Blog Bem Panvel

Chá caseiro: dicas para manter sua imunidade fortalecida

Por 
 | 
22/08/2023
5 min. de leitura

Se você está sentindo seu sistema imunológico prejudicado, existem opções de chá caseiro para aumentar a imunidade e cuidar da sua pele. Com as mudanças de estação, é importante reforçar os cuidados.

São diversas receitas disponibilizadas, direcionadas para determinados tratamentos, auxiliando nos cuidados. Seja de ervas, opções quentes e outras formas, sua funcionalidade está associada ao bem-estar.

Por isso, separamos as principais dicas para aumentar sua imunidade de forma simples com os chás caseiros. Acompanhe o conteúdo até o final e descubra!

Este conteúdo pode ajudar você: Nutridrink: confira receitas para fortalecer o corpo e melhorar a imunidade

Chás: soluções naturais para tudo!

Não é de hoje que o chá caseiro é utilizado para auxiliar no combate a diversos sintomas e doenças, além de fortalecer o organismo. Isso porque, há séculos, essas soluções naturais são grandes aliadas da saúde.

A prática de cuidado utiliza inúmeros elementos, como ervas, frutas, plantas e outras especiarias. Como antigamente a ciência não era tão desenvolvida, os remédios eram os chás e infusões caseiros.

Por exemplo, a camomila é uma das soluções mais conhecidas, principalmente para acalmar e aliviar o estresse. Saiba que o elemento é conhecido por suas propriedades sedativas e calmantes.

Dicas de chá caseiro para aumentar a imunidade e os cuidados com a pele

O sistema imunológico é um dos mais importantes do nosso corpo, pois combate infecções, bactérias, vírus e muito mais. Fortalecer a imunidade é fundamental para garantir o bem-estar.

No entanto, há situações, como a mudança de estação, que acabam prejudicando a imunidade, ocasionando outras condições. Abaixo, você confere opções de chá caseiro para você fortalecer seu sistema e manter o cuidado com a pele.

Chá de gengibre

Essa é uma das opções de chá para aumentar a imunidade, além de trazer outros benefícios ao corpo. O gengibre tem ação anti-inflamatória, atuando na digestão e também na pele.

O gengibre pode ser preparado de forma simples, apenas colocando uma fatia fina da raiz para ferver na água. É importante deixá-lo descansar por alguns minutos antes de bebê-lo.

Confira as orientações de preparo:

  • Fatie o gengibre em rodelas;
  • Em seguida, coloque para ferver em 300ml de água;
  • Após começar a ferver, adicione o gengibre fatiado;
  • Então, deixe descansar por 5 minutos.

Por conta das suas propriedades, o chá de gengibre oferece vários benefícios, como fortalecer o sistema imunológico, aliviar a congestão nasal, além de auxiliar na digestão.

No entanto, é importante ter os cuidados necessários, evitando o consumo em excesso. Caso você esteja grávida, tomando medicamentos ou amamentando, é importante consultar um médico.

Chá de açafrão

O açafrão é uma raiz bastante popular, principalmente por conter propriedades medicinais em sua composição. Também conhecido como cúrcuma, o açafrão é um ótimo aliado para aumentar a imunidade.

Por isso, o chá de açafrão é uma boa opção para você fortalecer sua imunidade de maneira simples, além de melhorar a saúde da pele, por ser um anti-inflamatório. Descubra como preparar!

  • Ferva 600ml de água;
  • Em seguida, misture uma colher de chá de açafrão em pó;
  • Então, adoce o chá com mel, caso queira;
  • Por fim, é só beber o chá!

Assim como qualquer outro tipo de chá caseiro, é importante evitar o consumo excessivo da bebida. A recomendação é consultar um profissional de saúde para o melhor uso da opção.

Chá de canela

Um chá caseiro feito com canela auxilia bastante no fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque suas propriedades têm ação analgésica, bactericida e anti-inflamatória. Além disso, devido aos seus princípios antioxidantes e termogênicos, a bebida também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e contribui com o emagrecimento saudável.

Confira como preparar!

  • Ferva a água com um pedaço de canela em pau ou meia colher de canela em pó;
  • Em seguida, deixe descansar por alguns minutos;
  • Então, adoce com moderação como preferir.

É importante ter alguns cuidados ao ingerir o chá, pois ele poderá causar ardência na boca se consumido em grandes quantidades.

Chá de orégano

O orégano é rico em antioxidantes, além de ter propriedades antimicrobianas, que auxiliam no combate de infecções e fortalecimento de vários sistemas do corpo, como imunológico e digestivo.

Além disso, é importante ressaltar que esse chá também oferece benefícios para a pele e saúde dos cabelos, considerado um cosmético natural.

Descubra como preparar o chá!

  • Primeiro, use folhas de orégano fresco ou seco;
  • Coloque 500ml de água para ferver;
  • Em seguida, deixe as folhas descansarem na água quente por alguns minutos.

A recomendação é beber o chá com moderação, sem grandes quantidades, principalmente por conta do sabor. Caso você seja alérgico a algum tipo de planta da família da menta, evite o uso.

Chá de hortelã

A hortelã é bastante utilizada para fins medicinais porque tem propriedades antioxidantes, analgésicas, digestivas, descongestionantes e anti-inflamatórias. Diversas dores são aliviadas com ajuda do chá, além de auxiliar no combate de infecções.

Saiba como preparar o chá e aumentar sua imunidade.

  • Ferva 250ml de água;
  • Em seguida, coloque algumas folhas de hortelã na água quente;
  • Após isso, deixe descansar por alguns minutos;
  • Por fim, pode beber o chá.

Embora a bebida possa ser consumida regularmente, é fundamental evitar o consumo excessivo do chá de hortelã.

Chá de jasmim

O chá de jasmim tem efeito calmante, devido aos estímulos sedativos das flores de jasmim. Dessa forma, é possível usar nos mais variados tratamentos de estresse e ansiedade e para aumentar a imunidade.

São inúmeros os benefícios oferecidos, como prevenção ao envelhecimento precoce, além do surgimento de doenças crônicas. Veja como usar!

  • Coloque 250ml de água para ferver;
  • Em seguida, adicione flores de jasmim secas na água quente;
  • Então, abafe por 10 minutos;
  • Por fim, tome entre 10 a 15 minutos antes de dormir.

Atenção! Esse chá é inviável para mulheres grávidas, além de ser contraindicado para lactantes. Caso haja necessidade de uso, consulte seu médico.

Por fim, o chá caseiro oferece ampla variedade de benefícios à saúde, além de fortalecer o seu sistema imunológico. São diversas opções para aliviar sintomas de dor de cabeça, envelhecimento precoce, má digestão, estresse e muitos outros.

Lembre-se sempre de consumi-los com moderação, além de dar atenção aos cuidados necessários e orientação médica. E agora que você conhece os segredos do chá caseiro, é hora de entender a importância dos florais para a saúde.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

6 comments on “Chá caseiro: dicas para manter sua imunidade fortalecida”

    1. Olá, Dionísia. Ficamos muito contentes com sua interação no post 'Chá caseiro: dicas para manter sua imunidade fortalecida'. Buscamos sempre trazer a veracidade na informação e a clareza nas palavras para que o conteúdo seja de fácil entendimento para os nossos clientes e leitores. Continue nos acompanhando, teremos bastantes conteúdos informativos e dos mais variados assuntos para você nosso cliente e leitor 😊

  1. gente .muito obrigada .
    farei uso desses chás alguns q tenho em casa.
    Deus abençoe por dividir conhecimeto

    1. Olá, Gislaine, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

    1. Olá, Wagner, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu