Blog Bem Panvel

A importância do autocuidado para as mães de hoje em dia

Por 
 | 
20/04/2022
4 min. de leitura

É comum vermos mulheres enfrentando jornadas dupla, trabalhando fora o dia inteiro e depois ter que cuidar da casa. Quando a mulher vira mãe, essa jornada que já era extensa e exige muito da pessoa, triplica. Por isso, vemos cada vez mais mulheres exaustas. O autocuidado para as mães atuais, que se dividem em cinco para dar conta de tudo, é fundamental para manter a saúde mental em dia.

No texto de hoje, você vai ver que ao negligenciar seu próprio bem estar, a mulher está colocando em risco sua saúde mental. Mas, se você se encontra em uma situação parecida com a que estamos falando aqui, não se preocupe! Continue a leitura até o final e veja dicas do que fazer e produtos da Panvel que ajudam a contornar essa situação.

Mãe e mulher

Antes de se tornar mãe, a mulher consegue ter seu dia todo planejado, consegue ter tempo para cuidar do corpo, da pele, do cabelo, de sair com as amigas e se arrumar. Com o nascimento do bebê, a rotina é desfeita e toda a atenção é voltada para aquela nova vida que precisa de tanto cuidado e atenção.

No entanto, a mulher não pode esquecer que além de ser mãe, ela também é uma pessoa que precisa de cuidados, atenção e carinho. Por muitas vezes, a mulher acaba negligenciando autocuidados sem nem ao menos perceber, e quanto mais tempo passar, mais difícil fica para voltar a atenção a si mesma.

São pequenas coisas do dia a dia que podem fazer com que a mãe se sinta bem consigo mesma, como tirar alguns minutinhos para dar uma atenção especial à pele do corpo com um óleo bifásico, por exemplo. É algo que pode ser feito logo após o banho, vai levar pouco tempo, mas vai deixar a sensação de pele hidratada, macia e de ter feito algo para si.

Dicas de autocuidado para as mães atuais

Como já citado anteriormente, a rotina, ou a falta de uma, após o nascimento do bebê pode levar a mãe à exaustão, e uma forma de prevenir isso, é através de momentos de autocuidado. Abaixo, separamos algumas dicas, confira!

Separe um momento do dia só para você. Sabemos que com um bebê ou criança pequena é um pouco difícil, mas aproveite o momento da soneca, ou peça ajuda para a rede de apoio. Tome um banho um pouco mais longo, aproveite para fazer uma esfoliação no corpo, removendo as células mortas e trazendo mais vida para a pele. Passar óleo corporal ajuda a deixar a pele ainda mais hidratada e você aproveita o momento para se conectar com seu corpo.

Reserve um momento para massagear o corpo com uma loção hidratante, assim, o sangue irá circular de forma mais fluída, aliviando até mesmo dores. Se tiver um companheiro, peça uma massagem nos pés antes de irem dormir, por exemplo, isso traz um momento de conexão entre o casal e alivia o estresse do dia.

Crie uma rotina de autocuidado com uma skincare, por exemplo. Você pode tirar uns minutinhos antes de deitar para fazer uma limpeza profunda na pele do rosto, para isso pode ser usado um tônico facial, que irá trazer um frescor para o rosto, ou até mesmo água micelar, que irá limpar profundamente os poros da face.

Para combater as olheiras e dar um aspecto mais saudável para o rosto, é possível usar gel roll-on para a área dos olhos e para finalizar, use um hidratante facial. Esse processo de skincare não demora muito e faz grande diferença na vida da mulher!

Mantenha-se em contato com familiares e amigos e sempre que possível, reúna-se com eles para colocar o papo em dia e falar sobre assuntos que não sejam focados apenas nas crianças. Momentos de distração são importantes para manter a saúde mental.

Crie um hobby para você que não exija muito da sua capacidade física ou mental, mas que seja com a intenção de relaxar e aproveitar o momento. Crie círculos com novas mães que tenham os mesmos interesses que você.

Evite o burnout parental

A palavra burnout tem feito cada vez mais parte do nosso vocabulário. Muito tem se falado do esgotamento físico e mental que muitos têm passado em decorrência a longas cargas horárias de trabalho ou de tarefas pesadas exigidas diariamente.

O que ainda não é muito comum, mas que vem ganhando forte presença nas conversas do dia a dia, principalmente durante a pandemia de covid-19, é o burnout parental. Assim como o burnout, o parental é caracterizado por uma exaustão avassaladora, tanto física quanto psicológica, mas essa está diretamente associada ao cuidado com os filhos.

Durante a pandemia, pais e filhos passaram a ficar o tempo todo dentro de casa, e os responsáveis pelas crianças tiveram que cumprir a função de pais, professores e trabalhadores ao mesmo tempo.

O burnout parental pode levar a crises depressivas, transtorno de pânico, estresse generalizado, transtornos de ansiedade generalizada e tendência ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas e autoimunes. Por isso, o autocuidado para mães e pais é tão relevante. O mais importante de tudo, é ser uma mãe que demonstre amor e carinho. E uma mãe que se ame e cuide de si mesma para continuar saudável e aproveitar cada momento da vida dos filhos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu