Blog Bem Panvel

Glitter Ecológico: como curtir o Carnaval de forma eco-friendly

Por 
 | 
06/02/2024
3 min. de leitura

A maquiagem e o figurino com muito brilho são itens amados pelos foliões no Carnaval. Já pensou se for possível garantir a diversão de forma consciente e ecologicamente correta? A dica de ouro para a maquiagem carnavalesca em 2024 está na utilização de glitters biodegradáveis na make, para se colorir sem agredir o meio ambiente.

O tipo de glitter convencional é feito de plástico e alumínio e demora cerca de mil anos para se decompor na água. Conforme dados de um estudo realizado em 2015, pelo Imperial College London, projeta-se que, em 2050, haverá mais quilos de plástico no oceano do que de peixes. Ou seja, você pode ajudar a reduzir estes impactos optando por soluções sustentáveis.

Neste sentido, preparamos dicas para te ajudar a ficar mais linda (o) de forma consciente. Vamos entender melhor:

Ecoglitter: benefícios e vantagens

Conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o ecoglitter é criado a partir da base de sais minerais e componentes alimentares como gelatina de algas em pó. Outra solução é a purpurina ecológica, um material de rápido preparo a partir de corante alimentício natural. Marcas que se preocupam com a sustentabilidade do planeta também oferecem produtos biodegradáveis. Veja uma lista de benefícios e vantagens:

  • Alternativa sustentável ao glitter convencional;
  • Diminui impactos ecológicos e menos danoso ao ambiente;
  • Carnaval sustentável e beleza consciente;
  • Marcas eco-friendly oferecem produtos biodegradáveis;

Glitter: O que é feito e quais os impactos ambientais

A purpurina, também chamada de glitter, é um microplástico. Um dos grandes problemas é que esse material leva em média mil anos para se desintegrar na natureza. Como muitas vezes as partículas de plásticos acabam nos oceanos,  os pequenos animais marinhos se alimentam destes plásticos contaminados. No final das contas, além de danos ambientais, há risco dos seres humanos ingerirem animais contaminados.

Veja alguns dos impactos ambientais:

  • Facilmente vai para o oceano;
  • Dificuldade de reciclar;
  • Pode absorver produtos tóxicos no ambiente marinho;
  • Bloqueio do trato digestivo de animais marinhos;
  • Desequilíbrio na cadeia alimentar animal e humana.

Carnaval eco-friendly 2024: diferença entre glitter e ecoglitter

Como já mencionamos, o glitter convencional pode causar impactos ambientais por ser um material composto de plástico, alumínio e outros aditivos prejudiciais à natureza.

Já o eco-glitter é produzido a partir de produções artesanais com produtos naturais e de conhecimento biodegradável. Empresas conscientes na fabricação do produto apostam na utilização de elementos que não agridem o meio ambiente.

Sugestões de make com opções sustentáveis para substituir o glitter convencional

De maneira prática, selecionamos sugestões para ajudar na maquiagem do Carnaval eco-friendly. Saiba como não perder o brilho durante a festa de Carnaval:

Para fixar o ecoglitter, basta espalhar uma pequena quantidade no rosto com ajuda de um pincel ou toques leves com os dedos. No local desejado, utilize em conjunto com um primer ou uma cola para glitter, para destacar o efeito metalizado.

Outra dica que pode realçar ainda mais a sua make é utilizar delineador líquido com glitter para os olhos, também está na listinha de produtos com efeito 3D Ultrapigmentado e vegano.

Depois da folia, para remover o glitter da pele, será necessário realizar um procedimento demaquilante com o uso de uma fita adesiva, pinça ou de forma cuidadosa com as mãos. Após o procedimento, não deixe de remover a maquiagem com o lenço micelar demaquilante, 100% natural, hidratante e tonificador.

Outras opções de produtos sustentáveis para make do carnaval:

Make natural e brilhosa:

Para uma make leve, brilhante e sustentável recomendamos “ecoglitter” nas cores prata paetê, chuva de prata ou dourado, como o Ecoglitter Vult Colors . As “pedrinhas” coloridas também são ótimas opções para fazer contornos ou desenhos no rosto.

Make com maior durabilidade e naturalidade:

A criatividade é solta nesta época do ano e as cores não podem faltar no conjunto artístico da maquiagem. Para produzir uma make com maior durabilidade e naturalidade, recomendamos Gel De Limpeza Profunda Vichy, antes da Base Matte Frederika Vegana e protetor solar para o rosto, que são essenciais para proteger sua pele no calor da folia.

Para limpeza utilize: Lenços de limpeza demaquilantes Nivea 3 em 1 ação hidratante.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu