Blog Bem Panvel

Quais são os principais cuidados com o cabelo no inverno?

Por 
 | 
06/07/2021
4 min. de leitura

Você já parou pra pensar que seu cabelo muda conforme a estação? As alterações na temperatura impactam diretamente na saúde dos fios.

Queda, opacidade e desidratação no couro cabeludo são muito comuns nas baixas temperaturas. Portanto, é muito importante que você preste atenção nos cuidados com o cabelo no inverno.

No Brasil, os cabelos sofrem com as altas temperaturas, com a oleosidade, o suor e a sujeira do verão intenso.

Quando chega o inverno, os fios sofrem novamente, dessa vez com as baixas temperaturas. Além do frio, que é nocivo para a pele no geral, a umidade também atinge os fios e é um ponto de atenção.

Neste artigo, vamos ajudar você a cuidar do seu cabelo para que ele brilhe e esteja saudável quando a primavera chegar.

Cuidado com o banho quente

No inverno, a tendência é que a temperatura da água do banho aumente bastante. Isso demanda cuidado, porque pode prejudicar os fios. A alta temperatura da água pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo de forma excessiva, por conta do efeito rebote.

Além disso, a água quente abre as cutículas capilares, o que deixa os fios quebradiços e tira o brilho do cabelo. A temperatura ideal do banho para os cabelos deve ser de, no máximo, 35 a 40 graus.

Para quem não consegue abandonar os banhos quentes, uma alternativa é terminar o banho com a água fria, para fechar a cutícula dos fios. Outra alternativa é enxaguar com o chuveirinho apenas o cabelo, com água fria.

Um erro muito comum no inverno em relação ao banho é pular a lavagem e ficar vários dias sem lavar o cabelo. Isso deve ser evitado e a frequência deve continuar a mesma, pois os fios sujos caem mais facilmente e perdem o brilho.

O ideal é que pessoas que têm cabelo oleoso lave com mais frequência e quem tem o cabelo seco lave três vezes na semana.

Condicionador deve virar seu melhor amigo

No inverno, a hidratação deve ser sua preocupação número um quando se fala em saúde dos cabelos. O condicionador age selando as cutículas e dando brilho e maciez aos fios.

Escolha o produto adequado para seu tipo de cabelo e deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem. Isso faz toda a diferença para manter o cabelo hidratado e saudável.

Nessa época, é importante escolher um condicionador diário e uma máscara mais potente, para ser utilizada semanalmente ou de 15 em 15 dias. É como se fosse um tratamento de choque, que recupera seu cabelo da ação do tempo.

As máscaras capilares podem servir como um spa em casa. Passe a máscara no cabelo limpo e deixe pelo tempo indicado pelo fabricante. Aproveite e invista esse tempo para fazer seu momento de skin care com uma máscara facial. Coloque uma música e curta o momento!

Aposte também no cronograma capilar para recuperar a hidratação dos fios. Este é um tratamento que nutre e reconstrói o cabelo.

Dica importante: se seu cabelo for oleoso, aplique o creme de hidratação longe da raiz. Mas se seu cabelo for normal ou seco, pode passar mais próximo do couro cabeludo.

Cabelos precisam ficar secos e livres

Você sabia que deixar o cabelo molhado pode fragilizar o fio? No inverno, como a temperatura é mais baixa, a evaporação da água é menor e o couro cabeludo fica molhado por mais tempo.

Isso deixa o cabelo mais quebradiço e pode auxiliar no surgimento de caspa, dermatite seborreica e até micoses.

Seque seu cabelo com secador de cabelo, mas tome cuidado. Não deixe de proteger com os finalizadores de proteção térmica. Deixe o secador sempre na temperatura morna ou fria, mantenha ele longe do couro cabeludo. E, ao menos uma vez por semana, deixe seu cabelo secar naturalmente.

Sabe aquela velha história de não dormir com o cabelo molhado? Não é mito! É uma grande verdade. Além de poder provocar resfriados, dormir com o cabelo molhado pode deixá-lo embaraçado e quebradiço.

E pegue leve nos acessórios. Boinas, bonés e toucas podem ficar um charme em você e deixar a cabeça quentinha, mas eles retêm a umidade e esquentam o couro cabeludo, impedindo que ele respire.

Cuidados com o cabelo no inverno, mulher de touca

Fuja da caspa!

O inverno chega e, com ele, os farelinhos brancos e a coceira desagradável retornam. A caspa é comum em homens e mulheres e se manifesta muito nessa época do ano. Caspa é uma inflamação no couro cabeludo que resulta em uma descamação acentuada.

Mas por que temos caspa? Como já falamos, banhos quentes ou uso errado do secador de cabelo podem prejudicar o couro cabeludo, deixando-o mais oleoso. Essa oleosidade pode ocasionar a inflamação e até mesmo fungos. O aumento do estresse também pode ser um grande causador da caspa.

Todas as dicas que demos neste artigo ajudam a atenuar a inflamação. A caspa não tem cura, mas, com alguns cuidados, ela pode ser evitada e controlada.

Em resumo: evite banhos quentes, lave o cabelo sempre que necessário, seque, não durma com o cabelo molhado, mantenha os fios bem hidratados e evite usar acessórios por longos períodos.

Além de todas essas dicas, não deixe de lado a alimentação saudável e a ingestão de água. Assim, seu cabelo ficará lindo e saudável em todas as estações do ano!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu