Blog Bem Panvel

Três passos para recuperar o cabelo dos efeitos do verão

Por 
 | 
17/03/2023
3 min. de leitura

Como estão os seus cabelos após o verão? Muitas madeixas chegam ao final da estação exibindo os danos do sol e dos mergulhos no mar e na piscina. Mesmo quem tomou cuidados para preservá-las da radiação, da água salgada e do cloro pode observar como chegam a esta época mais quebradiças, com frizz e sem moldar um fio ao outro, efeitos que tendem a ser acentuados em cabelos crespos ou com química. 

A chegada do outono permite recuperar os cabelos, devolvendo a saúde, maciez, suavidade e brilho exibidos antes do início das férias. A dermatologista Fabiane Mulinari Brenner explica que a hidratação dos cabelos recupera a cutícula (parte externa do fio), mas também é necessário reconstruir a fibra capilar que perdeu massa, composta  principalmente de proteína. 

“Geralmente, esse efeito é obtido com o uso de condicionadores e máscaras. Em casos de fios intensamente danificados, o dermatologista pode orientar tratamentos médicos para repor esta proteína. No consultório, um teste de avaliação da perda proteica avalia a fibra capilar em 25 minutos e permite planejar um tratamento individualizado”, afirma a médica. 

Ritual de recuperação 

Além dos cuidados de limpeza, hidratação e reparação capilar, é possível aproveitar o início da nova estação para cortar as pontas danificadas e reduzir a exposição ao calor de secadores e chapinhas. Quem tem o hábito de pentear o cabelo com escovas pode optar pelas de cerdas naturais, que provocam menos dano nos fios. 

Assim como a pele, os cabelos também refletem os hábitos do dia a dia. Para fios com mais vitalidade, priorize a ingestão adequada de água e a alimentação equilibrada. 

Tratamento para o outono 

Três passos são importantes para a vitalidade dos fios. Nas primeiras semanas após o verão, intensifique o ritual de limpeza, hidratação e recuperação. Conheça os detalhes: 

  • Limpeza: ocorre principalmente pelo shampoo, mas o condicionador também pode ser usado para esse fim. O ideal é usar o shampoo no couro cabeludo e o condicionador nas pontas, para evitar agredir o fio. Shampoos mais adstringentes permitem uma limpeza mais profunda e podem ser usados a cada 15 dias. 
  • Hidratação: condicionadores com ativos hidratantes como aloe vera e óleos de coco, argan e macadâmia são de uso obrigatório após o shampoo. Mesmo depois do verão, produtos leave-in (sem enxágue) continuam recomendados, sobretudo para quem usa secador ou chapinha. 
  • Reparação: Produtos em forma de máscara que permanecem por mais tempo nos fios para agregar proteína à fibra capilar aceleram a recuperação da beleza dos fios. Seu uso pode ser intensificado (pelo menos uma vez por semana) nas primeiras semanas após o verão. 

Recuperação em casa 

Além disso, recuperar a vitalidade e beleza dos cabelos ressecados é uma tarefa que não precisa, necessariamente, ser feita no salão de beleza. A hidratação e até mesmo o cronograma capilar podem ser realizados de forma caseira. Sempre que possível, procure a ajuda do seu médico dermatologista ou do seu cabeleireiro. Eles conhecem o padrão dos seus fios e podem ajudar na escolha de produtos dermatológicos e produtos cosméticos que ajudam na melhoria da qualidade dos cabelos. 

Você costuma fazer tratamentos capilares em casa? Tem gostado dos resultados? Conta pra gente nos comentários! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu