Blog Bem Panvel

Beleza e autocuidado todos os dias: a importância do cuidado com a pele

Por 
 | 
27/03/2023
3 min. de leitura

É autoestima e é você bem. Uma rotina diária de limpeza, hidratação e proteção da pele melhora a relação da mulher com a própria autoimagem. A pele viçosa é o primeiro sinal de saúde e bem-estar em todas as idades. A rotina de atenção com a pele serve para eliminar restos de células mortas e poluição, oxigenar, hidratar e retardar os sinais de envelhecimento.

Após a exposição intensa ao sol, típica do verão, o início do outono convida a adotar todos os passos do skincare e deixar o rosto mais bonito e protegido. A radiação solar diminui, mas não dá trégua no inverno, que ainda reserva agressões à pele sensível da face como o frio e o vento.

Além da limpeza e da proteção solar, indicados desde a infância, o início da fase adulta demanda cuidados completos. São 15 minutos diários que impactam na confiança e percepção positiva de si mesmo. Antes de definir os passos desta rotina, é recomendado buscar uma ajuda profissional para potencializar os resultados.

“Na consulta é possível avaliar a especificidade de cada pele, se é oleosa, seca, sensível ou mista, se tem manchas ou não, e indicar produtos a partir destas especifidades”, explica a dermatologista Priscila Silvestre.

Muitas pessoas tendem a adiar a rotina de beleza pelo menos até os 30 anos de idade, quando a produção de colágeno começa a diminuir e impactar o aspecto da pele. Nesses casos, produtos de tratamento com efeito antienvelhecimento, como o retinol, ácido hialurônico e ácido glicólico passam a ser aliados.

Conforme a pele vai amadurecendo, tende a se tornar mais fina, frágil e suscetível ao aparecimento de rugas, manchas e sinais. Mesmo quem já consolidou uma rotina de beleza não deve esperar apenas dos produtos a responsabilidade sobre a saúde da pele. Beber água suficiente todos os dias, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem a cada noite e ficar longe do cigarro e do álcool são hábitos saudáveis que

transparecem no rosto.

Uma rotina de beleza consistente traz resultados em todas as faixas etárias, mas quanto antes você incorporá-la ao dia a dia, melhor serão os resultados.

Confira os três passos para sua skincare:

Limpeza

Lavar o rosto é essencial para remover sujeiras, impurezas e resíduos de maquiagem. Prefira a água em temperatura fria, para não ressecar a pele. Repita pela manhã e à noite.

Produtos

Sabonetes faciais: há opções líquidas ou em barra para todos os tipos de pele.

Tônicos: limpam profundamente, controlam a oleosidade de peles com tendência a essa característica e melhoram a absorção dos demais produtos.

Água micelar: solução multifuncional facilmente absorvida, limpa e tonifica de uma só vez. Para todos os tipos de pele.

Hidratação

A pele limpa está pronta para absorver os nutrientes dos hidratantes, que irão deixá-la ainda mais viçosa. Essa etapa mantém a integridade da barreira cutânea em

todos os tipos de pele.

Produtos

Cremes: há opções para diferentes tipos de pele e idades e também com ativos para potencializar a renovação celular, como ácido hialurônico, vitamina E e dexpantenol.
Séruns: com textura mais leve, são indicados para a pele com tendência a oleosidade.
Cremes de tratamento: Produtos específicos para ação antienvelhecimento, melhora da acne ou tratamento de pele sensibilizada devem ser usados após a aplicação noturna do hidrante.

Proteção solar

O filtro solar é obrigatório em todas as estações para proteger a pele dos raios UVB e UVA. Use uma camada generosa e reaplique conforme indicação do produto, mesmo em dias nublados e chuvosos ou quando não for sair de casa.

Produtos:

FPS 30: é a proteção mínima na cidade e em ambientes fechados.
FPS 50
: indicado para a praia, piscina, esportes ao ar livre e pessoas com tendência a manchas na pele.
Filtros solares com cor: oferecem maior barreira física contra a radiação visível, emitida por aparelhos eletrônicos, e uniformizam o tom da pele. Podem substituir a base para quem usa maquiagem.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu