Blog Bem Panvel

Como cuidar da pele e evitar espinhas no verão?

Por 
 | 
15/01/2024
3 min. de leitura

Só quem tem ou já teve espinhas com frequência sabe o desconforto que essas pequenas lesões podem causar na pele e também na autoestima. Se é o seu caso, saiba que você não está só. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), em 2015, 80% dos brasileiros entre 11 e 30 anos, irão apresentar acne. 

As espinhas podem ser mais recorrentes na fase da adolescência, mas outras questões também podem influenciar, como fatores hormonais, genéticos e até mesmo a alimentação e os cuidados com a pele. Então, se por um lado não tem idade para o surgimento de espinhas, por outro, os cuidados com a pele precisam estar em dia. 

Com a ajuda da médica dermatologista, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Mariele Bevilaqua, trouxemos um guia básico de cuidados com a pele no verão para evitar espinhas. 

Cuide da higiene da pele diariamente

A dermatologista Mariele Bevilaqua destaca que para quem já tem a pele oleosa e tendência a acne, é bom evitar produtos muito adstringentes “porque tiram a proteção natural da pele e, com isso, faz com que a pele responda com mais atividade inflamatória”, explica.

A dica é higienizar o rosto 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite, com sabonete específico, que respeite o tipo de pele. Depois utilizar um hidratante leve, de 1 a 2 vezes ao dia. E passar protetor solar, livre de óleo, pela manhã e ao meio- dia.

Outra sugestão da dermatologista é sempre optar por produtos para pele sensível.

(Re)passe o filtro solar

Além dos cuidados com a pele logo pelas primeiras horas da manhã, independente da intensidade de sol ou luz que irá encarar durante o dia, o filtro solar deve ser usado sempre. 

A médicaMariele sugere que o protetor solar deve ser reaplicado ao longo do dia, a cada 2 ou 3 horas, se houver uma exposição maior. 

“Em pacientes com acne, sempre optar por filtros para pele mais sensível e livres de óleo”, destaca.

Hidrate-se

É importante ingerir pelo menos 2 litros de água por dia ou 35ml multiplicado pelo seu peso corporal para se manter hidratada(o), mas para além da hidratação líquida, com água, chás ou sucos, depois da exposição ao sol, é fundamental hidratar a pele. “Pode colocar compressas frias, soro fisiológico gelado, água termal, usar um hidratante calmante suave, principalmente se tiver uma exposição acentuada”, explica. 

Escolha maquiagens menos alergênicas  

Se você gosta de se maquiar, não precisa evitar só porque está calor! A dica da dermatologista é usar um primer, que é hidratante, porque ele faz “uma barreira” entre a pele e a maquiagem, o que ajuda a prevenir irritações.

“Prefira maquiagem menos alergênica possível. Existem algumas marcas, algumas linhas mais naturais também. E não faça muita obstrução dos poros, com base, corretivo, pó diariamente” , destaca.

E para quem prefere uma make mais levinha, Mariele sugere o filtro solar com cor, que é, praticamente, dois produtos em um só. “Fica uma película mais fina sobre a pele e não faz tanta reação e tanto fechamento dos poros com maquiagem com base e pó, então a pele fica mais leve, fica maquiada e corrige imperfeições”.

Adote cuidados contínuos  

Se sua pele é seca, mista ou oleosa, ela precisa de cuidados e de hidratação sempre. Por isso, mesmo se você estiver com algumas espinhas ou estiver fazendo tratamento contra a acne com um(a) especialista, não interrompa. Evite espremê-las, utilize sempre o protetor solar e hidrate-se. 

Dica final e não menos importante: 

Sempre remova a maquiagem e o filtro solar à noite, antes de dormir e use um hidratante calmante para o rosto.

E você, como faz para evitar espinhas e tratá-las? Tem rituais diários de skincare?

Conta pra gente aqui nos comentários.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu