Blog Bem Panvel

Make para mães: confira itens básicos para os dias de agenda cheia 

Por 
 | 
02/05/2023
3 min. de leitura

O nascimento de um filho é cercado de amor, novas prioridades e agenda cheia. É comum que, entre tantos afazeres, as novas mamães deixem de lado hábitos que eram comuns antes da maternidade. Afinal, é difícil dar conta de tantas tarefas, e está tudo bem se algumas ficarem para mais tarde. Que tal montar uma estratégia para voltar a inserir o autocuidado no seu dia a dia?

A maquiagem é um dos itens mais adiados desta fase, como comprovou a beauty artist Andreia Silva. Antes do nascimento da pequena Maria Clara, de quatro anos, a maquiagem completa, com cílios postiços, era sua marca pessoal. Dedicava 30 minutos diários entre pincéis, paletas de sombra, blush, batom... Com uma bebê em casa, na pandemia, os produtinhos que promoviam satisfação foram praticamente esquecidos em meio a novos compromissos.

“Foi um período difícil, porque não conseguia mais cuidar do cabelo e da pele. Acho que muitas mães passam por isso. Quando as escolinhas reabriram, fiz mechas e colei cílios de novo pela primeira vez. Foi como incorporar de novo a pessoa que eu tinha perdido, que eu deixei de lado para me dedicar só à minha filha”, comenta a maquiadora.

O período afastado da sua marca registrada levou a uma mudança de estilo. Ao encarar as makes novamente, Andreia foi se descobrindo adepta de makes mais leves e rápidas. Ela entendeu que a  maquiagem para mães precisa ser prática: cinco minutinhos - no máximo, dez.

“Já não uso base e contorno, todo aquele passo a passo. Troquei a base por filtro solar com cor, por praticidade. Os cílios de tufo, fio a fio, também facilitam muito a minha vida. Hoje, me sinto bem usando maquiagem leve. É ideal para as mães como eu, pois fico com um aspecto bem saudável e arrumadinha. Também é o que eu consigo fazer no tempo entre deixar minha filha na escolinha e vir para o salão”, explica.

Necessaire compacta

Veja as dicas de Andreia para uma necessaire compacta para as mães:

  • Sabonete específico para o seu tipo de pele para lavar o rosto antes e após a aplicação da maquiagem
  • Protetor solar com cor (substitui o uso de base)
  • Pincel para passar o protetor com cor
  • Blush
  • Máscara de cílios
  • Batom
  • Sombra, para quem gosta
  • Corretor de sobrancelha (pode ser sombra para sobrancelhas)

Passo a passo da maquiagem rápida

  • Lave o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele
  • Passe hidratante
  • Aplique filtro solar com cor (ou filtro solar sem cor, se preferir usar base)
  • Em seguida, o blush nas maçãs do rosto
  • Preencha as sobrancelhas com sombra para sobrancelha e pincel
  • Coloque máscara de cílios (e sombra, se for usar)
  • Por último, aplique o batom

Para quem está sempre na correria, a dica de Andréia é ter um lencinho de limpeza específico para retirar a maquiagem. “Assim, você já tira todo o excesso de maquiagem. Depois, lava o rosto com o sabonete apropriado para a sua pele. Em seguida, aplica o hidratante. Esse passo a passo deixa a pele limpa e sem resíduos de maquiagem. É algo que a gente faz rapidinho, em cinco minutos”, afirma a beauty artist.

Autoestima após a maternidade

Em conversas com clientes e amigas, Andréia escuta relatos sobre a importância da maquiagem, mesmo básica, para a autoestima após a maternidade. “Só de cobrir a pele com uma base, tirar a manchinha da espinha e tapar a orelha, elas já se sentem melhores. O rímel valoriza o olhar, e o batom dá uma coradinha na boca. Isso nos deixa mais confiante para enfrentar o dia a dia. É básico, fácil de fazer e ajuda muito a autoestima”, comenta.

Além de tudo, o hábito de se maquiar virou um momento de brincadeira entre mãe e filha. Maria Clara adora maquiagem e gosta de passar blush e batom, sob a supervisão da mãe, ou de maquiar Andréia, como na imagem desta página.


“Como eu fiquei muito tempo em casa com ela sem me maquiar, durante a pandemia, ela entendeu a diferença ao me ver maquiada pela primeira vez. Ela tinha mais de dois anos e falou: 'Mamãe, você tá maquiada! Que linda!’ Ela vê eu me maquiar e fica encantada, chama a atenção dela”, diz Andréia. Quer mais dicas de autocuidado para a rotina corrida da maternidade? Leia a matéria na edição de maio da Revista Panvel, disponível em todas as filiais e nos canais digitais.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu