Blog Bem Panvel

Autoestima, saúde física e mental em dia: descubra os benefícios de praticar exercícios físicos de forma regular

Por 
 | 
08/03/2024
3 min. de leitura

Praticar exercícios físicos de forma regular traz muitos benefícios, tanto para a saúde do corpo quanto para a saúde mental.  A Organização Mundial da Saúde  (OMS) e a Organização Pan Americana de Saúde indicam que a prática regular pode ajudar a prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Manter o corpo em movimento ajuda, também, a diminuir sintomas de depressão e ansiedade, melhora a memória e auxilia até mesmo no aprendizado.

Além dos benefícios para o corpo e a mente, as atividades físicas podem ajudar na relação com o espelho, porque se movimentar pode ajudar também na autoestima e na auto aceitação.

Escolha atividades que combinem com você

A instrutora de Pilates e ginástica laboral e personal trainer, Joselaine Coelho Cardoso, destaca que é importante começar a praticar exercícios que façam sentido para você. “Procure saber o que realmente você gosta de fazer. Se não gosta de academia, e prefere algum esporte ao ar livre, ótimo! Se  gosta de correr, corra. Comece pelo que te dá prazer. Depois você cria uma rotina com horários, alimentação”, destaca.

Melhore a sua autoestima

Se por um lado é importante praticar exercícios físicos pela saúde do corpo e da mente, por outro Joselaine também fala sobre a importância de aceitar o próprio corpo, pois cada pessoa é única. “Buscar estar bem consigo mesma, com aquela gordurinha a mais, lidar com aquela calça favorita que agora não serve, lidar com olhares externos por não reconhecerem o seu corpo. Aqui eu falo de aceitação e coragem dentro de tantos corpos e gêneros diferentes. Não podemos comparar, cada corpo é um corpo”, acrescenta.

A profissional também destaca que praticar exercícios físicos em grupos ajuda na socialização e abre espaço para novas amizades, por exemplo.

Aumente a sua disposição e bem-estar

A personal e instrutora comenta que muitas alunas relatam a diminuição de dores no corpo e a melhora na correção postural, devido à prática de exercícios físicos. “Além de ser visível a mudança física, o emocional de viver sem dores, de conseguir se relacionar melhor com os seus familiares e cônjuge, se torna mais leve”, diz.

Entenda a química do movimento

Bom, você já entendeu que movimentar-se traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, e também para a relação consigo mesma. A instrutora enfatiza a ciência por trás dos exercícios. “Está comprovado que os exercícios liberam hormônios, aumentam a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios do prazer, responsáveis pela sensação de bem estar, a endorfina, que é a substância produzida pelo movimento do corpo e a dopamina, conhecida por sua participação no ciclo de recompensa e  sensação de prazer”, enfatiza.

Inclua exercícios na sua rotina

Por mais difícil que seja começar ou manter um hábito, é realizando ele com constância que ele passa a fazer parte da sua rotina. Por isso, a profissional destaca que a motivação é o primeiro passo. “Por mais que o profissional seja motivador, a pessoa praticante tem que entender o quanto se exercitar é importante para ela. A  constância  é necessária para os resultados aparecerem. Além do  bom profissional, é preciso organizar ambiente, horários e ter recursos para poder ter resultados”, conclui.

Curiosidade: saiba a diferença entre atividade e exercício físico

Você precisa de atividades e de exercícios físicos, mas você sabe a diferença? Atividade física se refere a qualquer movimento corporal, como andar ou subir escadas, por exemplo, enquanto exercício físico representa treinos planejados com objetivos específicos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Autoestima, saúde física e mental em dia: descubra os benefícios de praticar exercícios físicos de forma regular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu