Blog Bem Panvel

Conheça a diferença entre os tratamentos estéticos

Por 
 | 
27/11/2020
4 min. de leitura

A brasileira é muito vaidosa, né? Tanto que só perdemos para os Estados Unidos em procedimentos estéticos, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). 

E com a proximidade da estação mais quente do ano, o #projetoverão ganha força, assim como as possibilidades de procedimentos estéticos e procedimentos dermatológicos.  

Tratamentos estéticos x dermatológicos 

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a diferença entre os tratamentos estéticos e os tratamentos dermatológicos. Na prática, eles significam a mesma coisa, como explica a médica dermatologista Caroline Semerdjian Cividanes: 

“Todo procedimento estético é um tipo de procedimento dermatológico (feito na pele). O dermatologista é capacitado pra fazer todo tipo de procedimento dermatológico (estético ou cirúrgico)”.  

As diferenças entre os tipos de tratamento estão na variedade de opções disponíveis. Isso porque, conforme a finalidade, alguns deles serão mais simples ou mais invasivos, com a necessidade, por exemplo, de anestesia. 

Tratamento estético

Procedimentos não invasivos 

São os menos complexos entre os tratamentos estéticos. Podem oferecer resultados significativos mesmo sem realizar cortes e pontos. A recuperação é rápida e o preço, o mais acessível entre todos.  

Os principais tratamentos não invasivos são: 

  • Limpeza de pele; 
  • Cuidados com acne leve e cravos;  
  • Peelings e tratamento de linhas de expressão;  
  • Massagens modeladoras.  

Procedimentos minimamente invasivos 

Esse tipo de procedimento também não requer cirurgias e tem ganhado mais espaço nos últimos anos. O foco é acelerar os funcionamentos naturais do corpo. Além do custo mais baixo do que os procedimentos mais complexos, os métodos não cirúrgicos podem apresentar resultados semelhantes a longo prazo. 

Os dois mais procurados são: 

  • Colocação de toxina botulínica, o botox; 
  • Preenchedores de ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno. 

Ambos são aplicados em consultório. Os preenchedores e bioestimuladores corrigem rugas, valorizam o contorno do rosto e reduzem a aparência dos sulcos, além de aumentar o volume dos lábios e de outras regiões do rosto. 

Procedimentos cirúrgicos 

O foco dos procedimentos estéticos cirúrgicos é harmonizar o contorno facial ou corporal por meio da colocação de próteses ou da eliminação de excesso de pele e de flacidez, entre outras técnicas. Eles são realizados mediante a aplicação de anestesia, geralmente local, e precisam de cuidados no pós-operatório.  

Os mais buscados pelas brasileiras são: 

  • Colocação de prótese de silicone; 
  • Lipoaspiração (remoção dos acúmulos de gordura localizada em áreas como abdômen, cintura, costas, coxas e braços);
  • Abdominoplastia (retirada do excesso de pele e a flacidez do abdômen).  

Com quem fazer um procedimento estético? 

O alerta da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de que os procedimentos estéticos devem ser realizados apenas por médicos, que são profissionais habilitados para também tratarem as eventuais complicações. 

Antes de definir o procedimento que mais condiz com as suas necessidades, esclareça todas as dúvidas sobre as técnicas que você deseja realizar. Isso vai ajudar a garantir que sejam feitas de maneira segura. 

Tratamento estético

Como escolher o tratamento ideal? 

Não existe uma fórmula exata, mas três passos podem ajudar na hora de tomar a decisão. 

  • Entenda suas expectativas: o que você espera obter com o resultado. Se o objetivo for eliminar uma gordurinha localizada, opte por tratamento adequado para a região específica;
  • Considere em quanto tempo você pretende ver os resultados e quantas sessões está disposta a fazer. Alguns procedimentos respondem desde o primeiro dia, enquanto outros precisam de mais sessões; 
  • Entenda qual é a sua tolerância. Se tiver medo de agulha, ponha na balança se vale a pena um procedimento que pode lhe causar desconforto. 

Agora que você já sabe a diferença entre os procedimentos, que eles devem ser realizados por profissionais habilitados e em ambiente seguro, independente da complexidade, o #projetoverão já pode ser colocado em prática! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Conheça a diferença entre os tratamentos estéticos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu