Blog Bem Panvel

Rotina de cronograma capilar: confira passos e produtos indicados!

Por 
 | 
19/03/2024
6 min. de leitura

Montar um cronograma capilar é a melhor forma de garantir cabelos bonitos, fortes e saudáveis de forma completa, tratando diversos tipos de danos. Essa rotina depende das necessidades e objetivos de cada um, por isso deve ser criada com cuidado e atenção.

Entenda o que é e quais são as vantagens do cronograma capilar e saiba como inserir os produtos ideais na sua rotina!

Quais as vantagens do cronograma capilar

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados que inclui diferentes tipos de tratamento para suprir todas as necessidades da fibra capilar. Esse processo equilibra a umidade e fornece os nutrientes necessários para os fios, tratando danos como quebras e ressecamentos e melhorando a textura e o brilho.
Esse planejamento também ajuda prevenir danos futuros, garantindo cabelos fortes, saudáveis e bonitos. E o cronograma é personalizado, feito de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Quais as etapas de cronograma capilar

No cronograma capilar tradicional, três tipos de tratamento são intercalados durante 4 semanas: hidratação, reconstrução e nutrição. Esses três tratamentos são essenciais para a saúde completa dos cabelos, mas você pode focar em um deles para tratar problemas específicos do seu cabelo. Saiba mais sobre os benefícios de cada etapa:

  • Hidratação

A etapa de hidratação é responsável por repor a água perdida pelos cabelos devido a fatores como poluição, raios solares, procedimentos químicos e ferramentas térmicas. Ela hidrata a parte mais interna dos fios, combatendo o ressecamento e trazendo flexibilidade, maciez, brilho e suavidade.

  • Nutrição

Já a nutrição repõe os lipídios, gorduras produzidas pelo couro cabeludo e perdidas por causa da exposição aos fatores externos. A nutrição minimiza danos como ressecamento, enfraquecimento e frizz , criando uma capa protetora que envolve os fios e mantém os cabelos selados, alinhados e com aspecto saudável.

  • Reconstrução

A reconstrução é a etapa mais importante para quem tem cabelos finos, fracos e quebradiços por causa de processos químicos e o uso de ferramentas de calor. Ela repõe proteínas, aminoácidos e outros nutrientes, deixando os fios fortes e encorpados, menos propensos a quebras e pontas duplas.

Como definir a rotina de cronograma capilar?

Se os fios estão sem movimento, ásperos e sem brilho, precisam de mais hidratação. Mas se eles estão embaraçando com facilidade e apresentam muito frizz, é importante focar nos tratamentos de nutrição. E se você percebe que os cabelos estão fracos e quebradiços, é sinal de que é preciso investir na reconstrução.

Para descobrir as necessidades dos seus fios, você pode fazer um teste de porosidade rápido e eficiente. É só encher um copo transparente com água filtrada e colocar um fio de cabelo dentro dele. Espere três minutos e observe se o fio está na superfície, no meio do copo ou, no fundo:

  • Se o fio ficar na superfície, é sinal de que ele precisa de hidratação;
  • Se o fio ficar no meio do copo, significa que ele está com porosidade média, precisando de nutrição;
  • Se o fio ficar no fundo, ele está mais fragilizado, necessitando de reconstrução.

Cronograma capilar para cabelos que precisam de hidratação

O cronograma capilar focado em hidratação é indicado para os cabelos que não apresentam danos graves, mas podem ficar ainda mais macios e maleáveis. Durante esse processo, você fará três tratamentos por semana, com um intervalo de pelo menos 48h entre um tratamento e outro. Serão oito tratamentos de hidratação, três de nutrição e um de reconstrução.

  • Semana 1: Hidratação, Nutrição e Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Hidratação e Nutrição
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição e Hidratação
  • Semana 4: Hidratação, Reconstrução e Hidratação

Nesse tipo de cronograma, é legal apostar em diferentes tipos de produtos que tenham ingredientes hidratantes, como glicerina, pantenol e aloe vera. Dá para encontrar desde shampoos hidratantes, como o Shampoo Bed Head Tigi Recovery , até condicionadores, como o Condicionador Kerasys Moisturizing, e máscaras hidratantes potentes, como a Máscara De Tratamento Kerasys Oriental Premiuml.

Use também cremes para pentear, leave-ins e finalizadores com esses ingredientes, como o Creme de Pentear Bed Head After Party, que traz suavidade e maciez.

Cronograma capilar para cabelos que precisam de nutrição

Cabelos que estão ressecados, rebeldes e com muito frizz pedem por um cronograma capilar focado na nutrição dos fios. A etapa de nutrição pode ser feita uma vez por semana, por isso, nesse tipo de cronograma você também fará três tratamentos por semana durante um mês, mas serão seis tratamentos de hidratação, cinco de nutrição e um de reconstrução, sempre com intervalos de pelo menos 48h:

  • Semana 1: Nutrição, Hidratação, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 3: Hidratação, Hidratação, Nutrição
  • Semana 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Durante a etapa de nutrição, é importante usar produtos ricos em ácidos graxos, como óleo de coco, óleo de abacate e óleo de argan. Esses ingredientes estão presentes em vários tipos de produto, desde a limpeza até a finalização.

Aposte em limpadores como o Shampoo Kerasys Advanced Reparador, rico em óleos especiais. Nesta etapa, a hidratação é muito importante e o uso de mascaras como a Mascara Capilar Truss La Moda Net Mask que vai proporcionar a nanorreposição da massa proteica e nanorregeneração dos fios danificados prolongando a nutrição e hidratação dos fios.

Para selar os fios após a máscara, use condicionadores como o Condicionador Kerasys Revitalizingl, que previne pontas duplas e frizz. Por fim, aposte em finalizadores como os leave-ins que protejam e garantam a melhor finalização, sem pesar os fios. Uma ótima opção de finalizador focado na nutrição é o Creme Para Pentear Kerasys Heat Active, que trata e protege os fios.

Cronograma capilar para cabelos que precisam de reconstrução

O cronograma capilar voltado para a reconstrução dos fios é ideal para quem tem cabelos frágeis e danificados, que se quebram com facilidade. O tratamento de reconstrução não deve ser feito com muita frequência, pois pode deixar os fios duros e ásperos. Por isso, esse cronograma inclui seis hidratações, quatro nutrições e duas reconstruções, também feitas em intervalos de no mínimo 48h:

  • Semana 1: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 2: Hidratação, Nutrição, Reconstrução
  • Semana 3: Hidratação, Nutrição, Hidratação
  • Semana 4: Hidratação, Nutrição, Reconstrução

Para a etapa da reconstrução, inclua na rotina produtos que contenham queratina, colágeno e aminoácidos, como o Shampoo Bed Head Tigi Ressurreição e o Condicionador Bed Head Tigi Ressurreição, que reparam os sinais de danos de forma visível.

Aposte também em máscaras e manteigas reconstrutoras, que devolvem a força e a vitalidade aos fios fragilizados. Uma excelente opção é a Máscara De Tratamento Kerasys Reparação Avançada, que torna os cabelos mais saudáveis e macios.

Como manter os cabelos saudáveis?

Depois de seguir as quatro semanas do cronograma capilar, o ideal é seguir sua rotina de cuidados e incluir tratamentos de hidratação, nutrição ou reconstrução conforme sentir necessidade. Se você sentir que é hora de fazer um novo ciclo, pode apostar no cronograma novamente.

Não se esqueça de usar produtos voltados para o seu tipo de cabelo e de sempre lavar os cabelos com água fria ou morna. Evite procedimentos químicos e use protetores térmicos sempre que utilizar ferramentas de calor, como chapinha e secador. Assim, você garante a beleza e a saúde dos seus cabelos por mais tempo!

Confira outros produtos para os cabelos e garanta uma rotina de cuidados completa!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu