Blog Bem Panvel

Coisas que você precisa saber sobre o Câncer de Pâncreas

Por 
 | 
28/11/2023
2 min. de leitura

Antes de mais nada: você sabe como funciona o pâncreas em nosso organismo? O pâncreas é uma glândula, de cerca de 15cm, localizada atrás do estômago, responsável pela produção de insulina e pela absorção de enzimas da digestão. E é nesta pequena glândula que um dos tipos de cânceres mais agressivos se propaga.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de pâncreas apresenta alta taxa de mortalidade. No Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma, a doença ocupa a 14ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes e é responsável por cerca de 1% dos diagnósticos no país.

O adenocarcinoma é o tumor de pâncreas mais comum. Ele se origina no tecido glandular e corresponde a 90% dos casos diagnosticados. Essa é uma das grandes dificuldades para o tratamento da doença. O diagnóstico tardio e a difícil detecção, além da agressividade, tornam este tipo de câncer mais letal.

“Como o diagnóstico é dificultado e geralmente feito de forma tardia, é preciso ficar atento a alguns sintomas e sinais: diabetes diagnosticada recentemente, icterícia (amarelão), dor abdominal, dor lombar, perda de peso inesperada, perda de apetite, náuseas, indigestão, mudanças nas fezes”, comenta o cirurgião oncológico do Hospital Mãe de Deus e coordenador do Centro HPB, Dr. Márcio Boff.

Assim que determinado que a doença está presente no organismo, o tratamento pode ser feito de algumas formas. Nos casos em que um procedimento cirúrgico é uma opção viável, é indicada a ressecção (retirada do tumor). Para alívio dos sintomas e diminuição do tumor, os procedimentos de radioterapia e quimioterapia também são adequados.

À medida que o tempo vai passando, a chance de desenvolver essa doença aumenta. Ou seja, o cuidado precisa aumentar a cada dia. A prevenção para ampliar a chance de não desenvolver o câncer de pâncreas é:

  • Não fumar
  • Evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas
  • Adotar dieta balanceada, rica em frutas e vegetais

Fonte: Hospital Mãe de Deus

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Coisas que você precisa saber sobre o Câncer de Pâncreas”

    1. Olá, Lucia! Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso conteúdo informativo.

      Estamos sempre trazendo novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu