Blog Bem Panvel

Descubra quais os cuidados adequados para a sua pele de acordo com a sua idade

Por 
 | 
18/04/2023
5 min. de leitura

Se você sonha com uma pele linda e saudável, não pode abrir mão de certos cuidados e uma coisa é certa: não existe pele bonita sem uma boa skincare. Porém, durante esse processo de cuidados com a sua cútis, podem surgir algumas dúvidas, como: com qual idade eu começo a cuidar da pele? A pele muda com a idade?

Pensando nessas questões, a Panvel separou algumas informações para te ajudar, como:

  • Qual o momento certo para criar uma rotina de skincare;
  • Produtos ideais para cada tipo de pele de acordo com a idade;
  • Quais as características da cútis em cada faixa etária;

Questão de pele: saiba como cuidar da sua em cada idade

É muito comum que a maioria das pessoas só pense em criar uma rotina de cuidados com a cútis apenas quando surge algum problema evidente como: flacidez, manchas, marcas de expressões ou até mesmo algum diagnóstico de saúde que exija mais atenção.

Para entender melhor qual o momento adequado para iniciar os seus cuidados, veja na sequência, mais detalhes e outras informações sobre como manter sua pele saudável independente da sua idade:

Quando iniciar os cuidados com a sua pele:

Essa é a principal dúvida: afinal, quando é o momento certo para iniciar os cuidados com a pele? Para responder essa pergunta leve em consideração duas informações bem importantes: cuidados com a pele não estão exclusivamente ligados apenas à estética e desde que nascemos nossa pele precisa de cuidados.

Ou seja, não existe uma idade certa para começar a dar atenção à sua pele. O que realmente vai alterar ao longo da vida são os produtos utilizados, quantidade desses itens e alguns tipos de rotinas, porém, apesar dessas variações, alguns cuidados podem e devem ser cultivados sempre, e são eles:

  • Higienização adequada;
  • Hidratação apropriada para cada tipo de pele;
  • Proteção contra o sol;

Logo, apesar de não haver um momento chave para iniciar esses processos, nunca é cedo ou tarde demais, para começar uma rotina de skincare, desde que as características da sua pele sejam respeitadas e sempre atrelado com o direcionamento de uma boa dermatologista.

Cuidados em cada idade:

Veja quais os cuidados específicos para a sua pele em cada faixa etária:

Pele infantil:

Quando falamos da pele das crianças, o foco é mantê-las protegidas contra possíveis irritações e queimaduras. O interessante, é aplicar o protetor solar, todos os dias já nos primeiros meses de vida e estender esse hábito durante o crescimento da criança.

Outro cuidado importante, é a aplicação de algum tipo de hidratante após o banho. Além de ser relaxante e criar um momento tranquilo entre mãe/pai e filhos, também ajuda a manter a umidade da pele que acaba diminuindo por conta do próprio banho.

Um detalhe essencial, é escolher produtos que sejam adequados para a pele infantil. Nada de usar hidratantes de pele mais madura na pele infantil. Hoje, já existe uma grande variedade de produtos infantis para esse fim.

Aos 20:

É nessa fase que já ocorreram muitas alterações hormonais que atuam diretamente na condição da pele e algumas características são padrões, como: excesso de oleosidade, alta produção de sebo, aparecimento de espinhas e acne.

Para lidar com esse tipo de pele, é importante investir em produtos e rotinas que visem equilibrar essas características, ou seja, invista em tratamentos especializados e dermocosméticos anti oleosidade, que não obstruem os poros e sejam oil free.

Nessa idade também começam a surgir pequenos indícios dos sinais de envelhecimento. São linhas finas e rugas bem superficiais, nada muito visível, mas se além dos cuidados com a proteção e equilíbrio da pele, você já quiser criar uma rotina focando na prevenção do envelhecimento precoce, opte por produtos que possuem em sua composição:

  • Colágeno;
  • Renovação celular;
  • Ativos oxidantes;

Não esqueça de aliar esses produtos com uma boa rotina de skincare que seja composta por higienização, hidratação, tonificação e proteção.

Aos 30:

Na faixa dos 30 anos, aquelas linhas finas e pequenas marcas de expressões que não eram tão visíveis aos 20, se tornam evidentes, especialmente em algumas áreas do rosto, como ao redor dos olhos e boca.

Nessa fase, o skincare permanece com aqueles princípios básicos de cuidados que já conhecemos de limpeza, hidratação e proteção, porém, agora vale acrescentar à rotina produtos que sejam focados em promover a renovação celular, anti rugas e regeneradores.

Aos 30, também ocorrem outras alterações na pele, especialmente com a mudança hormonal. Se você teve uma pele oleosa na adolescência, pode ter uma pele mista ou até mesmo mais seca nesta fase. Então, ao escolher os seus produtos, leve isso em consideração e invista sem medo em fatores de proteção mais altos.

Aos 40:

A pele aos 40 anos perde elasticidade, sustentação e firmeza. A textura da pele se torna mais fina e a formação de rugas também aumenta, outro fator que pode surgir com intensidade, (especialmente se não houve um uso contínuo de proteção solar nos anos anteriores)  é a formação de manchas.

Outro fator muito relevante nessa fase, são as alterações hormonais, principalmente com a chegada da menopausa (varia entre os 40 e 50, para algumas mulheres). Tudo isso, irá modificar as necessidades da sua pele, por isso, é importante manter os cuidados básicos, e intensificar nos seguintes produtos:

  • Protetor solar de, no mínimo, fator 50; (único realmente obrigatório)
  • Usar frequentemente renovadores celulares;
  • Hidratação mais potente;
  • Cremes ou géis preenchedores e firmadores;
  • Antioxidantes e ácidos.

Acima de 50:

Acima dos 50 anos a pele também conhecida como “pele madura" apresenta todas as características observadas nas fases anteriores, porém, com tudo intensificado. Logo, os cuidados tomados antes devem permanecer e serem redobrados para que a pele permaneça saudável.

Nessa faixa etária, os hormônios estão em baixa tornando a pele ainda mais sensível, flácida e com rugas mais profundas. O foco é investir em cuidados e produtos que visem trazer uma hidratação bem profunda, além de cremes ou soluções ricas em antioxidantes e não deixar de lado a proteção solar.

O uso de fotoproteção de qualidade é constante, é de extrema importância, especialmente nas peles manchadas, só assim, é possível evitar o escurecimento dessas manchas ou o desenvolvimento de doenças de pele.

Não se esqueça:

  • Quanto mais cedo, melhor: com esses cuidados de forma constante e correta em cada fase da vida, a tendência é que a pele apresente uma melhora visível, mais equilíbrio e saúde ao longo da vida, reduzindo inclusive, o uso de alguns produtos ao  envelhecer, pois a pele está mais resistente e bem cuidada;
  • Para as crianças: usar apenas produtos destinado ao público infantil, focando na hidratação e proteção;
  • Cuidados complementares: mantenha-se hidratada e mantenha uma alimentação equilibrada. A pele também precisa de vitaminas, água e outros componentes que você só acha nos alimentos. Invista em uma rotina alimentar para complementar os seus cuidados com a pele.

Gostou desse conteúdo? Para ler mais dicas como essas continue acompanhando o Blog Bem Panvel e mantenha-se atualizada sobre esse tema e muitos outros.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu