Blog Bem Panvel

Fitagem: a técnica para ativar e modelar os cachos

Por 
 | 
20/11/2023
4 min. de leitura

Manter os cachos sempre definidos é um dos principais desejos compartilhados por quem tem cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Uma das técnicas de finalização preferidas é a fitagem que atua para texturizar as madeixas e deixá-las hidratadas, livres de frizz, com movimento natural e controle do volume. E, é claro, com cachos bem definidos.

A dermatologista Vivi Zenato explica que a fitagem beneficia todos os tipos de cabelo com curvatura, mesmo aquele cabelo que é mais para o ondulado, que não chega a fazer uma curva de cacho exatamente.

“O nome da fitagem vem da separação dos fios em pequenas fitas, dando o acabamento desejado. Normalmente, quem tem os cabelos ondulados a crespos, vai fazer a fitagem, mas tem que dar aquela amassadinha básica. A fitagem funciona melhor quando tem algum tipo de finalizador, que é indispensável para quem tem cabelos com qualquer tipo de curvatura”, explica a dermatologista Vivi Zenato.
Para isso, é importante que o creme utilizado seja aplicado em todos os tipos de fios, separadamente, em pequenas mechas (ou fitas, por isso o nome da técnica) , preservando a região próxima ao couro cabeludo. Esse ritual é eficaz para ativar e modelar os cachos sem precisar usar produtos químicos ou ferramentas de calor, como o baby liss.

Além do creme finalizador apropriado, você vai precisar de um pouco de paciência para aplicar o método na extensão de todo o cabelo, sobretudo se o comprimento passar da altura dos ombros. Mas o resultado vale a pena, já que você vai conseguir o efeito que pode durar entre dois e cinco dias.

Passo a passo da fitagem tradicional 

  1. Comece lavando bem os cabelos com o shampoo indicado para o seu tipo de fio enxague bem para retirar todo o produto.
  2. É a vez de passar o condicionador ou sua máscara de hidratação preferida, deixar agir o tempo necessário e enxaguar para retirá-lo dos fios.
  3. Agora é o momento de pentear o cabelo e começar a separar pequenas mechas ou fitas, aplicando uma camada de seu produto preferido (conheça as opções abaixo) em toda a extensão dela, com exceção da raiz dos fios. Dica: inicie pela região mais perto da nuca.
  4. Use pente, escova ou os próprios dedos para desembaraçar os fios. Depois, vá passando os dedos entre os fios para que se transformem em pequenas fitas cacheadas.
  5. Agora, amasse os fios com a mão, das pontas em direção à raiz, repetindo o método em todo o cabelo. Se quiser usar um produto de textura, como gel, gelatnva ou mousse, aplique neste momento.
  6. Espere os fios secarem naturalmente e, se desejar, aplique um óleo, amassando os fios com as mãos. O resultado será cabelos ainda mais soltos.

Produtos para fitagem

Pronta para fazer a fitagem nos seus cabelos? Confira a seleção de produtos para modelar cachos, hidratar e diminuir o frizz:

Gel Líquido Day After Skala Mais Cachos

Ajuda a definir e modelar os cabelos cacheados e crespos, deixando os fios extremamente leves e naturais. A sua textura é em gel, mas não deixa o cabelo duro. Tem fórmula livre de silicones, petrolato e óleo Mineral.

Creme De Tratamento Skala Mais Cachos

Creme 2 em 1, pode ser usado tanto como creme de tratamento quanto como creme para pentear, sem pesar os fios. É só aplicar nos fios e deixar o dia todo. A fórmula é vegana sem ingredientes de origem animal e sem sulfatos, parabenos, silicones, petrolato e óleo mineral.

Gelatina Salon Line #Todecacho Super Volume

A gelatina para cabelo ondulado, cacheado e crespo tem óleo de argan e azeite de oliva para garantir hidratação intensa, ação anti frizz e sedosidade. Esses ingredientes, aliados à tecnologia profix, proporcionam definição profunda, volume extra e movimento aos fios.

Ativador De Cachos Sos Cachos + Nutridos Argan Salon Line

Se a ideia é controlar o frizz e proporcionar nutrição e fortalecimento aos fios, este

ativador de cachos pode ser o produtinho que você estava buscando. Os ingredientes ativam e definem os cachos e crespos ao mesmo tempo que reparam os fios e estimulam o brilho e a sedosidade. Use como condicionador sem enxágue.

Memorizador De Cachos Lola Meu Cacho Minha Vida

Multifuncional, funciona como creme de pentear, umidificador, ativador e memorizador de cachos. Além de ter finalização suave e gerenciável, proporciona um super desembaraço dos fios com emoliência e definição dos cachos. Também atua na selagem das cutículas e no estímulo do crescimento saudável dos fios.

Ativador Origem Cachos Intensos

A fórmula enriquecida com Wave Max e Wave Control age cuidadosamente sobre os fios, proporcionando uma definição incrível, com brilho radiante e sem deixar frizz. Ajuda a deixar os cabelos volumosos, leves e com movimento, além de hidratar e nutrir sem deixar o efeito umidificado.

Creme Para Pentear Seda Boom Definição Intensa

Hidrata e reduz o frizz de cabelos com todos os tipos de curvaturas. Um diferencial: mantém os cachos definidos e livres de frizz por até 72h. A fórmula tem babosa e óleo de Abacate, ideal para ser usada também no Day After (nos dias posteriores à lavagem e finalização).

Creme Para Pentear Seda Cachos Definidos

Uma poderosa combinação de vitamina, óleo e proteína formulada para suprir as necessidades dos cabelos cacheados. A fórmula contém pró-vitamina B5 e óleo de coco, ambos conhecidos por suas propriedades nutritivas, além de elastina, proteína com poder hidratante. Garante hidratação e controle do frizz por 24h, deixando-os prontos para uma super definição com o volume que você adora. Pode ser usado diariamente.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu