Blog Bem Panvel

Cosméticos e Dermocosméticos: entenda as diferenças

Por 
 | 
09/08/2023
4 min. de leitura

Na indústria da beleza, os termos cosméticos e dermocosméticos confundem muitos consumidores por parecerem sinônimos. No entanto, ambos têm características bastante distintas.

E conhecer as suas diferenças, como funcionalidades, benefícios, entre outras, é fundamental para você escolher o item adequado que seja ideal para a sua pele.

Se interessou em saber qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos? Então, continue acompanhando o conteúdo da Panvel até o final e descubra!

Leia também: Descubra quais os cuidados adequados para a sua pele de acordo com a sua idade

Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

Uma das principais diferenças entre os cosméticos e os dermocosméticos está relacionada à composição e à finalidade dos produtos.

Isso porque alguns são voltados para garantir cuidados da pele de forma mais intensa, enquanto os outros têm uma função mais simples. Confira abaixo!

Cosméticos

Quando pensamos em garantir uma boa aparência, os cosméticos são um dos principais produtos mais utilizados.

Os itens considerados cosméticos têm agentes que atuam apenas na primeira camada da pele — ou seja, eles não oferecem um tratamento intenso.

No entanto, é importante ressaltar que seus efeitos são mais rápidos, por conta da sua função principal.

Além disso, os cosméticos são compostos por diferentes ingredientes, como conservantes, fragrâncias, pigmentos e outros elementos estéticos.

Embora sejam produtos que oferecem uma ação menos intensa, passam por avaliações e testes de segurança — evitando, assim, qualquer problema à sua saúde.

Quais os benefícios dos cosméticos?

Como os produtos inseridos nesta categoria têm efeito imediato, eles trazem diversos benefícios aos seus usuários.

A principal funcionalidade dos cosméticos é aprimorar a beleza, camuflando as imperfeições, como linhas de expressões, manchas, entre outras.

Além disso, é importante ressaltar que os preços dos produtos são bem mais acessíveis comparados com os dermocosméticos.

Mas afinal, quais são os itens considerados cosméticos?

  • Batons;
  • Sombras;
  • Bases;
  • Esmaltes de unhas;
  • Perfumes;
  • Cremes hidratantes;
  • Maquiagens;
  • Entre outros produtos.

Para que os cosméticos são indicados?

Os produtos da categoria são indicados para garantir maior cuidado, possibilitando uma ação superficial em sua pele.

Dessa forma, os itens auxiliam na rotina, com a limpeza, remoção de sujeiras, hidratação e proteção do corpo.

Lembrando que os cosméticos não são produtos para tratar de problemas específicos. No entanto, você pode usar em eventos especiais, principalmente quando for cobrir algum incômodo presente na pele.

Dermocosméticos

Já os dermocosméticos são produtos que oferecem tratamento intensivo à nossa pele. Isso porque conseguem alcançar as camadas mais profundas, cuidando de determinados problemas.

Diferentemente dos cosméticos, os dermocosméticos não têm ação instantânea, já que a maior parte dos tratamentos estéticos garantem resultados a longo prazo.

Ou seja, o efeito leva um tempo maior, pois auxilia na recuperação de tecido e muitos outros cuidados.

Entre esses tratamentos estéticos, os produtos ajudam no combate ao envelhecimento, surgimento de acnes e até mesmo manchas na pele. Tudo isso é possível por conta da sua ação profunda.

Vale destacar que os dermocosméticos também são conhecidos como produtos dermatológicos ou cosmecêuticos.

Quais os benefícios dos dermocosméticos?

Como mencionado, os dermocosméticos oferecem uma série de benefícios, pois em sua composição são utilizados ingredientes ativos, clinicamente testados, como Ácido Hialurônico.

Dessa forma, os itens da categoria oferecem as seguintes vantagens:

  • resultados duradouros;
  • melhoria da textura e aparência;
  • ação antioxidante;
  • hidratação profunda;
  • redução de inflamação e vermelhidão;
  • combate à acne e ao envelhecimento.

Para que os dermocosméticos são indicados?

Os dermocosméticos são ideais para quem está em busca de um tratamento de médio a longo prazo, com resultados permanentes. Além disso, a sua compra é bastante simples, não necessitando de receita médica.

Contudo, é importante ressaltar que cada produto é desenvolvido para determinado tipo de pele e problema. Então, você precisa ter atenção quando for escolher o item indicado. O recomendado é consultar um dermatologista, que poderá auxiliar melhor nesta escolha.

Concluindo, a diferença entre cosméticos e dermocosméticos está na finalidade de cada um.

Isso porque um visa realçar a beleza imediatamente, enquanto o outro se concentra em tratar de problemas específicos.

Como escolher da maneira correta?

Um dos principais pontos a serem considerados é conhecer o seu tipo de pele, entender a necessidade dela. É fundamental identificar os problemas que precisam ser tratados, contudo, consultar um profissional especializado faz toda diferença.

Dessa forma, você recebe orientação adequada, além de entender qual é o melhor produto para a necessidade da sua pele.

Também é possível alinhar os cosméticos e dermocosméticos. Isso mesmo! Você pode utilizar ambos os produtos durante sua rotina de skincaree beleza. Assim, aprimore sua aparência enquanto cuida da pele.

Entender as diferenças entre os cosméticos e dermocosméticos antes de comprar o produto faz toda diferença. Lembre-se que cada um tem sua função e o seu uso vai depender bastante das suas necessidades.

Curtiu este conteúdo da Panvel? Esperamos que sim! Já que você está por aqui, que tal aproveitar a visita e descobrir o que mudou no cenário de dermocosméticos voltados para os cuidados com o envelhecimento da pele?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu