Blog Bem Panvel

Conheça os métodos de depilação masculina e para qual região são indicados

Por 
 | 
31/07/2023
4 min. de leitura

Seja por estética ou praticidade, a remoção dos pelos de regiões inteiras do corpo tem sido uma escolha cada vez mais procurada pelos homens. A prática de esportes ou o conforto para exibir o corpo também são motivos que popularizaram a depilação masculina nos últimos anos. Prova disso é que a técnica a laser, que apresenta resultados mais duradouros, é apontada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) como um dos procedimentos estéticos que mais crescem no país.

O dermatologista André Lauth explica que, à exceção de doenças raras e específicas, a depilação masculina costuma ser motivada por estética. Um erro comum, porém, é acreditar que os pelos melhoram a higiene. O dermatologista esclarece que, na verdade, os pelos têm a função de proteger o organismo. “Na axila e virilha, por exemplo, eles protegem a pele do atrito, que leva ao escurecimento destas áreas. Na cabeça (cabelos) e no corpo, ajudam na proteção contra a radiação ultravioleta do sol”, afirma.

Apesar disso, é possível eliminar os pelos e manter uma boa saúde e higiene. O primeiro passo para os homens que desejam realizar a depilação é escolher o método ao qual irão aderir, para chegar o mais perto possível do resultado esperado.

“Existem muitas técnicas de remoção de pelos que podem ser usadas tanto por homens quanto mulheres. A escolha do método da depilação masculina é totalmente pessoal, de acordo com as preferências de cada pessoa. Em geral, a face, o pescoço, as axilas e a virilha são as áreas mais sensíveis para depilação. É importante lembrar que nenhum tipo de depilação é capaz de engrossar os pelos, como costuma se afirmar popularmente em relação às lâminas”, explica o dermatologista.


Conheça os principais métodos de depilação masculina disponíveis e as regiões para os quais são indicados:

A máquina e a lâmina de barbear

Cortam a parte externa do pelo, mas não interferem na raiz. A técnica é usada especialmente no rosto e no tórax. Se você aderir a ela, tenha cuidado para não provocar lesões, os pequenos cortes, que facilitam a entrada de microorganismos na pele. O processo é indolor, mas exige manutenção contínua, pois os sinais do crescimento dos pêlos costumam começar a aparecer dentro de um dia.

Cremes depilatórios

Estes produtos têm resultados bons. Diferente da lâmina de barbear e da máquina, a aplicação dissolve a queratina do pelo. Os cremes depilatórios não afetam a raiz e promovem a remoção prática e eficiente. Caso essa seja a sua escolha, prepare-se para repetir o procedimento com frequência, já que em alguns casos é possível perceber os pelos surgindo novamente após a aplicação do creme.

Cera, pinça ou linha

A cera pode ser usada para regiões maiores, como o tórax, a virilha ou as pernas.  Já a pinça e o fio ou linha (também conhecido como depilação egípcia) são indicados para realizar o acabamento da depilação com cera ou para regiões pequenas, como as sobrancelhas. Em comum, todas estas técnicas removem a raiz do pelo, causando um leve dano ao folículo piloso. Por isso, ele precisa de tempo para se recuperar e iniciar a produção de um novo pelo, o que faz com que essas modalidades tenham maior duração. Os novos pelos costumam demorar entre 10 a 15 dias para aparecer. A remoção dos pelos é mais dolorosa em regiões maiores, mas tende-se a desenvolver tolerância depois de algumas sessões.

Laser e a luz pulsada

São capazes de danificar fortemente o folículo piloso, levando ao processo chamado pelos médicos de “epilação de longa duração”, mas que é conhecido popularmente como depilação definitiva. André alerta, porém, que a depilação definitiva não existe.
“Os pelos retornarão depois de um período de tempo que varia de acordo com o tipo do laser, o número de sessões, a cor da pele e a espessura dos pelos”, explica. As sessões costumam ser realizadas uma vez por mês até conseguir o resultado desejado, que pode variar a cada pessoa, mas geralmente ocorre entre seis e 10 meses. Para muitas pessoas, o nível de dor nestes métodos equivale ao da depilação com cera, mas alguns equipamentos modernos prometem remover o pelo de maneira indolor.

Quer saber mais sobre beleza masculina? Leia a edição de agosto da Revista Panvel. Além de notícias sobre bem-estar, saúde e beleza, você encontra cupons de descontos exclusivos. Retire o seu exemplar gratuitamente na filial mais próxima e folheie online nos nossos canais digitais. Boa leitura!

https://issuu.com/panvelfarmacias
Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu