Blog Bem Panvel

Conheça os benefícios do colágeno e seus diferentes tipos

Por 
 | 
12/08/2021
3 min. de leitura

Você sabe quais são os benefícios do colágeno? Essa proteína é fundamental para a pele, os tendões, os ossos e outras estruturas do corpo humano.

No post de hoje, você vai conhecer os diferentes tipos de colágeno e entender quais as principais indicações e vantagens de cada um deles. Boa leitura!

Tipos de colágeno

O colágeno é composto por aminoácidos sintetizados de forma natural pelo nosso corpo, com a ajuda de outros nutrientes.

Há diversos tipos de colágeno, mas os quatro mais comuns são:

  • Tipo I: presente na pele, nos tendões, nos ossos e nos dentes. É o mais abundante no organismo. Também pode ser encontrado em sua forma hidrolisada em suplementos: isso quer dizer que ele passa por hidrólise, um processo que quebra a proteína em pedaços menores, o que pode facilitar a absorção pelo corpo.
  • Tipo II: presente nas articulações, nas cartilagens do organismo e nos olhos.
  • Tipo III: detectado em artérias e órgãos como o útero, o intestino, o fígado e os rins. É o segundo mais presente em nosso corpo.
  • Tipo IV: é composto por diversas moléculas de colágeno que se unem em uma rede.

Qual o melhor tipo de colágeno?

Não podemos falar sobre o melhor tipo de colágeno, afinal, eles se complementam, já que cada um cumpre uma função diferente.

De qualquer forma, é interessante buscar diferentes fontes de colágeno para um suporte mais completo da proteína. O colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, caldo de ossos, clara de ovos e derivados do leite.

Alimentos de origem vegetal podem auxiliar a produção de colágeno, embora não contenham a proteína. É o caso de frutas como a laranja e a manga, que contêm, respectivamente, vitamina C e vitamina A.

Além disso, existem suplementos de colágeno em cápsulas, em pó e em bebidas industrializadas. Consulte o seu médico para saber se eles são indicados para você.

Quais são os benefícios do colágeno?

O colágeno funciona como uma cola para manter as estruturas do corpo mais firmes.

Os colágenos de tipo I e III são responsáveis pela hidratação, a elasticidade e a resistência da pele. O tipo I, aliás, é formado por fibras extremamente resistentes. O tipo III também ajuda a proteger os órgãos internos do corpo.

O colágeno de tipo II contribui para proteger e manter os tecidos e as articulações do corpo, como cotovelos e joelhos. Ele atua como uma espécie de esponja, fazendo com que as articulações suportem um grande peso.

No caso do colágeno tipo IV, ele é um dos componentes da lâmina basal, que mantém unidos os tecidos epitelial e conjuntivo.

Os suplementos de colágeno podem ser benéficos para algumas pessoas e costumam ser indicados para:

  • Atletas ou pessoas que realizam exercícios muito intensos;
  • Quem sofre com dores articulares ou desgastes na cartilagem;
  • Pessoas que tiveram alguma fratura ou lesão muscular;
  • Manter a elasticidade da pele e evitar rugas;
  • Problemas nos dentes (comuns em pessoas idosas).

Mas, como dissemos, é sempre importante consultar um especialista da área da saúde para saber se você deve tomar suplementos e usufruir dos benefícios do colágeno para o seu caso.

Outras benefícios do colágeno incluem:

  • Fortalecimento de unhas;
  • Hidratação e maciez dos cabelos;
  • Redução de celulites (por conta da restauração da pele).

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu