Blog Bem Panvel

Energia com moderação: recomendações para o consumo de bebidas energéticas no último mês do ano

Por 
 | 
28/11/2022
2 min. de leitura

O final do ano coloca à prova nossa capacidade de dar conta de mais de uma tarefa de uma só vez. Você também já sentiu que o tempo é pouco para o tamanho da lista de coisas a fazer? A busca por produtividade e disposição faz com que muita gente coloque os energéticos no copo nesta época do ano. O consumo moderado é seguro para adultos, mas é preciso ficar atento. Além da grande quantidade de cafeína, eles são ricos em açúcar e aditivos alimentares relacionados a doenças crônicas.

A nutricionista Liziane Camargo explica que esse tipo de bebida se tornou bastante popular em festas e comemorações como as que são recorrentes nesta época do ano, mas é preciso atenção para o consumo seguro. A primeira orientação é evitar a combinação com álcool. Comum nas festas durante todo o ano, essa mistura tende a ser mais perigosa que o consumo do álcool por si só. Como o energético mascara o efeito do álcool por algum tempo, já que afasta a sonolência, a pessoa costuma sentir, equivocadamente, que está bem.

“Além disso, costuma despertar um maior desejo por álcool. Há mais chances de comportamentos de risco e danos aumentados, maiores até do que as já comumente relacionadas apenas ao álcool”, explica a nutricionista.

Por isso, uma sugestão super bacana e mais segura para evitar essa mistura é fazer drinks de energético com sucos naturais, chás, água de coco ou frutas. Você já experimentou? Que tal usar a criatividade e preparar uma combinação sem álcool?

Veja as dicas da nutricionista para o consumo seguro dos energéticos:

  • O consumo habitual de bebidas energéticas deve ser evitado por pessoas com doenças cardíacas, hipertensão, arritmias, insônia ou sensibilidade à cafeína e outras substâncias presentes na bebida.
  • Não ofereça energéticos a crianças e adolescentes. Nessa faixa etária, há maior sensibilidade aos efeitos da cafeína e outros estimulantes.
  • O consumo excessivo de bebidas energéticas pode causar ansiedade, irritabilidade, insônia, diabetes, tremores musculares e batimentos cardíacos irregulares e acelerados. Interrompa o consumo ao sentir qualquer reação diferente no corpo.
  • A orientação é que adultos consumam, no máximo, 400 mg de cafeína por dia.  Uma lata de 200 ml de energético costuma conter, em média, 70 mg da substância. Uma dose não é prejudicial, mas fique atento para não extrapolar a cota.
  • A combinação com o álcool pede ainda mais moderação do que a ingestão da bebida por si só. Além de acabar se bebendo mais, o energético pode mascarar o efeito do álcool. A sensação é de que você está bem pode te expor a situações de perigo.

Além do consumo moderado de energético, a Revista Panvel de dezembro traz dicas de como viver o último mês do ano com mais leveza e manter uma alimentação equilibrada nas festas de final de ano. Retire o seu exemplar gratuitamente nas filiais da Panvel ou leia a versão do RS abaixo. Boa leitura!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu