Blog Bem Panvel

Café em excesso: conheça os riscos para sua saúde

Por 
 | 
24/08/2023
4 min. de leitura

O café é a segunda bebida mais popular no Brasil, segundo dados da Conab, presente na rotina de muitos brasileiros.

Porém, o quando consumido em excesso, pode trazer vários riscos à saúde, gerando muitas dúvidas sobre as vantagens e malefícios causados.

É preciso ter cuidado ao inserir o café no seu cotidiano, principalmente quando falamos na quantidade ideal. Contudo, embora o consumo em demasia possa ser prejudicial, a dose moderada da bebida oferece inúmeros benefícios ao seu bem-estar.

Separamos algumas dicas importantes para você consumir a bebida com equilíbrio e segurança. Continue acompanhando a leitura até o final!

Você pode ler também: Aprenda técnicas para ajudar você a dormir melhor!

Café em excesso faz mal?

O café em excesso faz mal, sim, à saúde do ser humano. Isso porque uma das principais propriedades da bebida é a cafeína, que funciona como um impulso de energia, possibilitando picos de agitação e insônia.

Ou seja, a cafeína em excesso traz possíveis riscos à sua saúde, principalmente do coração. São diversos os sintomas gerados pela alta dose da bebida, como palpitações, tremores, crises de ansiedade e problemas mais graves,

Lembre-se que o excesso pode afetar várias partes do organismo, além do coração e o sistema gastrointestinal. Isso porque o alto consumo proporciona desconfortos, incômodos estomacais, azia e até mesmo gastrite.

Além disso, saiba que até mesmo a absorção correta dos nutrientes, como cálcio e ferro, pode ser afetada negativamente. Por isso, é importante dar atenção à dose ideal de consumo.

Café vicia?

Essa é uma dúvida muito comum entre os amantes da bebida. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o café ou cafeína não viciam, é somente considerado vicioso. Ou seja, as pessoas buscam maiores quantidades para se satisfazer.

No entanto, é importante ressaltar que esse processo não se aplica em pequenas doses, apenas no alto consumo da bebida, pois a cafeína é uma droga psicoativa. Por isso, a questão é mais considerada algo psicológico do que biológico.

Como adoçar corretamente?

Quando tomamos café, uma das perguntas que mais está presente é “açúcar ou adoçante?”. Existem diferentes formas para você adoçar a bebida, sem interferir no sabor ou na sua saúde.

Quando for adoçar o café, adoce de forma gradual, provando se está de acordo com o seu gosto. Evite opções de adoçantes calóricos e limite a quantidade na bebida.

Por fim, saiba que são inúmeras as possibilidades para você aproveitar, como:

Café engorda?

Não, o café não engorda. Isso porque a sua principal função é acelerar o metabolismo do organismo e também auxiliar na queima de gorduras.

No entanto, vale ressaltar que o café em excesso, principalmente acompanhado de outros alimentos, pode promover o ganho de peso. Por isso, é recomendado o consumo com moderação.

Efeitos colaterais do café em excesso

Tudo em excesso é prejudicial à saúde e com o café, não é diferente.

O consumo em grande quantidade traz riscos ao seu bem-estar, gerando efeitos colaterais graves e até mesmo a longo prazo.

Problemas de sono

A cafeína possui ação estimulante, por isso, o excesso prejudica o ciclo do sono, principalmente se você for tomar próxima ao horário de dormir. Isso acontece por conta dessa propriedade, que bloqueia os receptores adenosina.

Como o receptor, que promove o sono, é prejudicado, o processo de alcançá-lo torna-se mais difícil e a qualidade acaba sendo comprometida, causando:

  • irritabilidade;
  • fadiga crônica;
  • dores de cabeça;
  • problemas de saúde;
  • entre outros.

Aumento do estresse

O cortisol, hormônio do estresse, presente no organismo, é facilmente elevado por conta da cafeína da bebida.

Devido a isso, o excesso da bebida causa aumento dessa substância, afetando a saúde mental e até emocional, ocasionado:

  • ansiedade;
  • sobrecarga;
  • entre outros problemas.

Bagunça no fluxo mental

O café possui um grande papel no processo de estímulo do sistema nervoso, aumentando o temperamento e a energia de quem está bebendo.

No entanto, esse aumento pode ser prejudicial, possibilitando picos e quedas de energias, afetando assim a concentração e outras questões.

Problemas na pressão arterial

Quem tem possibilidade de desenvolver a doença, é recomendado evitar o alto consumo da bebida. Isso porque, a cafeína aumenta a pressão, resultando no risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como:

  • problemas cardíacos;
  • hipertensão;
  • pressão alta;
  • entre outros.

Colesterol desequilibrado

A relação de colesterol e café pode variar de pessoa para pessoa, no entanto, o excesso pode afetar negativamente os níveis de gordura no sangue.

Dessa forma, é possível haver desequilíbrio no organismo, gerando outros problemas relacionados ao coração a longo prazo.

Qual a dose ideal de café?

Como vimos, o café em excesso pode trazer inúmeros riscos ao bem-estar da saúde, principalmente doenças relacionadas ao coração. Por isso, existe uma dose ideal da bebida para garantir a sua segurança.

A quantidade máxima recomendada de cafeína é de 400 mg, cerca de 600 ml de café. Ou seja, a quantidade ideal da bebida para tomar é de até 3 xícaras por dia.

Por fim, o café em excesso pode trazer inúmeros malefícios à saúde, como ansiedade, riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, problemas de sono e outras condições.

No entanto, consumindo com moderação, você garante o bem-estar da sua saúde, evitando condições negativas futuras.

Além do café, saiba que existem outras bebidas, que consumidas em grande quantidade, também são prejudiciais.

Conhecer cada uma delas e os cuidados, é fundamental na hora de cuidar da saúde. Confira aqui as recomendações para o consumo de bebidas energéticas.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

8 comments on “Café em excesso: conheça os riscos para sua saúde”

    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo, Terezinha! 🤗
      Estamos sempre nos esforçando para trazer novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙 #FiqueBem

  1. Matéria muito boa sobre os riscos que a cafeína pode trazer. Depois ler tudo isso é melhor largar o costume de tomar café em excesso, e sim na dose certa,como vocês falaram, mas infelizmente nem todo mundo dará atenção.Porque se é a segunda mais consumida no Brasil,pode-se dizer que é um costume. Mas quem tem noção do perigo de "tomar em excesso", pensará e fará o certo.

    1. Olá, Ronilson! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

  2. olá,é um assunto muito interessante para os amantes do nosso delicioso café, benefícios e males que podem causar

    1. Olá, Edelci! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

    1. Olá, Loide, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu