Blog Bem Panvel

Chás como alternativa para hidratação no verão

Por 
 | 
16/02/2022
5 min. de leitura

Como os chás são uma alternativa para manter a hidratação no verão

Manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do corpo e a melhor forma de fazer isso é tomando bastante líquido. Normalmente, o líquido escolhido é a água, no entanto, é comum algumas pessoas passarem horas sem beber sequer um copo, seja por falta de costume ou por achar a água “sem graça e sem sabor”, por isso, neste artigo, iremos tratar de alternativas para se manter hidratado, entre elas, os chás.

A hidratação é importante em qualquer época do ano, mas no verão precisamos ter mais atenção e consumir mais líquido que no inverno, por exemplo, visto que com as altas temperaturas a tendência é suar mais, consequentemente, perdemos mais líquido.

Para saber mais sobre a importância da hidratação e como usar outros líquidos e alimentos para esse processo, continue lendo este texto até o final e lembre-se de se hidratar!

Importância da hidratação no verão

O corpo humano é composto, em média, por 70% de água. É através desse líquido que sais minerais, oxigênio e nutrientes são levados para as células. A água também ajuda na hora de eliminar toxinas do nosso corpo, através do suor e da urina.

É comum deixarmos para beber água, ou qualquer outro líquido, apenas quando sentimos sede e algumas pessoas acham que isso é suficiente para manter uma boa hidratação, contudo, o fato de sentir sede é uma forma do corpo alertar sobre a desidratação. Sendo assim, deixar para consumir líquido apenas quando se sente a necessidade é sinal de que o corpo já está em desequilíbrio.

A desidratação tem alguns sintomas, os mais comuns são: boca seca, dor de cabeça, tontura, fadiga, pele seca, fraqueza e pouca urina. Também é possível identificar a desidratação pela cor da urina, quanto mais escura e com odor forte estiver, mais em alerta a pessoa deve ficar. Quando estamos hidratados a urina é quase incolor.

A hidratação, além de ser essencial para o bom funcionamento do corpo, também é uma ótima aliada na hora dos exercícios físicos, já quando desidratado, a cicatrização de machucados, o aumento de massa e a queima de gordura são afetados de forma negativa.

A hidratação também gera alguns benefícios para o corpo humano, como melhor concentração e funcionalidade cerebral, já que a água ajuda na conexão dos neurônios e na transmissão dos impulsos que nos fazem agir. Também ajuda nos músculos, visto que estes precisam de líquido para se movimentarem sem causar atrito.

A hidratação ainda ajuda a evitar cálculos renais, as famosas e temidas pedras nos rins, além de ajudar na saúde do intestino, evitando a prisão de ventre.

Como manter a hidratação

Desde muito novos ouvimos falar que a quantidade ideal de água a ser tomada durante o dia é de 2 litros, no entanto, essa quantidade não leva em consideração o estilo de vida de cada um, a idade, o peso e a altura.

Como podemos ver neste post do Ministério da Saúde todos esses fatores devem ser levados em consideração, visto que impactam diretamente no funcionamento do metabolismo das pessoas.

Sendo assim, para alguns a quantidade de 2 litros por dia é o suficiente, já para outros essa quantidade deve ser maior, como em casos de pessoas que praticam exercícios físicos diariamente, gestantes e idosos, que são mais propensos a ficarem desidratados.

O fato é que devemos beber bastante líquido e consumir alimentos leves e ricos em água para manter o bom funcionamento do corpo. Caso tenha dificuldades em lembrar de consumir líquido durante o dia, uma boa dica é pôr despertador no celular com lembretes de se hidratar.

Comece a criar o hábito de levar uma garrafinha de água para onde quer que vá e tente intercalar o consumo de água com sucos e chás naturais.

O que evitar comer durante o verão

Apesar do verão ser a época do ano que mais combina com uma boa e gelada cerveja e caipirinha, é de extrema importância ter cuidado com o consumo excessivo de bebida alcoólica, isso porque álcool é diurético, o que faz a desidratação aumentar.

Para poder aproveitar bebidas alcoólicas sem maiores preocupações, a dica é intercalar cada copo de álcool com um de água.

Alimentos gordurosos, como chocolate, fritura, carnes gordas, entre outros, devem ser evitados nessa época, pois dificultam a digestão, fazendo com que o corpo trabalhe mais, gaste mais energia e consequentemente gastando mais água, o que pode causar sensação de mal-estar.

Açúcar, macarrão, arroz e outros alimentos ricos em carboidrato devem ser consumidos com moderação, pois são alimentos muito pesados, o que também pode dificultar a digestão. É imprescindível tomar cuidado ao consumir alimentos derivados do leite, já que estes, em temperatura ambiente ou elevadas, podem estragar rapidamente.

Alternativas para uma boa hidratação

Como citado de forma breve anteriormente neste texto, algumas pessoas acabam por não se hidratarem da forma correta por “não gostarem” de água. Mas saiba que isso não é desculpa, já que há diversos outros líquidos e alimentos que podem ajudar na hidratação do corpo.

Algumas frutas são ricas em água e além de serem refrescantes, ajudam a manter a hidratação e na alimentação em geral, como por exemplo, melancia, melão, pera, laranja, morango e uva.

A água de coco é a solução perfeita para quem diz que água não tem gosto. Com um sabor único, além de ajudar na hidratação, a água de coco também ajuda a repor sais minerais perdidos na urina e no suor, isso porque contém potássio, sódio, cálcio, vitamina C e magnésio.

Chás e sucos naturais também são ótimos aliados na hora de se manter hidratado. Além disso, ainda possuem outros benefícios ao organismo, visto que contém as propriedades das frutas e ervas.

Chá gelado para manter a hidratação

O chá está, inconscientemente, ligado ao inverno. Isso porque essa bebida é consumida, na maior parte do tempo, quente. No entanto, ela também pode ser consumida gelada e pode ser uma ótima alternativa para a hidratação no verão.

Chá gelado, além de muito refrescante, ajuda a manter o corpo hidratado e ainda conta com os mais diversos sabores, sem perder os nutrientes e propriedades das frutas e ervas usadas em seu preparo.

A Panvel conta com os chás Sanitas, e são muitas as opções de sabores. Para ajudar na escolha, separamos abaixo os melhores chás para tomar gelado no verão, confira:

  • Chá de capim cidreira: o capim cidreira é muito usado para fins terapêuticos, ajuda no combate a insônia, é bom para pele, ajuda no combate a retenção de líquidos e é diurético, entre outros benefícios;
  • Limão, gengibre e mel: ótimo para combater inflamações e tratar infecções, o chá que contém gengibre, que também auxilia na eliminação do excesso de líquido e favorece a queima de gordura;
  • Chá de laranja: além de melhorar a imunidade do corpo, o chá de laranja também combate o inchaço, visto que ajuda a combater a retenção de líquido no corpo.

São várias as opções de chás que você pode encontrar no site, no app e nas lojas físicas da Panvel que podem auxiliar na hidratação durante o verão. Escolha o sabor que mais te agrada e curta a estação mais quente do ano com muita saúde!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu