mãos regularmente com água e sabão, especialmente antes de comer ou tocar no rosto, pode ajudar a prevenir a propagação de germes. Também é importante cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar, em vez de usar as mãos.

Evite o contato próximo com pessoas doentes

Se possível, evite o contato próximo com pessoas que estejam doentes ou apresentando sintomas de doenças respiratórias. Isso pode ajudar a reduzir o risco de exposição a vírus e bactérias.

Mantenha os ambientes ventilados

Manter os ambientes internos bem ventilados pode ajudar a reduzir a concentração de vírus no ar. Abrir janelas ou usar sistemas de ventilação adequados pode ajudar a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.

Leve um estilo de vida saudável

Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares, sono adequado e gerenciamento do estresse, pode fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções.

Você já adquiriu como rotina essas atitudes? São medidas ainda mais importantes para idosos, crianças pequenas, gestantes, pessoas com condições médicas crônicas e imunocomprometidos. Se você tem um amigo ou familiar ou amigo neste grupo, compartilhe os cuidados. E se sentir quaisquer sintomas, procure atendimento médico ou faça o teste da gripe.

Para saber mais sobre a saúde em dia no inverno, leia a edição de julho da Revista Panvel. Além de notícias sobre bem-estar, saúde e beleza, você encontra cupons de descontos exclusivos. Retire o seu exemplar gratuitamente na filial mais próxima e folheie online nos nossos canais digitais. Boa leitura!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu