Blog Bem Panvel

Saiba qual é a melhor rotina de cuidados com a pele no verão

Por 
 | 
24/01/2024
4 min. de leitura

Com as altas temperaturas do verão, a gente quer se refrescar com um bom banho de mar ou de piscina, ou ainda aproveitar o calor para descansar em uma rede. E independente da escolha, se você está de férias ou trabalhando, os cuidados com a pele do corpo e do rosto não podem ser deixados de lado - principalmente na estação mais quente do ano.

Por isso, trouxemos dicas de cuidados com a pele durante o verão e quais os dermocosméticos que não podem faltar nos cuidados diários para manter uma pele bonita e hidratada.

Beba água e hidrate a pele

A médica dermatologista Marisa Weiss, destaca a importância da hidratação, tanto em relação à ingestão de água quanto ao uso de hidratantes, independente do tipo de pele. “No verão, a maioria das pessoas fica com a pele ligeiramente mais oleosa. A hidratação é essencial em todas as épocas do ano. Mesmo peles oleosas precisam de hidratação. Se a gente não hidrata a pele, a tendência da nossa pele é colocar mais óleo para poder compensar a falta dessa parte hídrica, ou seja, da água que a pele tem. E no verão, principalmente quem veraneia e fica exposto ao sol, mar, piscina, suor, enfim, precisa repor essa hidratação natural que muitas vezes é perdida”, explica.

Proteja a pele dos efeitos do Sol

Além da hidratação, a dermatologista destaca que a proteção solar é essencial, principalmente por causa dos índices de  ultravioleta muito mais altos do que no restante do ano. Ela indica que o protetor solar deve ser passado no rosto e no corpo, logo pela manhã, antes de usar hidratante. E sempre deve ser avaliado o tipo de pele: seca, mista ou oleosa, para saber qual produto se encaixa com seu perfil. “A gente avalia,  bom, a minha pele é uma pele mista, a gente não pode simplesmente colocar um produto oleoso na  pele. Tem que ter algum componente de hidratação, ou seja, quando a gente fala em hidratação,  a gente tá falando em água, não tá falando em óleo. Alguma coisa que retenha água na pele ou  que faça com que a pele fique mais hidratada, e evitar produtos  oleosos. Peles mais secas já respondem muito bem, gostam de produtos um pouco mais oleosos”.

Em relação aos cuidados com a hidratação do corpo, a dermatologista sugere que o protetor solar seja passado logo pela manhã, nas áreas expostas, como pescoço, colo, braços e mãos. Depois do uso do protetor, você pode optar por hidratantes à base de ureia e ácido hialurônico, se sua pele for mais seca. A recomendação é que a aplicação seja feita depois do banho.

Faça o ritual de skincare diariamente

O indicado, para quem costuma usar maquiagem, é limpar a pele diariamente, de preferência à noite, antes de dormir, com demaquilante ou água micelar e depois lavar o rosto com sabonete neutro. Para quem só utiliza filtro solar leve, pode limpar a pele com sabonete neutro. “Temos que ter especial cuidado com a região dos olhos,  principalmente quem usa rímel. Se ele não é removido adequadamente, pode causar inflamações nessa região. Então, usar demaquilante,  principalmente naqueles produtos que são resistentes à água”, relembra.

Depois da limpeza feita na pele, a dermatologista Marisa Weiss indica alguns ativos que não podem faltar nos produtos, como hidratantes ou séruns, para manter sua pele bonita: ácido hialurônico, que ajuda a hidratar a pele, a vitamina C, que é antioxidante e estimula a síntese de colágeno e os retinóides, que estimulam a renovação celular e melhoram o aspecto da pele.

De acordo com Marisa, a escolha do produto depende do tipo de pele: “ Peles mais secas, pedem cremes, pedem veículos, ou seja, aquele  produto no qual a substância ativa é dissolvida, podemos dizer assim, mais óleos, mais  untuosos. Então, uma pele mais madura ou uma pele mais sequinha precisa de uma base cremosa. Essa  mesma base cremosa pode ser péssima para pessoas que tenham peles mistas ou oleosas, porque  elas podem promover a formação de cravos e espinhas. E aí, nesse caso, a gente deve dar preferência a sérum, gel, creme gel”, avalia.

Se você curte usar make (quase) todos os dias, a dermatologista sugere a aplicação de hidratantes leves antes de passar maquiagem e, ao final do dia, a remoção dos produtos de forma cuidadosa. Demaquilantes com interface oleosa são eficazes para retirar maquiagens de longa duração.

Para quem tem pele sensível

Ainda segundo a dermatologista, no caso de pessoas que têm a pele mais sensível, é preciso cuidado redobrado na hora de escolher os produtos: “Tem que tomar muito cuidado se na composição tiver algum ácido, não conta aí ácido hialurônico, porque ele só tem esse nome porque ele tem um pH ligeiramente baixo, mas quando eu falo em ácidos, eu falo em salicílico, e retinóico, enfim, a própria vitamina C,  para pessoas com pele sensível, porque a vitamina C é o ácido ascórbico, ela pode irritar”, explica. 

A médica ainda relembra que “existem no mercado uma série de produtos  que são direcionados à pele sensível, em geral são produtos que são hipoalergênicos, não tem  perfume, não tem parabenos, não tem substâncias que normalmente irritariam uma pele com maior  sensibilidade.” Ela destaca também que principalmente no caso de pele sensível, é muito importante procurar um(a) médico(a) dermatologista: “Muitas vezes essa pele sensível pode estar escondendo  um quadro de rosácea, enfim, alguma outra questão associada que não é só uma sensibilidade da pele”, enfatiza.

E aí, gostou das sugestões? 

Conta pra gente, nos comentários, quais são os cuidados que você tem com o rosto e o corpo durante o verão.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu