Blog Bem Panvel

Entenda as semelhanças e diferenças entre Leptospirose e Dengue e previna-se

Por 
 | 
26/05/2024
1 min. de leitura

O Rio Grande do Sul ainda enfrenta graves consequências das enchentes que afetaram 471 das 497 cidades gaúchas, ou seja, quase 95% do estado foi atingido pelas tempestades. Isso de acordo com balanço realizado pela Defesa Civil estadual. 

Neste momento, é super importante redobrar a atenção à saúde. Tanto pessoas que precisaram deixar suas casas, ou serem resgatadas, quanto àquelas que ajudaram nos resgates, e tiveram contato com a água das enchentes ou com a lama, devem observar se surgir algum sintoma de leptospirose, e procurar consulta médica. 

Além dos riscos de contrair leptospirose, a dengue é outra doença que atinge o estado e precisa ser tratada. E como alguns dos sintomas das duas doenças são parecidos, tanto na dengue quanto na leptospirose, preparamos um vídeo sobre as semelhanças e diferenças, e quais são os principais cuidados e formas de se prevenir.

Lembre-se: a recomendação do Ministério da Saúde é não fazer nenhum tipo de automedicação, ou seja, não tome nenhum remédio sem consultar um(a) médico(a). 

Assim que surgirem os primeiros sintomas, busque atendimento médico. 

Fontes: 

https://estado.rs.gov.br/defesa-civil-atualiza-balanco-das-enchentes-no-rs-28-5-18h

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/ministerio-da-saude-reforca-alerta-contra-leptospirose-e-aumenta-prevencao-no-rs

https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202405/21133603-comunicado-de-risco-lepto-e-peconhentos-rs-21-05-2024.pdf

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu