Blog Bem Panvel

Beleza que vem de dentro: a importância da saúde preventiva no dia a dia

Por 
 | 
02/03/2023
2 min. de leitura

A gente sabe como o skincare deixa a autoestima lá em cima, mas cuidar de si mesma vai muito além de uma rotina de beleza. Da vacinação completa ao agendamento de consultas e exames, a saúde preventiva pede espaço no dia a dia das mulheres.

Entre trabalho, família, amigos e compromissos, consultas e exames médicos acabam ficando para mais tarde na agenda feminina. Mas os cuidados com a saúde preventiva devem ser prioridade e começar ainda na adolescência. Nesta fase, a visita ao médico ginecologista é importante para avaliar formas de contracepção, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a vacinação contra o HPV, que deve ocorrer antes mesmo da primeira relação sexual.

Na fase adulta, um dos principais exames para a saúde da mulher é o de triagem de câncer de colo de útero. Também é importante revisar a necessidade de novas imunizações ou reforços para colocar em dia a carteira de vacinação.

As mulheres que desejam a maternidade devem se informar sobre a gestação e as que optam por não ter filhos, planejar a contracepção. O congelamento de óvulos tem se apresentado como uma alternativa para as que pretendem ser mães, mas desejam adiar a maternidade.

A ginecologista Raphaella Bristot explica que as necessidades preventivas de saúde vão mudando com o passar das décadas. Na velhice, é preciso amenizar os desconfortos do climatério e da menopausa, além de observar e prevenir as doenças mais prevalentes da fase.

“Por isso é tão importante acompanhar com um médico de confiança e ficar atenta às mudanças do seu corpo, como irregularidades menstruais, calores e outros sintomas de climatério”, afirma a médica.

Além da visita regular ao ginecologista e dos exames preventivos, hábitos saudáveis de alimentação e prática de exercício físico também ajudam a evitar doenças prevalentes em mulheres, como câncer de mama, infarto e osteoporose.

Exames em dia

Conheça alguns exames que devem ser realizados com regularidade pelas mulheres:

● Exame físico anual com ginecologista

● Preventivo do câncer de colo do útero (papanicolau) anual

● Mamografia anual depois dos 40 anos (ou antes em caso de histórico familiar)

● Exames de laboratório (sangue e urina) a cada um ou dois anos Check up da mulher No Panvel Clinic, é possível fazer o Check up da Mulher, uma série de análises para avaliar a saúde da paciente para prevenir e ajudar no tratamento de doenças ligadas à saúde do sexo feminino como:

● Anemia

● Diabetes

● Hipertireoidismo

● Hipotireoidismo

● Problemas de coagulação sanguínea

● Presença de infecções

● Mau funcionamento de órgãos como rins e fígado

Agende seu horário no Clinic

É possível agendar os serviços diretamente na loja ou pelo App Panvel, pelo site ou Televendas Alô Panvel. Para tirar dúvidas e agendar o serviço, ligue ou adicione o WhatsApp do Panvel Clinic: (51) 3218-9000.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu